quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Serie A (Lega Calcio) - O Campeonato Italiano





O Campeonato Italiano de Futebol começou a ser disputado em 1898, e em 1929 adquiriu o formato atual de pontos corridos. A Juventus é a maior vencedora da história, com 27 Scudettos conquistados e duas estrelas douradas sobre seu símbolo. Isso porque, na Itália, cada 10 títulos nacionais conquistados rendem à equipe uma estrela.

Falando na Vecchia Signora, a equipe de Turim aposta nas contratações para tirar a zica que a tem atrapalhado nas últimas temporadas. Desde a temporada 2008-2009, o maior time da Itália sequer consegue vaga na UEFA Champions League. O estádio novo, provisoriamente chamado de Juventus Arena, é agora a casa da Juve. A equipe contratou bastante na janela de transferências e promete uma temporada pelo menos mais competitiva.

Quem pode - e deve - atrapalhar a Juventus é a dupla dos gigantes de Milão. Internazionale e Milan ostentam uma estrela dourada cada um sobre seus escudos e ganharam nada mais nada menos que os últimos 7 Scudettos. Para se ter uma ideia melhor, a última vez que um time não-milanês - por sinal a própria Juve - levantou o caneco foi em 2002-2003, época em que não havia nem 20 times na Serie A. Christian Vieri foi o artilheiro, com 24 gols. Mutu e Adriano ainda jogavam no Parma, e Di Natale atuava pelo Empoli. É, amigo, faz tempo!

A Inter conta com Diego Forlán para tentar desbancar o Milan e conseguir seu 19º título. Já o rubro-negro, que também tem 18 conquistas, não trouxe nenhuma contratação de peso para esta temporada. Nocerino, ex-Palermo, e Aquilani, emprestado pelo Liverpool, são os destaques, deixando claro que o Milan aposta na base campeã da temporada passada para continuar fazendo bonito na terra da bota.

Milan campeão da temporada 2010-2011. Fonte: blogdosesportes.com

Um atrativo da Serie A é a quantidade de times grandes que buscam se reerguer e brigar lá em cima, e a "rotatividade" das equipes que brigam pelas competições europeias é um dos marcos do campeonato. Entre 2007 e 2009, Roma e Fiorentina apareciam entre os grandes na disputa pelas vagas da Champions League. Na temporada 2009-2010, a Sampdoria conseguiu vaga nos playoffs da competição, brigando até a última rodada com o Palermo. Curiosamente, na temporada passada, a Sampdoria foi rebaixada para a segunda divisão. Por fim, também no último campeonato, os coadjuvantes que brilharam foram Napoli e Udinese.

Opinião do colunista

Para a temporada 2010-2011, que começou no último fim de semana, podemos esperar uma boa recuperação da Juventus, que estreou seu novo estádio com um sonoro 4x1 pra cima do Parma. Ainda assim, Milan e Internazionale são os favoritos para a conquista do Scudetto. Podemos ter zebras na disputa das vagas pela Champions, mas não acredito num "campeão surpresa". Napoli e Udinese encabeçam a lista dos "sub-favoritos", completada por Gênoa, Lazio, Fiorentina e Palermo. Claro que vale ressaltar a força e a tradição da Roma, mas a equipe da capital terá que suar muito a camisa se tiver alguma pretensão para esta temporada.

Resultados da primeira rodada

Milan 2x2 Lazio
Cesena 1x3 Napoli
Juventus 4x1 Parma
Catania 0x0 Siena
Chievo 2x2 Novara
Fiorentina 2x0 Bologna
Gênoa 2x2 Atalanta
Lecce 0x2 Udinese
Roma 1x2 Cagliari
Palermo 4x3 Internazionale

A segunda rodada do Calcio acontece neste fim de semana. Você acompanha os placares ao vivo das partidas pelo GdL clicando aqui.



       

Nenhum comentário:

Postar um comentário