quarta-feira, 6 de junho de 2012

A casa caiu



(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Penso que uma má administração sempre culmina em desgraça. Não só no futebol, mas sim em toda a sociedade. Uma empresa cujo principal administrador é corrupto corre sérios riscos de vir à falência. No esporte mais praticado do mundo, essa sentença também pode ser aplicada. Exemplos nos últimos anos é que não faltam.

Quem não se lembra do Corinthians, que viveu o inferno em 2007 por conta de uma péssima administração de Alberto Dualib. Foi durante o mandato de Dualib que o Timão venceu seu título de maior expressão, o Mundial de Clubes de 2000, é bem verdade. Mas foi também por conta de Dualib que o alvinegro da capital viveu sua maior vergonha ao ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Outro belo exemplo é o Vasco, que também caiu para a Segundona depois do mandato de Eurico Miranda, outro pilantra no mundo do futebol. 

Um fato curioso é que os dois times conseguiram se reerguer de forma exemplar, voltando a figurar entre os principais clubes do país. Não à toa, foram Corinthians e Vasco o campeão e o vice do último Brasileirão.

Seguindo essa linha de pensamento, não é difícil de ver que o próximo a encontrar o Diabo deve ser o Flamengo. O rubro negro vive de uma má administração atrás da outra. O clube é hoje claramente um exemplo de o que não se fazer.

Segundo Ronaldinho, o atraso de salários foi apenas a gota
d'água. "A partir do  momento em que o Flamengo passou a 
não conquistar  títulos  e  vitórias,  todo  mundo  começou a 
inventar muita coisa" (Foto: Marcelo Theobald / Globo)
A última prova foi a saída de Ronaldinho Gaúcho. Aliás, a saída do camisa 10 deixou muito claro o quanto os dirigentes do Fla são incompetentes. Não só pelo atraso de pagamento (que chega aos 40 milhões de reais), mas por tudo que envolve o caso de dois lados sujos.

De um lado, um jogador que pensa estar acima das leis do clube; do outro, dirigentes sem pulso firme e que tratam o atleta como uma criança mimada. Foram vários os casos de indisciplina de R10 durante sua passagem no Rio de Janeiro. Chegar ao treino ainda bêbado e ignorar as ordens do técnico na concentração são apenas algumas das façanhas do Gaúcho. Enfim, em nenhum dos casos a diretoria flamenguista teve a coragem de peitar o jogador.

Não pagar os salários é apenas mais um dos argumentos que permite perceber o quanto a atual diretoria flamenguista é incompetente. Além do atraso de pagamentos, a falta de estrutura de marketing, que era o que manteria o jogador no Fla, também foi essencial para a perda do atleta. Nos 16 meses em que o atleta esteve no clube, não foi feita nenhuma ação que a diretoria tanto prometia. No entanto, em 2010 o clube ganhou o Brasileirão e parece ter esquecido que vivia um péssimo momento administrativo. A realidade, contudo, bate agora à porta. A equipe perdeu seu principal jogador e tem um time que não agrada. Além disso, foi eliminada na fase de grupos da Libertadores e só disputa o Brasileiro, sendo que o time também não está bem na classificação e sequer venceu algum jogo. Até agora, o Rubro-negro empatou com Sport, Internacional e Ponte Preta.

Se continuar com sua administração pífia e vergonhosa, infelizmente o clube de maior torcida do Brasil está fadado ao fracasso. O preço a ser pago pode ser bem salgado: cabe ao Flamengo decidir se quer se reerguer agora ou quando estiver no fundo do poço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário