segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fortaleza se garante na Terceirona



Sábado polêmico na Série C. Dois jogos, Fortaleza 4 x 0 CRB e Campinense 1 x 0 Guarany-CE marcaram a reta final da primeira fase. Fortaleza e Campinense encontravam-se como adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Com os quatro gols marcados na vitória diante ao CRB, o Fortaleza se livrou da degola. Já o Campinense com o resultado, mesmo vencendo o Guarany, acabou dando adeus à Terceirona. 

Tabela Série C ao final da 1ª fase (fonte: portal terra)
Quem assistiu ao jogo do Fortaleza entende a polêmica. Quem não assistiu, é só ver a filmagem dos lances do jogo (vídeo) - imagens da TV Pajuçara de Alagoas - e tirar suas próprias conclusões.

No Twitter oficial do Campinense  (@CampinensePB) mensagens de total indignação. O time paraibano prometeu ir ao STJD contra o Fortaleza. O advogado do clube pretende entrar com a representação judicial e solicitar a perda dos pontos do time cearense na justiça. 

O cenário do jogo pode muito bem contribuir com a hipótese de manipulação de resultado. O time do Fortaleza voltou para o segundo tempo com o uniforme reserva - o tempo para a troca de camisa durou  quase 30 minutos. Aos 7 minutos da segunda etapa, o CRB já faz duas substituições. Pênalti para o Fortaleza - cobrança de Carlinhos Bala que perde o gol - e um jogador do CRB é expulso. Aos 14 minutos, última troca do CRB. Seu goleiro é expulso por chutar a bola para longe (na súmula, registrou-se que o goleiro tentou acertar o gandula), e sem poder utilizar mais alterações, o meia Roberto Lopes vai para as redes. O único gol do Campinense na partida contra o Guarany, aos 38, fazia o Fortaleza precisar de mais dois gols para não cair. Um veio, aos 39. Acabava o jogo do Campinense. Com a derrota do Guarany, o CRB garantia sua classificação, mesmo sendo goleado. Três minutos depois vinha o gol da salvação para o Fortaleza.

O vídeo repercutiu e muito. Mais um escândalo envolvendo manipulação de resultados em plena fase preparatória para a Copa do Mundo. Já basta a Máfia do Apito em 2005, quando 11 jogos apitados pelo árbitro envolvido no esquema de manipulação - um tal de Edílson Pereira de Carvalho, integrante do quadro da FIFA - foram anulados pelo STJD. Tudo bem, é Série C, nenhum esquema de resultado extra-campo confirmado, é só um vídeo. 

Pode até ser só um vídeo. No final das contas isso não me interessa mais. O verdadeiro Futebol é para quem joga bola com raça, com talento. Brasileiro cinco vezes campeão do mundo tem o dever de jogar Futebol de verdade. A cada polêmica futebolística, uma desonra. Está na hora de alguém por fim a tanta pouca vergonha. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário