terça-feira, 2 de agosto de 2011

Eliminatórias da Copa - Ásia


O sul coreano Park, do Manchester United, segue como a grande estrela do futebol asiático
Participantes: 43 países
Vagas: 4,5
Títulos na Copa: nenhum.

Regulamento:

Primeira Fase (concluída): As dezesseis seleções asiáticas com a pior posição no ranking FIFA disputaram partidas de mata-mata, jogados em ida e volta, e as oito vencedoras classificaram-se à segunda fase.
Segunda Fase (concluída): As oito seleções classificadas na primeira fase juntam-se a 22 seleções previamente qualificadas para a segunda fase, que ocupam da 6ª à 27ª posição no ranking FIFA entre os países asiáticos. Em confrontos de mata-mata, com jogos de ida e volta, quinze seleções se classificam à terceira fase, onde se juntam aos 5 melhores países asiáticos segundo o ranking da FIFA.
Terceira fase: As quinze seleções classificadas na segunda fase, somadas às cinco seleções previamente qualificadas, são divididas em 5 grupos de quatro equipes. Dentro do grupo, as equipes se enfrentam em turno e returno, classificando-se os dois melhores de cada grupo para a quarta fase.
Quarta Fase: Nesta fase, as dez seleções classificadas são divididas em dois grupos de cinco participantes cada. Dentro do grupo, as seleções se enfrentam em dois turnos. Os dois primeiros lugares de cada grupo classificam-se diretamente para a Copa do Mundo de 2014. As duas seleções que ficarem na terceira posição de seus respectivos grupos se enfrentam em partidas de ida e volta pelo direito de disputar a repescagem, ou seja, disputam a meia-vaga destinada ao continente.

Repescagem: A equipe vencedora do duelo entre os dois terceiros colocados da quarta fase disputa uma vaga na Copa do Mundo com o quinto colocado da América do Sul.
Arábia Saudita quer voltar à Copa

Análise do Colunista
Com um regulamento burocrático e confuso, as Eliminatórias Asiáticas não devem promover muitas surpresas. Até mesmo porque as cinco seleções melhores ranqueadas não disputam as duas primeiras fases em mata-mata.

Os dois primeiros grupos são os menos ‘badalados’. No grupo A, a China é a favorita à liderança do grupo, e o Iraque é o maior candidato à segunda vaga. Além desses, o grupo conta com Jordânia e Cingapura. A inexpressiva seleção da Jordânia, porém, caiu em um grupo fraco e está animada com a goleada por 10 a 1 na fase anterior. Já no grupo B, a seleção da Coreia do Sul, quarto lugar na Copa de 2002, não deve encontrar dificuldades para se classificar. Kuwait (o segundo favorito), Emirados Árabes Unidos e Líbano devem disputar a segunda vaga.

Japão: sempre favorito.
Um dos destaques da fase de grupos é o Grupo C, onde Japão e Coreia do Norte, duas seleções participantes da última Copa do Mundo (2010) se enfrentarão. Contudo, as duas podem se classificar para a próxima fase, visto que os dois melhores do grupo seguem na disputa. Uzbequistão, correndo por fora, e Síria completam o grupo.

No Grupo D, olho no duelo entre Austrália e Arábia Saudita. Os australianos disputarão as eliminatórias asiáticas pela segunda vez, e a Arábia, com quatro participações em mundiais, busca recuperar a sequência. Em 2010, os árabes não disputaram a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1994. Omã e Tailândia completam o Grupo D.

No grupo E, o Irã, com três participações em Copas, enfrentará o Bahrein (que bateu na trave nas duas últimas edições) e o Qatar, sede do Mundial de 2022, mas que nunca disputou uma Copa.  O quarto integrante do grupo é a Indonésia.

Favoritos
Em ascensão no futebol, os Socceroos figuram como fortes candidatos a uma das vagas

Os grandes favoritos a estarem no Brasil em 2014 são o Japão (presente em todas as Copas desde 1998), Coreia do Sul e Austrália. A última vaga deve ficar entre Coreia do Norte, Irã ou Arábia Saudita.
.
Correm por fora

Embora os times citados acima sejam grandes candidatos, há algumas seleções que prometem acirrar a disputa. Entre essas, destacam-se o Bahrein e o Uzbequistão, que vêm batendo na trave nas últimas edições. Nas últimas eliminatórias, as duas seleções se enfrentaram pelo direito de jogar a repescagem intercontinental, com vitória do Bahrein. A China, fora desde 2002, vem se estruturando e promete boa campanha.
China, Bahrein e Uzbequistão: correndo por fora

Fique de Olho

Embora o regulamento dificulte a vida das zebras na competição, há duas seleções prontas para os tropeços de seus maiores adversários: o Kuwait, que disputou o Mundial da Espanha em 1982, e o Qatar, que pretende disputar uma Copa do Mundo antes de 2022, quando sediará o evento. 

Curiosidade

O Timor Leste, país asiático cujo idioma oficial é o português, mostrou que não entende nada de bola nos pés. O país, que em 2006 foi derrotado no futsal pelo Brasil pelo placar de 76 a 0, caiu na primeira fase das Eliminatórias Asiáticas, com uma derrota no placar agregado por 7 a 1 para o Nepal. Vale lembrar que, na fase seguinte, o Nepal foi eliminado pela Jordânia com um placar agregado de 10 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário