sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Eliminatórias da Copa - Europa (Grupos 5 ao 9)


por Felipe Altarugio
Espanha, atual campeã do mundo e da Europa, terá a decadente França pela frente no Grupo 9
Pra encerrar a análise das Eliminatórias Europeias, os últimos cinco grupos. O destaque desses grupos, sem dúvida, é o duelo entre Espanha e França. Amanhã, a conclusão, com a análise das equipes Sulamericanas!

Grupo 5
● Noruega ● Eslovênia ● Suíça ● Albânia ● Chipre ● Islândia ●

Suíços são favoritos à vaga
Mais uma vez, a Seleção da Suíça, aquela que não toma gols e faz menos ainda, pegou um grupo fraco nas Eliminatórias. Os suíços, com oito participações em Copas, são os favoritos do grupo. A Noruega, embora bem colocada no ranking FIFA, não tem tanta tradição: são apenas três Copas do Mundo disputadas, a última delas em 1998. Os noruegueses devem brigar pela segunda posição com a Eslovênia, duas participações em Copas, e que esteve na África do Sul em 2010, após desbancar a Rússia na repescagem. A Albânia, que chegou a ser suspensa de participações em torneios internacionais devido à influência política no futebol, não deve assustar, assim como Chipre e Islândia.

Panorama: Suíça, Noruega e Eslovênia devem disputar as melhores colocações. Os suíços saem um pouco na frente pela experiência em Copas.

Grupo 6
● Portugal ● Rússia ● Israel ● Irlanda do Norte ● Azerbaidjão ● Luxemburgo ●

Portugueses são favoritos, mas russos prometem acirrar a disputa
Nas Eliminatórias passadas, Portugal caiu no ‘Grupo da Morte’ e quase ficou de fora do torneio. Dessa vez, porém, parece ter vida mais fácil. Com cinco participações, um terceiro lugar em 1966 e a quarta posição em 2006, os portugueses têm tudo para carimbar a sexta passagem para uma Copa. Quem promete atrapalhar os planos lusitanos é a Rússia. Sempre cotada, mas com poucos resultados efetivos, os russos tentam ir à sua terceira Copa da história, antes de sediarem o evento em 2018. Em suas duas participações, em 1994 e 2002, não passou da primeira fase. Como União Soviética, seu melhor resultado foi um 4º lugar em 1966, quando perdeu justamente para os portugueses. Mais atrás, aparecem Israel e Irlanda do Norte. Os israelenses já foram a uma Copa, em 1970, mas à época eram filiados à Federação Asiática e disputavam o campeonato local.  Os norte irlandeses, que disputaram três Copas, mas que não participam do evento desde 1982, também correm por fora.

Panorama: Portugal surge como favorito, à frente dos russos. Ambos, porém, são mais bem cotados que Israel e Irlanda do Norte. Luxemburgo e Azerbaidjão não devem ameaçar os favoritos.

Grupo 7
● Grécia ● Eslováquia ● Bósnia-Herzegovina ● Lituânia ● Letônia ● Liechtenstein ●
Gregos saem na frente na briga pela segunda Copa consecutiva
A Grécia teria um currículo pobre, com apenas duas participações em Copas, não fosse um título da Eurocopa, em 2004. Por isso, e pelo fato de o seu grupo não conter nenhuma seleção de ponta, desponta um pouco à frente dos rivais na briga para estar no Brasil em 2014. Mas a chave é equilibrada. A Eslováquia é uma seleção ascendente no cenário europeu, e classificou-se diretamente para a última Copa do Mundo, a sua primeira, com um primeiro lugar na fase de grupos. A Bósnia-Herzegovina também fez boa campanha, desbancou Bélgica e Turquia na fase de grupos e foi eliminada na repescagem por Portugal. Também amparada por uma boa campanha nas últimas eliminatórias, a Lituânia vem crescendo e pode contar com um grupo teoricamente mais fraco para disputar sua primeira Copa do Mundo.

Panorama: Grécia e Eslováquia, que estiveram na África em 2010, devem disputar a primeira colocação.Bósnia e Lituânia, porém, estão em ascensão e podem chegar mais longe nesta edição.

Grupo 8
● Inglaterra ● Montenegro ● Ucrânia ● Polônia ● Moldávia ● San Marino ●

Com um time sempre forte na teoria, a Inglaterra costuma não corresponder às expectativas em campo
Os ingleses, inventores do futebol, têm 11 participações em Copas do Mundo, com um título, em casa, em 1966. A Inglaterra, porém, tem decepcionado seus torcedores. Sempre cheia de expectativas, as campanhas nas últimas Copas deixaram a desejar. Nas Eliminatórias para 2014, relativa tranquilidade para a seleção treinada por Fabio Capello. A Ucrânia, com uma Copa no currículo, em 2006, parou na repescagem na última edição: eliminação diante da Grécia. A Polônia tem mais tradição e aposta na força de sua camisa, que já esteve presente em sete Copas do Mundo. Na geração mais vitorioso de sua história, na década de 1970, o time que tinha Lato como craque conseguiu duas terceiras colocações na Copa (1974 e 1982), além do título olímpico de 1972. Montenegro teve participação pífia nas últimas Eliminatórias e parece bem distante do futebol da “irmã” Sérvia. Moldávia e San Marino são tecnicamente inferiores e não devem alçar longos vôos nas Eliminatórias.

Panorama: A Inglaterra é a grande favorita a conquistar a vaga direta. Polônia e Ucrânia devem protagonizar uma boa disputa para uma das vagas na repescagem.

Grupo 9
● Espanha ● França ● Bielorrússia ● Geórgia ● Finlândia ●

França: campanhas decepcionantes depois do vice-campeonato mundial de 2006
 A grande expectativa dessas Eliminatórias é, sem dúvida, o confronto entre Espanha e França. Frente a frente, duas seleções campeãs do mundo em momentos distintos. Os espanhóis, atuais campeões mundiais, são mais badalados pelo futebol envolvente e são favoritos. Os franceses, por sua vez, têm mais tradição, mas a fase atual é tenebrosa. O time que já teve Fontaine, Platini e Zidane, entre tantos outros, tem dificuldades para se encontrar e caiu em um grupo complicado, devido à presença espanhola na chave e ao fato de, com menos equipes, ter menos partidas para brigar por uma das oito vagas na repescagem, como segundo lugar.

Panorama: Espanha e França protagonizaram um grande duelo e devem brigar pela primeira posição, bem à frente dos concorrentes bielorrussos, georgianos e finlandeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário