quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mata-burro dos Mineiros


É do estereótipo do mineiro o hábito da discrição, o famoso “comer pelas beiradas”.  Seria a ideia de que ele fica no seu canto esperando a hora certa de agir. Contudo, essa parece não ser a cara dos times mineiros no Brasileirão 2011.

Recém-chegado ao primeiro escalão do futebol nacional, o América-MG nunca foi um time de tradição na Série A. Trata-se de um mineiro tímido, do interior, sem muita capacidade de ação, mas que de quando em vez faz algo notável. Hoje, se encontra no “mata-burro” da competição sem muitas chances de se recuperar. Não há dúvidas de que vai descer.

Já o Atlético-MG é um mineiro mais despojado, fora do estereótipo de “come quieto”. Muito pelo contrário, é um time em que não raro desponta um bom craque, mas não consegue embarcar. Nas duas últimas competições ficou em 7º e 13º respectivamente em 2009 e 2010, jogando apenas a Sul-Americana. Hoje, briga para sair do mesmo “mata-burro” em que o América-MG está, ferindo a honra do galo mineiro, que há muito tempo não virava um caldo desses.

Foto: Sergio Moraes/Reuters
O Cruzeiro, por sua vez, é o mineirinho urbano, mas estereotipado. Tal qual uma raposa, fica na surdina e, com velocidade, aproxima-se do topo da tabela. Deu show nos últimos dois campeonatos. No concorrido Brasileirão de 2009, terminou o campeonato entre os quatro primeiros. Já em 2010, brigou até a última rodada com o Fluminense pelo caneco e terminou em segundo lugar. Mineiro, guerreiro, Cruzeiro.

A Raposa está acostumada a viver no alto da árvore e da tabela. No entanto, sofre um deslize, um escorregão que joga a Raposa para perto do solo. O time mineiro ocupa uma pobre 14ª colocação. Pobre por sua capacidade de voar. Capacidade essa ainda que o time celeste nem mesmo esboça nas últimas rodadas.

Com isso, de uma forma catastrófica, o futebol mineiro corre o risco de perder dois de seu três representantes na Série A. Uma derrota para não só para os mineiros, mas para o futebol nacional. Tomara que o cantar do galo acorde os jogadores.

Mineiros sonolentos

Foto: Maceió Agora
Esse quadro do futebol de Minas é reflexo do Campeonato Estadual. Atualmente, o Módulo I do Mineiro conta com 12 times e  é dominado pelos três times citados acima. Até o ano passado, 8 desses times passavam para a segunda fase da disputa (a primeira é de pontos corridos e a segunda de mata-mata). Ou seja, pouco valia a primeira fase.


Ainda, o futebol de Minas é totalmente domado por Cruzeiro e Atlético. Esses times venceram 36 e 40 vezes respectivamente. Contra 15 e 5 de América e Villa Nova, times seguintes no ranking de títulos.

Isso acontece pois não há um plano de fomento do futebol no estado. A maioria dos times de Minas, como é o caso da Caldense, não tem cacife para levar a equipe para fora do estado. Logo, não conseguem competir o Brasileirão. Vale lembrar que a Veterana venceu o Campeonato Mineiro em 2002, quando Atlético-MG e Cruzeiro não participaram.

Assim, resta a um número reduzido de participantes a missão de representar Minas. É importante destacar que estamos falando do maior estado da região mais rica do país. Imaginem como está a situação das regiões mais pobres. 

Aguardemos o cantar do galo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário