quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Eliminatórias da Copa - Europa (Grupos 1 ao 4)


Dando sequência às análises das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, chegamos na Europa. Dado o alto nível de competitivade no Velho Continente, a análise será feita grupo a grupo. Começaremos hoje pelos quatro primeiros grupos, e amanhã completaremos com as análises dos cinco grupos restantes. No sábado, para encerrar, a análise, equipe a equipe, das Eliminatórias Sulamericanas. Bom proveito!

Continente Europeu é detentor dos últimos dois títulos da Copa do Mundo

Participantes: 53
Vagas: 13
Títulos de Copa do Mundo: 10 – Itália (4), Alemanha (3), Inglaterra (1), França (1) e Espanha (1)

Regulamento: As 53 equipes são divididas em 9 grupos, sendo 8 grupos com 6 participantes cada e um grupo com 5 equipes. As equipes integrantes de cada grupo se enfrentam em turno e returno. Os campeões de cada grupo têm vaga direta na Copa do Mundo. Os oito melhores segundos colocados disputarão jogos mata-mata, em ida e volta, e os quatro vencedores completam as treze vagas destinadas ao continente europeu.

Análise do Colunista

As Eliminatórias da Europa seguem com o sistema de disputa tradicional. Vamos, portanto, à análise de cada um dos grupos:

Grupo 1
● Croácia ● Sérvia ● Bélgica ● Escócia ● Macedônia ● País de Gales ●
Croácia, Sérvia, Bélgiva, Escócia e País de Gales: seleções tradicionais em um dos grupos mais fortes
A Croácia viu em 2010 uma sequência impressionante ser derrubada: desde a autonomia conquistada como país (1991), os croatas haviam disputado todas as Copas, obtendo, inclusive, um terceiro lugar na França, em 1998, liderados por Davon Suker. Na edição de 2010, porém, isso não aconteceu. Para voltar a brilhar, a Croácia enfrentará a rival Sérvia, que vem, mais uma vez, forte para a disputa. A tradicionalíssima seleção belga, com 11 participações em Copas do Mundo (inclusive com um 4º lugar em 1986) também desponta como favorita, em um dos mais fortes e equilibrados grupos dessas Eliminatórias europeias.  A Escócia, com 8 participações em Copas, também deve acirrar a disputa, assim como o vizinho País de Gales. Inferior em relação às companheiras de grupo, a Macedônia tenta sua primeira participação no torneio desde que se separou da Iugoslávia.

Panorama: Croácia, Sérvia e Bélgica devem disputar as vagas, mas País de Gales e Escócia correm por fora, com boas chances. Também não se pode descartar a Macedônia, embora inferior, mas que nas últimas eliminatórias esteve com chances de classificação até as rodadas finais.

Grupo 2
● Itália ● Dinamarca ● República Tcheca ● Bulgária ● Armênia ● Malta ●
Italianos tentam apagar a péssima impressão deixada na África do Sul, em 2010
Outro grupo forte. A tetracampeã Itália é sempre a favorita, mas a dificuldade na renovação de seus talentos e a péssima campanha no mundial da África ligaram o sinal de alerta italiano. A Dinamarca, com três participações e um futebol ascendente, quer se firmar de vez entre as potências europeias. A República Tcheca tenta disputar sua segunda Copa como república independente, mas quer mostrar que ainda possui o futebol da antiga Tchecoslováquia, vice-campeão mundial em duas oportunidades. A Bulgária, com oito participações e um quarto lugar no currículo, quer voltar à Copa, que não disputa desde 1998. Para isso, aposta nos gols do artilheiro Berbatov.

Panorama: O grupo, com as sempre fortes Dinamarca, República Tcheca e Bulgária será uma provação aos italianos, que terão de fazer jus aos quatro títulos mundiais. A Azurra é a favorita, mas se não se cuidar pode ser desbancada por suas concorrentes. Armênia e Malta não devem assustar.

Grupo 3
● Alemanha ● Suécia ● Irlanda● Áustria ● Ilhas Faroe ●Cazaquistão ●

Alemanha fez boa campanha com time jovem em 2010. Em 2014, jogadores voltam mais maduros.
A Alemanha, com excelente campanha na última Copa, aposta no amadurecimento daqueles que compuseram uma geração, embora jovem, vitoriosa. Podemos esperar os alemães bastante fortes e favoritos à primeira vaga do grupo. A tradicional Suécia, com 11 participações e um vice-campeonato, quer voltar ao torneio, já que ficou fora em 2010. A Irlanda, eliminada pela França na última repescagem, também promete uma boa campanha. Já a Áustria, com 7 participações em seu currículo (entre elas um 3º lugar, em 1954), também deve correr por fora. Ilhas Faroe e Cazaquistão não devem ameaçar os concorrentes.

Panorama: A Alemanha deve garantir a primeira vaga, e Irlanda, Áustria e Suécia devem fazer briga acirrada pela repescagem.

Grupo 4
● Holanda ● Turquia ● Hungria ● Romênia ● Estônia ● Andorra ●


Holanda vem respaldada pelas boas campanhas nas últimas Eliminatórias e na Copa de 2010
A Holanda, assim como a Alemanha, parece ter mais tranquilidade para conseguir a vaga para sua nona Copa do Mundo. A Turquia, terceira colocada em 2002, não foi às últimas duas Copas. Da mesma forma, a Hungria, que foi vice-campeã em 1938 e em 1954, não atravessa boa fase e não tem destaques individuais. Tanto os turcos quanto os húngaros parecem um pouco abaixo da Romênia. Os romenos, com 7 Copas no currículo, estão em franca evolução e saem um pouco na frente na briga pela vice-liderança. A Estônia também tem evoluído, mas ainda segue aquém de suas concorrentes e dificilmente vai brigar por algo. Andorra, por sua vez, é a equipe mais fraca desta chave.

Panorama: A Holanda deve obter a vaga direta para a Copa do Mundo, e na briga pela segunda vaga, a Romênia desponta bem, seguida de perto pelos húngaros e pelos turcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário