quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que acontece com o Santos?

Ganso: uma das peças essenciais para o Santos
 voltar a brilhar



O que acontece com o Santos? Isso é o que muitos se perguntam. O time que foi campeão da taça Libertadores. O time dos dois maiores astros do futebol brasileiro atualmente (Neymar e Ganso). O time do tetracampeão brasileiro Muricy Ramalho. O “melhor time do Brasil”.

O que acontece que esse time não consegue engrenar no Campeonato Brasileiro. Três peças do elenco já deram tchau ao time.O lateral Jonathan foi negociado com a Inter de Milão, enquanto os reservas Alex Sandro e Alan Patrick, atualmente na seleção brasileira sub-20, foram negociados com clubes do exterior e estão fora do Peixe. Outro que está na seleção, mas que deve reforçar o time da Vila, é o lateral-direito/volante Danilo, peça muito importante na conquista do título da Libertadores.

No entanto, o clube trouxe reforços, como o meia Ibson e o atacante Alan Kardec. O primeiro é titular da equipe, e forma meio campo com Arouca, Elano e Ganso. Um “baita meio-campo”, como diria algum comentarista. No entanto, a combinação não vem dando muito certo.

Na primeira partida com a volta do trio que estava com a seleção brasileira (Neymar, Ganso, Elano), o alvinegro praiano perdeu para o Flamengo de virada. Após ter vantagem de 3 a 0, o Santos permitiu a reação do Mengão, que empatou. O Santos ainda fez o quarto, mas tomou a virada (pra quem não leu ainda, vale a pena ler o artigo feito sobre a partida “Eu vi”,dividido nos capítulos 13, por Gabriel Oliveira).

Na segunda partida, um duelo mais fácil: confronto com o Atlético-PR na Arena da Baixada. O time paranaense era o lanterna da competição, e essa deveria ser uma disputa fácil. Engana-se quem achou isso. O Atlético foi pra cima, e ganhou do Santos por 3 a 2.

Acendem-se as primeiras luzes vermelhas de preocupação, mas nada de tão grave. Até que o Santos perca novamente para o Vasco, por 2 a zero, com gols de Diego Souza e Dedé. Afinal, o que há de errado com time?

A base não é muito diferente da base da Libertadores: a diferença é a saída de Jonathan para a entrada de Pará (o que realmente é uma mudança brusca de qualidade, mas que não poderia fazer com que o time caísse tanto de produção), a saída de Adriano, que atuava como um volante de marcação, para a entrada de Ibson, uma espécie de segundo volante no esquema de Muricy. Com isso, Arouca foi recuado para a posição de primeiro volante, e a saída de Zé Love para a entrada de Borges (o que pode ser encarado pela torcida santista como um belo de um avanço).

A motivação é algo que realmente deve estar diminuída: afinal, o time é campeão continental, e deve estar pensando já no Mundial de Clubes, no encontro entre Messi e cia. e o alvinegro praiano. Para isso, o clube já se planeja para manter Neymar e Ganso ao menos até o fim no ano para fazer bonito no Mundial.

Principal jogador na Libertadores, Neymar  vem
encontrando dificuldades no Brasileirão.
Afinal, será que falta marcação, uma das características mais fortes dos times de Muricy? Será que falta motivação para o time da Vila engranar no Brasileirão? Será que falta mais peças decisivas? É difícil de se dizer. Mas algo que é de extrema importância para que o Santos volte a brilhar é uma maior participação de Paulo Henrique Ganso na armação de jogadas. Desde que voltou da contusão que teve, o meia não teve atuações dignas de Paulo Henrique Ganso versão 2010, quando o Peixe foi campeão Paulista e da Copa do Brasil. Esse ano, na Libertadores, quando Ganso não jogava, ou quando jogava mal, geralmente Neymar carregava o time nas costas, teve belíssimas atuações durante a competição sul-americana. Agora no Campeonato Brasileiro, Neymar vem sendo muito bem marcado, e para que o Santos saia da incômoda 18ª posição, Paulo Henrique precisa se movimentar mais no campo, dar mais opção de toque, arriscar mais dribles e chutes, ou seja, ser mais decisivo para o Peixe, como de fato foi, por exemplo, na conquista do Paulista de 2010 (basta lembrar-se da final em que o meia jogou muito bem, e mostrou do que é capaz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário