sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bundesliga - Campeonato Alemão

Por Gabriel Hirabahasi
Depois de um ano eletrizante, a temporada 2011/12 da Bundesliga promete muito

Continuando a série de especiais sobre os Campeonatos Europeus, o Gol de Letra E.C. preparou uma matéria sobre a Bundesliga, 1ª divisão do Campeonato Alemão. Com 48 anos de história, a Bundesliga promete trazer muitas emoções para os amantes do futebol. Apesar de ser deixado de lado por alguns, nesse a disputa promete ser acirrada, assim como foi ano passado.

Comecemos falando sobre os favoritos. O Bayern de Munique, que já levantou o troféu 21 vezes entra novamente como favorito. O time simplesmente é a base da seleção alemã, fato semelhante ao que acontece com o Barcelona e Espanha (guardadas as devidas proporções, é claro). Além do forte elenco que já possuía ano passado, o time de Munique ainda contratou o goleiro Neuer, destaque do Schalke 04 no ano passado.

O Bayern entra forte para a disputa do campeonato
Além do goleiro, outros que chegaram foram os defensores Rafinha e Jerome Boateng. Rafinha chegou ao Bayern depois de uma temporada na Itália atuando pelo Genoa, enquanto Boateng veio do Manchester City.

O elenco do Bayern é de se invejar. Misturam-se jogadores consolidados, como o holandês Arjen Robben e o francês Franck Ribéry, com jóias do futebol mundial, como o já conhecido Thomas Müller –  artilheiro da última Copa do Mundo ao lado de David Villa, Diego Forlán e Wesley Sneijder – e Toni Kroos. Além disso, não pode se esquecer do lateral Phillip Lahm, capitão do time, e do meio-campo Bastian Schweisteiger, duas peças essenciais do elenco do time bávaro.

Outro time que entra forte na briga é o Borussia Dortmund. Atual campeão, o Borussia tenta passar o favoritismo para o time de Munique. No entanto, contratou bons reforços para a temporada que há de vir. Apesar de não contar com o meia Nuri Sahin,jogador importante do time que foi vendido ao Real Madrid, o time do técnico Jurgen Klopp tem agora o meia-atacante Ivan Perišić, de apenas 22 anos. O croata foi artilheiro da última edição da liga de seu país. Além dele, outro contratado foi Ilkay Gundogan, meia de 20 anos que atuou pelo Nuremberg. Para acrescentar mais ao elenco, o meia japonês Shinji Kagawa retorna depois de 6 meses contundido.
Atual campeão, o Borussia agora vai atrás do bi

Além dessas contratações, o Borussia também conta com outras promessas: o meia Mario Götze e o zagueiro Mats Hummels vem chamando a atenção pelas boas atuações, tanto que foram chamados para o último amistoso da Alemanha contra o Brasil (vale a pena lembrar que tiveram boas atuações diante de nossa seleção canarinho).

Além dos dois favoritos, correm por fora o Bayer Leverkusen (dos meias Ballack e Renato Augusto), que terminou em 3º lugar na última temporada, e o Schalke 04. O último time chamou a atenção ano passado pela campanha na Champions League. No entanto, o capitão e goleiro Neuer foi para o rival Bayern de Munique, e o atacante Raul dá sinais de que não permanecerá na equipe para o restante da temporada.

Será disputada a partir dessa sexta-feira, 19, a 3ª rodada da Bundesliga, que até agora é liderada pelo Mainz, seguido pelo Hannover, ambos com 6 pontos. Stuttgart e Borussia Mönchengladbach fecham o G-4. Os favoritos Bayern de Munique e Borussia Dortmund encontram-se na 11ª e 7ª posição respectivamente.

O Bayern tropeçou na 1ª rodada ao perder para o Borussia Mönchengladbach em casa por um a zero, mas se recuperou na rodada seguinte, vencendo o Wolfsburg fora de casa também por um a zero. Já o Borussia Dortmund começou bem o campeonato: venceu o Hamburgo por três a um. Entretanto, na rodada seguinte, perdeu para o Hoffenheim.

Esse é só o começo de uma das ligas mais disputadas do mundo. Apesar de ser clichê, vale a pena dizer que ainda há muito chão pela frente, muitos pontos a serem disputados, muitos “jogaços” para se assistir. Vale a pena ficar de olho em alguns jogadores: o brasileiro Luis Gustavo vem ganhando espaço no Bayern de Munique e promete uma boa temporada; os já citados Kroos e Götze são promessas alemãs; o artilheiro Thomas Müller já nem é tratado mais como um jogador em potencial, mas um jogador pronto, que deve ser destaque da Bundesliga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário