quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Eliminatórias da Copa - CONCACAF e Oceania


AMÉRICAS CENTRAL, DO NORTE E CARIBE
Participantes: 35
Vagas:
3,5
Estados Unidos e México despontam como favoritos

Regulamento:
Primeira fase (concluída):
os dez países com a pior colocação no ranking FIFA disputam cinco vagas na segunda fase em jogos de mata-mata, ida e volta.
Segunda fase: As cinco seleções classificadas na primeira fase se juntam a dezenove equipes pré-qualificadas. O total de 24 seleções é dividido em seis grupos com quatro equipes cada. Dentro do grupo, as seleções se enfrentam em turno e returno, e apenas o campeão de cada chave avança à terceira fase.
Terceira fase: Os seis países com melhor colocação no ranking FIFA entram apenas nesta fase. A esses seis países se juntam os seis campeões dos grupos da segunda fase. As doze equipes são divididas em três grupos de quatro equipes, que se enfrentam em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se para a quarta fase.
Quarta fase: os seis países classificados se enfrentam em turno e returno. Ao fim dos jogos, os três primeiros colocados têm vaga direta no Mundial e o quarto colocado enfrenta o campeão da Oceania pela repescagem intercontinental, em mata-mata, jogos de ida e volta.


Análise do Colunista

Além da disparidade entre as equipes participantes, o regulamento dificulta a vida dos azarões. Os seis países com melhor colocação no ranking da FIFA já entram na terceira fase, com grupos de quatro equipes onde dois se classificam para uma quarta e derradeira fase.

Dessa forma, é bem difícil que Estados Unidos e México fiquem de fora do Mundial. A seleção norte-americana mudou o técnico: Jorgen Klinsmann, terceiro colocado na Copa de 2006 dirigindo a Alemanha, chega à ascendente seleção norte-americana, vice campeã da última Copa das Confederações.

O México enfrenta uma fase de reformulação em seu time: os jovens Vela e Hernández assumem a responsabilidade de criação do time, substituindo a geração de Franco e Blanco. Embora em reestruturação, o futebol mexicano vem embalado pela conquista da Copa Ouro da CONCACAF de 2011.

Costa Rica e Honduras devem disputar a última
vaga direta para a Copa
A terceira vaga deverá ser disputada por Honduras e Costa Rica, participantes das últimas edições da Copa. O ex-treinador do México, Ricardo La Volpe, é uma das apostas dos costarriquenhos para conseguir a vaga.
Por fora, correm as seleções do Panamá, Jamaica, Cuba e Trinidad e Tobago, participante da Copa de 2006.

OCEANIA
Participantes: 11
Vagas: 0,5

Regulamento:
As quatro piores equipes disputam a última de oito vagas para a Copa das Nações da Oceania, que servirá como segunda fase das eliminatórias locais. Nela, há dois grupos de quatro equipes, dos quais, ao fim de turno e returno, se classificam os dois primeiros colocados de cada grupo. Os quatro classificados formam um quadrangular final, onde, após jogos de turno e returno, o campeão ganha o direito de disputar uma vaga na Copa do Mundo com a quarta seleção melhor colocada nas Eliminatórias das Américas Central e do Norte (CONCACAF).

Neozelandeses superaram, e muito,
as expectativas na última Copa
Análise do Colunista

As Eliminatórias da Oceania não prometem nenhuma emoção. As consideradas ‘segundas forças’ do continente (Ilhas Salomão, Vanuatu e Fiji) estão muito aquém da Nova Zelândia. Os neozelandeses, aliás, são a esperança do continente, desde a filiação da Austrália à Federação Asiática.

Antes meros azarões, a Nova Zelândia derrotou o Bahrein na repescagem intercontinental para a Copa do Mundo, carimbando sua vaga, que não vinha desde 1982, e superou as expectativas no Mundial da África. Não venceu, mas não perdeu. Segurou três empates contra Paraguai, Eslováquia e até mesmo a poderosa Itália, então atual campeã.

A Oceania não tem direito a nenhuma vaga direta, vale lembrar. O campeão do continente enfrentará na repescagem o quinto classificado da Ásia por uma das últimas vagas para a Copa do Mundo. A Nova Zelândia, grande favorita na fase, chega mais creditada que da última vez, mas o país ainda figura como azarão. Correm muito por fora Fiji, Vanuatu e Ilhas Salomão. Muito por fora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário