quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sobre

Ao apito final, as pontas das canetas deslizam pelo papel do bloco. Os dedos, em ritmo acelerado, batem nas teclas do computador repetidamente, exaustivamente. Nos jornais, mais do mesmo. Nas televisões, luzes, câmeras e sempre as mesmas ações. Nas rádios, a voz rouca que não se cansa de gritar os mesmos gols. O futebol muda, evolui, mas o jornalismo esportivo continua “quadrado” e sem inovações. No grande jogo da imprensa, os profissionais seguem rifando a bola, fazendo um joguinho feio e pragmático, sem criatividade. Falta a eles entender as dimensões do campo em que atuam.

Subindo o túnel do vestiário, os onze jogadores do Gol de Letra Esporte Clube vislumbraram uma oportunidade de fugir do que está se tornando a crônica esportiva. Idealizaram um gramado mais verde e vivo para criar belas jogadas e explorar cada possibilidade que as palavras oferecem. Nossa chuteira é a caneta. Nossos dribles, as palavras. Nossos gols, de letra. Um time que quer ser campeão tem que ter o seu diferencial, o seu talento.

A proposta do blog Gol de Letra E.C. é justamente trazer a inovação que falta na mídia esportiva, desatrelar-se do marasmo de informações repetidas e disformes que dominam os principais veículos de comunicação. Observar o futebol de maneira mais lúdica, literária, crítica e analítica. Oferecer algo além do senso comum, fugindo da discussão vazia sobre pênaltis não marcados, gols mal anulados e cartões não aplicados.

Se futebol é paixão, não cabe um olhar tão cético. Tampouco cabe a reprodução exaustiva de informações repetidas em todos os grandes portais. Cada coluna do Gol de Letra E.C. vai propor algo novo. Fazer rir, fazer chorar, provocar, instigar, trazer à tona todo o arrepio de um gol.


 Amanda Melo                   Felipe Altarugio
Felipe Vaitsman          Gabriel Hirabahasi
Gabriel Oliveira                         João Jacetti
Léo Zacarin                                    Lucas Leite
Maria Tebet                       Renan Fantinato