quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Premier League - O campeonato inglês

 Por João Victor Jacetti de Oliveira
O campeonato deste ano promete ser um dos melhores dos últimos tempos.
(Foto: Unquimera.blogspot.com)
Com a chegada do mês de agosto chegam também os campeonatos nacionais da Europa, e o GdL E.C. traz para você uma série de especiais sobre os cinco mais fortes dentre eles. Para começar, vamos falar sobre a Premier League, o campeonato inglês.

Considerado por muitos o campeonato nacional mais forte do mundo, a Premier League conta neste ano com ao menos seis equipes que devem brigar pelo título, número alcançado devido à grande ascensão de Tottenham e Manchester City nos últimos tempos. O clube de Londres vem para a disputa credenciado por duas excelentes campanhas nas últimas temporadas, e, apesar de ainda correr o risco de perder seu meia armador Modric para o Chelsea, os Spurs veem com um belo elenco, e a possível chegada de Adebayor agregaria ainda mais à equipe.

A chegada de Adebayor a Londres é muito provável devido ao grande número de atacantes do Manchester City, atual clube do centro avante. Tevez, Aguero, Balotelli, Dzeko e Adam Johnson são todos jogadores excelentes, e compõem o ataque daquele que foi o time que mais se reforçou para a competição. O City conta ainda com a entrada do lateral esquerdo Clichy, ex- Arsenal, e provavelmente do meia Samir Nasri, também vindo dos Gunners, que ainda acerta detalhes finais. O elenco do time, que já era poderoso, é agora o melhor da Inglaterra, pelo menos no papel. A vitória por 4 a 0 na estréia contra o Swansae City já vale como demonstrativo do poder de fogo da equipe, no entanto o adversário era muito fraco, logo, ainda é cedo para tirar conclusões.

O outro time da cidade de Manchester também estreou com vitória. O placar foi 2 a 1, e o adversário foi o também fraco West Bromwich. Os Red Devils também se reforçaram nesta janela de transferências, a contratação do goleiro Degea foi precisa, já que Van der Saar precisa ser substituído, mas a grande contratação com certeza foi o atacante Ashley Young. Os reds contam também com o craque Wayne Rooney e com o português Nani, que está mais maduro nos últimos tempos e parece estar pronto para a titularidade, no entanto, o maior trunfo do time de Ferguson continua sendo o jogo coletivo.
Os últimos 7 títulos ingleses ficaram com Chelsea (3) e United (4).
(Fonte: sofatreinador.blogspot.com)

Completando o trio de maior força ao lado dos dois times de Manchester está o Chelsea. Os blues não sofreram muitas alterações no elenco, a melhor contratação feita foi a do treinador André Villas-Boas, e Drogba continua sendo o craque do time. O técnico vindo do Porto disse confiar muito no elenco que tem, mas é sabido que o time precisa ao menos de um meia de criação, para que o ídolo Frank Lampard não fique sobrecarregado, por isso Modrich está sendo sondado. Na estreia, o Chelsea não saiu do 0 a 0 contra o Stoke City, mas o ponto positivo foi que o atacante espanhol Fernando Torres, que decepcionou na última temporada, fez boa partida e deu esperanças novas ao torcedor londrino. O maior problema do time é a lesão de Michael Essien, um dos grandes volantes da Europa, mas o sistema defensivo continua muito forte, principalmente com a zaga formada por Terry e David Luiz.

Correndo por fora vêm, além do Tottenham, os outros dois grandes clubes da terra da rainha. O Liverpool vem de uma campanha muito turbulenta na temporada 2010 - 2011, e o elenco não parece tão forte quanto o de outras épocas. O clube, sentindo o mau momento, gastou bastante neste período de férias, mas não trouxe nenhum jogador consagrado, daqueles que chegam para resolver. A responsabilidade do time deve recair nas costas de Luís Suarez, atacante uruguaio que vive excelente momento e do eterno ídolo, Steven Gerrard. O reforço mais positivo do time, que contratou o goleiro brasileiro Doni, foi o meia Downing, ex- Aston Villa. O empate por 1 a 1 na estreia contra o Sunderland não diz muito sobre a equipe ainda.

O time que mais perdeu na janela de transferências com certeza foi o Arsenal. A única contratação dos Gunners até aqui foi o meia-atacante Gervinho, que não parece ser um nome de peso, enquanto isso as baixas foram muitas. O craque do time, Francesc Fábregas foi vendido para o Barcelona e deixou um buraco gigantesco na equipe. Além do espanhol, Clichy e Denílson também deixaram o time, e o francês Nasri deve ser o próximo. Sentindo a dificuldade da situação, Arsène Wenger já garantiu que, caso encontre os jogadores certos para o Arsenal, não terá medo de gastar. Os melhores jogadores da equipe atual são o atacante holandês Van Persie e o meia-atacante russo Arshavin, no entanto, as lesões de Van Persie e a irregularidade do russo preocupam a torcida. O clube estreou empatando com o tradicional Newcastle.

Lá embaixo a briga deve ser forte, ainda é cedo para apontar os candidatos a rebaixamento, mas fato é que as equipes que acabam de conseguir o acesso provavelmente terão muitas dificuldades na liga, a exceção da última temporada foi o Newcastle, que espera voltar a viver uma boa época já neste ano. Com todos estes ingredientes e clubes fortes e tradicionais, a Premier League desta temporada tem tudo para ser uma das melhores dos últimos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário