quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fim do primeiro turno. E aí?


Por Maria Tebet

Campeonato Brasileiro, maior competição do país, estruturada no sistema de pontos corridos desde 2003. Controvérsias à parte, somar o maior número de pontos e levar o caneco não é tarefa fácil, não ao longo de 38 rodadas. Ainda mais num campeonato tão disputado como o deste ano. Grandes expectativas. Não era pra menos. Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Luís Fabiano, Fred. Nomes que balançam redes e lotam estádios.

No próximo domingo, a tal fase de "estruturação" e "entrosamento" dos times chega ao fim. Até aqui, Corinthians lidera com 37 pontos, Flamengo na sola com 35, São Paulo e Vasco com 34, Botafogo 31 e Palmeiras 29. Estão aí os principais candidatos ao título.


Corinthians
Fim do Paulista, derrota amarga para o futebol dos Meninos da Vila. Dentinho mais Bruno César dão adeus. O protagonismo agora incidia sobre Liedson artilheiro e Willian. Adriano, lesionado em abril, não tem data oficial para retornar aos gramados. Há mais de um ano sem gols e com o esperado baixo condicionamento físico, o Imperador é uma verdadeira incógnita. Pelo menos ainda é.
O confronto entre os atuais líderes neste primeiro turno deu empate, 1 a 1. Cedo, terceira rodada. Goleada sobre o São Paulo na sexta rodada, derrubando os 100% de aproveitamento tricolor, com direito a 5 gols, o último um frangaço de Ceni. A vitória em cima do Botafogo por 2 a 0 no Rio concedeu 19 jogos de invencibilidade, soma feita do final do Brasileiro de 2010 e início do deste ano, recorde em campeonato de pontos corridos. A sequência de bons resultados veio abaixo com a derrota para o Cruzeiro na 11º rodada. A ótima fase encontrava seus primeiros sinais de desabamento, o que é totalmente compreensível, principalmente se for o Corinthians. Corinthiano acostumado a sofrer, quando vê o time em boa fase, com imprensa em cima, sabe, bem no fundo, que os bons tempos não são eternos. Derrota para o Avaí duas rodadas mais tarde por 3 a 2. Depois disso, o Timão segue sem maus resultados, ou melhor, sem mais derrotas


Flamengo
O Flamengo de Luxemburgo e atual convocado Ronaldinho Gaúcho consegue os 3 pontos na estreia e de cara 4 gols de saldo. Sexta rodada, mais 4 em cima do indefinido Atlético Mineiro, na época comandado por Dorival Júnior. Indefinido. Pareceu ter esquecido da perda do título mineiro nas duas primeiras rodadas do Brasileiro. Pareceu só. É hoje a equipe que mais perdeu, e nem a entrada de Cuca parece estar dando bons frutos, ou pelo menos um pouco melhores do que os colhidos até agora.
Já o Mengão invencível ficou até 16 jogos, não conseguindo passar a marca do São Paulo com 18 jogos sem perder em 2005.


São Paulo
Carpegiani comandando o time paulista venceu cinco vezes em cinco jogos, início de temporada inédito desde 2003, o ano marco da era dos pontos corridos. O clássico contra o Corinthians mais as duas derrotas seguintes bastaram para o técnico cair. Nove dias depois, Adílson Batista é anunciado. Diferente da regularidade do tricampeonato em 2006, 2007 e 2008, o time são-paulino parece estar vivendo uma fase um tanto normal, sem favoritismo e com um elenco modesto. Casemiro, Carlinhos Paraíba, Dagoberto e Lucas são os nomes para o restante do campeonato.


Vasco e Botafogo
Campeão da Copa do Brasil, o Vasco começou embalado com duas firmes vitórias e acabou sendo embalado pela goleada de 5 a 1 na terceira rodada, aplicada pelo vice-campeão Coritiba. Ricardo Gomes comanda o time de Juninho Pernambucano e Diego Souza.
O Botafogo de Caio Júnior está classificado para a segunda fase da Copa Sul-Americana com duas vitórias sobre o Atlético-MG. Recuperando-se de uma torção no joelho direito, o atacante Loco Abreu desfalcou o time nos últimos três jogos (dois na Sul-Americana e um no Brasileiro). Ao final do primeiro turno, o time carioca confirma boa fase e é o melhor mandante.


Palmeiras
Depois do histórico 6 a 0 levado na eliminação da Copa do Brasil contra o Coritiba, a situação palmeirense no Brasileiro não é a das mais confortáveis. Valdívia, Kléber e Marcos Assunção. Não é sempre que resolvem jogar. Wellington paulista mal chegou, e se foi, de volta para o Cruzeiro. Sem maiores contratações, Felipão vem tendo trabalho para ajeitar o time e recuperar o bom início de ano.



Santos
O time paulista entrou como favorito. Atual campeão da Libertadores. Na área técnica, Muricy Ramalho, atual campeão brasileiro pelo Fluminense.
De um elenco com Neymar, Ganso e Elano não se pode esperar pouca coisa. Acontece que quando a fase não é boa, nem na Seleção futebol de craque acontece.
Estacionado na parte de baixo da tabela, na décima quarta posição, o Santos começou o Campeonato pensando em Libertadores. E para definitivamente sair de perto das quatro últimas posições, os caras vão precisar achar de novo o bom e eficiente futebol de Muricy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário