quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Análise da 17º rodada

por Renan Fantinato
Essa quarta-feira da 17ª rodada do Brasileirão trouxe mudanças no G-4 e no Z-4, bons jogos, muitos gols e nenhum empate!
Encostou! (Vasco 2x0 Avaí)
Mesmo sem fazer uma partida brilhante, o Vasco conseguiu passar pelo Avaí em Santa Catarina, chegou aos 33 pontos e está mostrando que pode brigar pelo título. Quando uma equipe conquista a Copa do Brasil, ela tende a cair um pouco de rendimento no Brasileirão, a vaga para a Libertadores já está garantida e muitas vezes falta forças para brigar pelo caneco. O Vasco está mudando essa história, parece não estar satisfeito apenas com a Copa do Brasil e já está de olho na liderança. Inclusive o time teve melhores resultados depois do título conquistado. Resta saber se o desempenho será o mesmo no segundo turno.
<>

Rafael Moura foi o destaque da partida.


Alívio! (Fluminense 3x0 Figueirense)
O Fluminense entrou pressionado no Engenhão para o duelo contra o Figueirense. A equipe vem de duas derrotas e enfrentou protestos contra Abel Braga durante a semana. Mesmo assim, comandado por Rafael Moura – que teve a difícil missão de substituir Fred e assumir a faixa de capitão – o Flu conseguiu a vitória com 2 gols e uma assistência de He-man. Agora o tricolor tem um clássico contra o Vasco no domingo. Olho nesse jogo!


Respirou! (Atlético-PR 2x1 Cruzeiro)
Pela primeira vez em todas as rodadas do campeonato, o Atlético Paranaense conseguiu sair da zona de rebaixamento. A equipe parece ter acordado e vem numa crescente recuperação: não perde há 5 partidas. E o que acontece com o Cruzeiro? O time tem um bom elenco, começou o ano arrebentando, conquistou o Campeonato Mineiro e depois caiu de produção. A 12ª colocação é muito aquém do esperado pela torcida, pela crítica, pela mídia, por mim, por todos!


Chocolate! (Ceará 3x0 Grêmio)
Ceará e Grêmio jogaram em Fortaleza olhando para baixo: A zona de rebaixamento ficaria mais perto para o time que fosse derrotado. E o Vôzão mostrou que é quase imbatível dentro de casa. A equipe não deu chances para o tricolor gaúcho e chegou a 11ª posição. No lado do grêmio, o “destaque negativo” foi o goleiro Victor: falhou nos dois gols marcados no segundo tempo, justamente no momento em que o Grêmio esboçava uma reação. E não é a primeira vez que o goleiro compromete o time. Falta regularidade!

Queda! (Santos 2x3 Coritiba) 
Jeci marcou um dos gols da vitória do coxa.

Santos e Coritiba eram as sensações do início do ano. Ambos ganharam os títulos estaduais, faziam partidas que encantavam os torcedores e prometiam um bom desempenho no Brasileirão. Mas ambos também caíram de produção. O Peixe tinha a desculpa de que estava disputando a Libertadores e por isso tropeçava no Brasileiro. Mas a Libertadores acabou e o “Campeão da América” continua com maus resultados. Assim, em um jogo sem muito brilho, o Coxa conseguiu ser mais eficiente, conquistou virada e está em 9º. Já o Santos segue em queda e voltou a zona de rebaixamento. Ainda que tenha dois jogos a menos que seus concorrentes, a situação preocupa.

Goleador! (Internacional 1x0 Botafogo)
Lutando por uma vaga na Libertadores, Inter e Botafogo duelaram em Porto Alegre na estreia de Dorival Júnior no time gaúcho. As duas equipes fizeram um jogo disputado, mas com poucas chances de gols. Jogos assim geralmente são decididos por um lance individual, uma jogada oportunista, um detalhe. E o responsável por isso foi Leandro Damião, que fez seu 31º gol no ano e é o maior goleador do país na temporada.

             Virada! (Atlético-MG 2x3 Corinthians)


<>
Titular novamente, Liédson voltou a marcar.


Treze minutos. Foi o que o Galo precisou para já estar ganhando do Timão por 2x0. O Primeiro gol veio com Dudu Cearense na falha da zaga corintiana em jogada aérea. O segundo veio em pênalti sofrido por Réver também numa bola pelo alto. O lance foi muito contestado pela torcida e pelos jogadores. Pênalti foi, não há dúvidas, Jorge Henrique puxou o zagueiro atleticano descaradamente. Porém, esse tipo de lance acontece em toda bola alçada na área e o árbitro deveria distribuir vários pênaltis no jogo se esse fosse o critério dele. O Timão terminou o primeiro tempo ainda jogando mal. Teria que haver uma grande mudança de postura (e de jogadores) para a situação ser revertida. E foi o que aconteceu. Tite sacou Alessandro e colocou Emerson. E ele demorou quatro minutos para mostrar que a equipe tinha voltado diferente do vestiário: depois de cruzamento de Alex, a bola sobrou para o Sheik mandar para o fundo das redes.


Cinco minutos depois do primeiro gol, Emerson recebeu belo passe e quando estava cara a cara com o goleiro, Réver fez a única coisa que não devia fazer: chegou por trás, cometeu o pênalti e foi expulso. Alex converteu e empatou o jogo. Em pouco tempo, o Galo colocou tudo a perder, sofreu o empate e estava com um a menos. O Corinthians melhorou muito, Alex fazia uma partida excelente (fazia, foi perder um pênalti nos últimos minutos que comprometeu um pouco sua atuação) e a virada parecia certa. Ela veio aos 29, com Liedson em um lance típico: uma bola sobrada. Liedson não costuma fazer partidas brilhantes, mas é oportunista. Sempre está no lugar certo na hora certa para marcar. E o Corinthians voltou a vencer fora de casa e mantém a liderança!
Nesta quinta-feira a rodada será completa por três partidas: América-MG x São paulo, Palmeiras x Bahia e Flamengo x Atlético-GO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário