quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Euro 2012: resumão



Os jogos da primeira fase das eliminatórias para a Euro-2012 terminaram ontem. No fim das contas, 12 das 16 vagas já estão definidas. Confira quem já está com a cabeça na Ucrânia e na Polônia e quem ainda briga pelas quatro vagas restantes:

GRUPO A

Foi composto por Alemanha, Turquia, Áustria, Bélgica, Azerbaijão e Cazaquistão. A favorita Alemanha terminou essa fase com 100% de aproveitamento: 30 pontos em 10 jogos, e incríveis 27 gols de saldo. A Turquia, terceira colocada na Copa de 2002, somou 17 e disputará a repescagem.


O garoto André Schürrle (esquerda) é uma das principais promessas do futebol alemão. Foto: academia-de-talentos.com

País classificado: Alemanha
País na repescagem: Turquia
Jogaço: Bélgica 4x4 Áustria
Vexame: Azerbaijão 1x0 Turquia 
Maior goleada: Alemanha 6x1 Azerbaijão


GRUPO B

Rússia, Andorra, Armênia, Eslováquia, Irlanda e Macedônia eram os componentes do Grupo B. A Rússia de Arshavin e Pavlyuchenko era a favorita ao lado da Irlanda, de Given e Robbie Keane. Não deu outra: Rússia classificada, com 23 pontos, e Irlanda na repescagem, com 21.

Roman Pavlyuchenko, do Tottenham, é o principal atacante da seleção russa. Foto: football-wallpapers.com

País classificado: Rússia
País na repescagem: Irlanda
Jogaço: Irlanda 2x3 Rússia
Vexame: Eslováquia 0x4 Armênia
Maior goleada: Rússia 6x0 Andorra


GRUPO C

Aqui teve zebra! A seleção da Estônia se classificou para a repescagem. Eliminou a Sérvia, e, de quebra, causou a aposentadoria do meia Dejan Stankovic, que não joga mais pela seleção. A campeã do grupo foi a poderosa Itália, que somou 26 pontos (8 vitórias e 2 empates) e terminou essa fase invicta. A surpresa estoniana fez 16 pontos, só um a mais que a Sérvia. Sérvia, Eslovênia, Irlanda do Norte e Ilhas Faroe estão eliminadas.

O peladão Antonio Cassano, do Milan, comanda o ataque da Azurra. Foto: peladosnoesporte.blogspot.com


País classificado: Itália
País na repescagem: Estônia
Jogaço: Estônia 1x2 Itália
Vexame: Ilhas Faroe 2x0 Estônia
Maior goleada: Itália 5x0 Ilhas Faroe 


GRUPO D

Rolou zebra aqui também! Comandada por Dzeko e Pjanic, a seleção da Bósnia se classificou para a repescagem, eliminando a Romênia e quase conseguindo o primeiro lugar do grupo na última rodada contra a França. No fim das contas, os franceses ainda conseguiram ficar em primeiro lugar, com 21 pontos, enquanto a Bósnia fez 20. Os eliminados, além da Romênia, foram Bielorrússia, Albânia e Luxemburgo.

Nasri marcou o gol que garantiu o 1x1 contra a Bósnia e a vaga para a seleção da França na última rodada. Foto: hidupmatiarsenal.blogspot.com

País classificado: França
País na repescagem: Bósnia
Jogaço: Romênia 2x2 Bielorrússia
Vexame: França 0x1 Bielorrússia
Maior goleada: Bósnia 5x0 Luxemburgo



GRUPO E

O grupo E concentrou Holanda, Suécia, Moldávia, San Marino, Hungria e Finlândia. Nada de sustos: a atual vice-campeã do mundo se classificou com antecedência e facilidade: 27 pontos, 9 vitórias e só uma derrota. A Suécia, única seleção a bater a "Laranja Mecânica", também se classificou direto - sem passar pela repescagem - por ter feito a melhor campanha entre as seleções que ficaram em segundo lugar de seus grupos.

Wesley Sneijder, da Inter de Milão, é o maestro do meio-campo da seleção holandesa. Foto: espn.estadao.com.br

País classificado: Holanda
País classificado: Suécia
Jogaço: Holanda 5x3 Hungria
Vexame: Moldávia 2x0 Finlândia
Maior goleada: Holanda 11x0 San Marino



GRUPO F

O grupo F era o mais fraco, tecnicamente falando. Nenhuma seleção de expressão caiu nesse grupo, que terminou com a Grécia classificada, somando 24 pontos e invicta, e a Croácia conseguindo vaga para a repescagem, com 22. Os eliminados foram Israel, Letônia, Geórgia e Malta. Vale ficar de olho na Grécia, que já aprontou pra cima de Portugal na final da Euro-2004, em plenas terras lusitanas.

O atacante Angelos Charisteas foi o autor do gol do título da Euro-2004 e o principal jogador da Grécia nessas eliminatórias. Foto: zonemanager.blogspot.com

País classificado: Grécia
País na repescagem: Croácia
Jogaço: Grécia 2x1 Israel
Vexame: Geórgia 1x0 Croácia
Maior goleada: Croácia 3x0 Malta / Croácia 3x0 Letônia



GRUPO G

O grupo da Inglaterra, que se classificou sem sustos, era composto por cinco equipes. Além dos ingleses, Montenegro, Suíça, País de Gales e Bulgária compunham o grupo mais equilibrado das eliminatórias para a Euro. Com 18 pontos e sem derrotas, os ingleses já estão na fase de grupos da Euro. A vaga para a repescagem ficou com a surpreendente seleção de Montenegro, que somou 12 pontos, um a mais que os suíços.

O atacante Ashley Young, do Manchester United, é peça fundamental na seleção de Fabio Capello. Foto: blogdaligatcl.blogspot.com

País classificado: Inglaterra
País na repescagem: Montenegro
Jogaço: Montenegro 2x2 Inglaterra
Vexame: -
Maior goleada: Inglaterra 4x0 Bulgária



GRUPO H

Dinamarca, Portugal, Noruega, Islândia e Chipre formaram esse grupo, que terminou com a inesperada liderança dos dinamarqueses. A equipe lusitana, com a segunda posição do grupo, fez 16 (três a menos que a "Dinamáquina") e vai disputar a repescagem.

O pesadão Nicklas Bendtner, ex-Arsenal, é a principal esperança de gols dos dinamarqueses. Foto: mercadoverdebranco.blogspot.com

País classificado: Dinamarca
País na repescagem: Portugal
Jogaço: Portugal 5x3 Islândia
Vexame: Portugal 4x4 Chipre
Maior goleada: Chipre 0x4 Portugal



GRUPO I

A Espanha foi soberana. Nos oito jogos disputados, oito vitórias. Assim como a Alemanha, a Fúria terminou essa fase com 100% de aproveitamento. A vaga na repescagem ficou com a República Tcheca, que só tomou o segundo lugar da Escócia na última rodada e terminou com 13 pontos. Assim como a Escócia, Liechtenstein e Lituânia deram adeus à competição.

David Silva foi o destaque da Fúria na vitória de 3x1 contra a Escócia, na última terça-feira. Foto: thesun.co.uk

País classificado: Espanha
País na repescagem: República Tcheca
Jogaço: Escócia 2x2 República Tcheca
Vexame: República Tcheca 0x1 Lituânia
Maior goleada: Espanha 6x0 Liechtenstein


O sorteio para os confrontos da repescagem foi realizado na última quinta, e os confrontos definidos foram os seguintes: Portugal x Bósnia, Turquia x Croácia, Estônia x Irlanda e República Tcheca x Montenegro.

A repescagem funciona num sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. As quatro seleções que vencerem os confrontos citados acima garantem as vagas restantes para a Euro-2012.

Vale lembrar: essa edição da Eurocopa terá dois países sede - Polônia e Ucrânia - e acontecerá entre os dias 9 de junho e 1 de julho de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário