segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Eliminatórias da Copa - África


Egito, Gana, Tunísia, Costa do Marfim, Marrocos e Camarões despontam como favoritos
Participantes: 52 países
Vagas: 5
Títulos na Copa do Mundo: Nenhum.

Regulamento:

Primeira Fase: As 24 seleções africanas com pior colocação no ranking FIFA/Coca-Cola de março de 2011 se enfrentarão em sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. As 12 seleções vencedoras qualificam-se para a segunda fase do torneio.
Segunda Fase: As 12 equipes classificadas na primeira fase juntam-se às outras 28 equipes melhores colocadas no ranking da FIFA, pré-classificadas para esta fase, onde formarão dez grupos com quatro equipes cada. Os integrantes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta, e, ao final das seis partidas, o campeão de cada grupo avança à terceira fase.

Terceira Fase: As dez equipes qualificadas na terceira fase disputarão, em jogos de mata-mata com ida e volta, as cinco vagas diretas para o Mundial do Brasil de 2014.

Análise do Colunista

A nova forma de disputa das Eliminatórias Africanas promete mais emoção. Embora possa-se questionar o número de vagas destinadas ao continente africano, o novo regulamento, com mais fases, porém fases com duração mais curta e sendo duas delas disputadas em mata-mata, pode garantir a presença de algumas surpresas na Copa de 2014.

Na fase inicial, disputada em mata-mata, onde se enfrentam as 24 equipes com pior qualificação no ranking da FIFA, destaca-se o confronto entre Togo e Guiné-Bissau, devido à participação togolesa na Copa de 2006.

Caso confirme o favoritismo, a seleção de Togo disputará o Grupo I, que conta com o bicho-papão de africano: Camarões. A seleção camaronesa disputou seis mundiais e é a líder em participações no continente.

Seleção angolana corre por fora
Há ainda outros dois grupos que prometem uma disputa mais equilibrada. No grupo C, o confronto entre a ascendente seleção marfinense, de Drogba e com participações nas duas últimas Copas contra a tradicional seleção de Marrocos, de Chamak e com quatro participações na história das Copas. No Grupo J, Senegal e Angola brigarão por uma vaga à terceira fase.

No mais, os outros cabeças-de-chave, África do Sul, Tunísia, Gana, Burkina Fasso, Nigéria, Egito e Argélia não devem encontrar dificuldades para a classificação.

Favoritos

As seleções que devem brigar pelas cinco vagas são Tunísia, com quatro participações em Copas do Mundo, Gana, com boa campanha em 2010, Costa do Marfim, Camarões, Egito, seleção com mais títulos no continente, Argélia e Nigéria.

Correm por fora

Senegal e Angola, que se enfrentarão no Grupo J, possuem participações recentes em Copas e podem figurar entre as cinco classificadas. Além dessas, Togo disputará uma vaga no grupo com Camarões, caso confirme o favoritismo contra Guiné-Bissau. Com participação na Copa de 2006, os togoleses podem surpreender.

Fique de Olho

A África é geograficamente a terra das zebras. E uma surpresa que pode pintar no Brasil em 2014 é a seleção de Burkina Fasso. Medalha de bronze no Mundial Sub-17 em 2001, a seleção burquinense será guiada por Bancé, Kaboré e Koné rumo à primeira participação em Copas. Nas últimas eliminatórias, Burkina Fasso seguiu com chances de classificação até as rodadas finais da competição. Além dos burquinenses, vale a pena ficar de olho em ouros candidatos a zebra: Gabão e Botsuana. Alguém arrisca?

Seleção de Burkina Fasso: candidata a zebra

Nenhum comentário:

Postar um comentário