quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O artilheiro do Brasil



Já são 39 gols no ano, maior artilheiro do Brasil. Tornou-se esperança de gols não só para os colorados, mas para toda a nação brasileira. Vestiu a camisa brasileira em três oportunidades, deixando sua marca uma vez. O nome dele é Leandro Damião, 22 anos, centroavante do Internacional.

Jogou na várzea em São Paulo até os 17 anos, e, diferente da maioria dos jogadores, não passou por categorias de base de nenhum clube. Em 2007, passou no teste do Atlético de Ibirama, e disputou a primeira divisão do Campeonato Catarinense. Em 2008, teve passagens breves no XV de Outubro, no Marcílio Dias e no Cidade Azul, até que, em 2009, foi contratado por empréstimo pelo Internacional.

Lá, disputou o gauchão de juniores e a Copa FGF de 2009 pelo Inter B e se destacou, o que fez o Inter comprar os direitos econômicos do atacante e integrá-lo à equipe principal já em 2010. Com a chegada de Celso Roth, Damião não teve muitas chances, e quando teve, mostrou seu valor, como no belo gol que anotou na vitória do Inter por 3 a 2 sobre o Chivas Guadalajara, na final da Libertadores.

O atacante comemora um de seus 39 gols na temporada
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Mas o ano de sua consagração foi 2011: assumiu de vez a titularidade e a camisa 9 do Inter. Foi campeão, além de melhor jogador e artilheiro do Gauchão ,tendo feito 17 gols em 13 jogos. Foi chamado para a seleção como promessa.

Teve, no período de um mês, uma intensa atenção dos holofotes. Tudo começou no jogo contra o Flamengo, quando fez um golaço de bicicleta. “Gol de craque, gol de gênio”, disseram os comentaristas. Conquistou o bi da Recopa Sul-Americana e foi protagonista: marcou dois dos três gols do Colorado na partida que terminou em 3 a 1. No dia 11 de setembro, liquidou o Palmeiras ao marcar os três gols do Inter contra o time do Palestra Itália.

Por causa de suas atuações incríveis, Leandro Damião foi nome constante nas convocações de Mano Menezes. No amistoso contra Gana, no dia 5 de setembro, marcou seu primeiro gol pela seleção. No dia 14, amistoso contra a Argentina. Damião teve atuação destacada na partida, tendo acertado a trave em duas oportunidades. Na primeira, recebeu passe de Neymar, e desperdiçou a chance. Na segunda, deixou o marcador pra trás com uma linda carretilha e, ao tentar cruzar, a bola tocou caprichosamente na trave direita do goleiro argentino.

Lesão de Damião é de grau 2: volta está prevista para novembro
(Foto: Agência Estado)
Principalmente por causa do drible, o “fenômeno” Damião começou a tomar proporções mundiais. O jogador, que já chamava a atenção de clubes europeus, era cada vez mais cobiçado. Sua fase era incrível. Tudo até a última quarta-feira, dia 21 de setembro, quando Damião sofreu lesão muscular na coxa direita. O atacante, que tinha tudo para ser o nome principal da seleção canarinho contra os hermanos, ficará agora parado por 40 dias por conta da contusão.

Esse é Leandro Damião, e a breve biografia poderia parar por aí. Mas, se continuar com a boa forma, com certeza será nome frequente nas convocações da seleção brasileira. Em 2014, tem tudo para ser o centroavante, esperança de gols de 180 milhões de brasileiros. Tem tudo para ser um jogador brilhante. Agora, fazendo uma comparação, talvez precipitada, talvez inoportuna, seria a continuação da linhagem de grandes atacantes brasileiros que tem faro de gol, se posicionam bem na área e ainda tem a ginga brasileira (vide Romário e Ronaldo, nos últimos anos)?


@Gabriel_gch

Nenhum comentário:

Postar um comentário