sábado, 1 de outubro de 2011

Os 10 mandamentos para conquistar o Brasileirão

Não sou o dono da verdade. Tampouco sou Deus. Mas como amante do futebol, listo aqui os 10 mandamentos que um clube precisa seguir para ser campeão do Campeonato Brasileiro. É claro que cumprir as dez regras e atingir a perfeição é praticamente impossível. Porém, um time que deseja estar no topo do Brasil precisa respeitar os seguintes passos:


1- Buscarás sempre a vitória
Parece óbvio, mas time que não vence não é campeão. Em todas as últimas edições do Brasileirão, quem levou a taça para a casa foi justamente a equipe com mais vitórias.  Em média, um time precisa de 20 vitórias para poder sagrar-se campeão. Isso corresponde a pouco mais da metade dos jogos disputados. Não é fácil.
2- Não perderás pontos em vão
Por incrível que pareça, não se ganha um Campeonato Brasileiro vencendo os concorrentes ao título, mas sim os times que estão na outra ponta da tabela. É claro que no fim do campeonato, a maré vai subindo e os candidatos ao rebaixamento jogam pela sobrevivência. Mas se eles estão onde estão, é preciso vencer os duelos contra eles. Em 2009, o Palmeiras foi líder isolado por várias rodadas. Porém, no segundo turno, perdeu para Coritiba, Náutico, Santo André e empatou em casa contra o Sport. Esses 4 times foram os rebaixados daquele ano. E o Verdão perdeu o título e até a vaga na Libertadores por causa desses pontos perdidos.
3- Guardarás a festa para o final
É claro que nenhum jogador comemora antes da hora ou declara abertamente que já é campeão. Pelo contrário, sempre existe aquele discurso de “humildade”, “pé no chão”, “matematicamente tudo pode acontecer”, etc. Porém, isso não se reflete na prática. Nas últimas edições sempre teve um time que liderava tranquilamente, era praticamente campeão e, ao chegar perto do fim, relaxou, começou a perder todos os jogos e perdeu várias posições, resultando no chamado “cavalo paraguaio”.  É preciso ter atenção até a última rodada.
4- Honrarás sua casa
Seguindo a lógica do primeiro mandamento, é necessário vencer pouco mais da metade das partidas do torneio. E metade delas são disputadas dentro de casa. Assim, quanto mais jogos um clube ganhar em seu mando, menos ele precisará vencer fora de casa. Além disso, um time que tem bom aproveitamento como mandante terá sempre a torcida apoiando e lotando o estádio, tornando a tarefa de vencer um pouco menos complicada.
5- Mas também se lembrarás de honrar fora de casa
De nada adianta fazer uma campanha primorosa como mandante e ser um fiasco como visitante. Apenas um ou dois clubes por rodada conseguem uma vitória fora de casa. Ou seja, ser um bom visitante é ter um “algo a mais”; é se destacar sobre os outros times.
6- Não empatarás demasiadamente
É claro que em muitas situações o empate significa um ótimo resultado. Também é óbvio que nenhum time irá ganhar todas as partidas e que é melhor empatar do que perder. Mas em um campeonato de pontos corridos, ganhar um ponto é muito pouco se você tem a chance de conquistar três. Não vale a pena jogar pelo empate.
7- Farás um bom planejamento
O trabalho para conquistar um título brasileiro começa muito antes do inicio do campeonato. No final do ano, todos os clubes devem fazer um planejamento para o ano seguinte. Isso consiste em criar metas e proporcionar meios para que elas sejam cumpridas, o que envolve raciocínio, investimento, marketing, patrocínio e várias outras coisas.   
8- Terás um elenco competitivo
Desde o goleiro até o centroavante é preciso ter peças que passem confiança ao time. Ter aquele jogador-diferenciado-que-resolve-nos-momentos-complicados é sempre bom também. Mas o essencial é ter um banco de reservas que mantenha a qualidade da equipe titular. O Brasileirão é muito longo, muitos jogadores se machucam, precisam ser poupados ou ficam suspensos. Se não houver reservas que estejam no nível dos titulares, o time tem muito a perder.
9- Não demitirás seu técnico
O treinador faz parte do elenco. Ele sabe os jogadores que tem em sua mão e sabe o que pode fazer com cada um deles. Entra também na questão do planejamento: o técnico monta a equipe para obter resultados a longo prazo e ele precisa de um longo prazo. A prova disso é que a grande maioria dos times que venceram os últimos torneios começa e termina com o mesmo treinador.
10- Precisarás de sorte
“O futebol é uma caixinha de surpresas”. O bordão é clichê, mas é a pura realidade. De nada adianta seguir os outros nove mandamentos se a sorte não estiver presente. Um clube precisa que o árbitro não cometa tantos erros contra ele, que suas bolas entrem e que as do adversário batam na trave, que seus jogadores não se machuquem, que o montinho artilheiro não resolva aprontar e dezenas de outros fatores que dão um pouco mais de graça ao futebol.

             E aí, será que seu time segue esses mandamentos?

3 comentários: