quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Xerife ferido


(Foto: estadao.com.br)


Assistindo à entrevista de Anderson Sebastião Cardoso - ou Chicão, como é muito bem conhecido pelo bando de loucos - à TVLance!  no programa "Papo com o Benja", não pude deixar de comentar algo sobre o assunto. O zagueiro corintiano foi sacado do time antes do clássico com o São Paulo, e desde então, não foi mais relacionado pelo técnico Tite. Com contrato de mais dois anos, Chicão se vê no Corinthians em 2012, apesar dos boatos de que o jogador dificilmente irá continuar a defender o manto ano que vem.    

O episódio é um dos poucos envolvendo o Xerifão. A situação, comentada pelo colunista do Gol de Letra Wagner Alves em seu último postgerou muita boataria, sempre rotineira nos bastidores do futebol. Alguns dizem que a sua ausência no treino pré-jogo e sua saída do time deram-se pela sua má atuação na partida contra o Santos. A sequência de atuações ruins da zaga corintiana recaiu sobre os ombros do capitão. Até a baixa estatura chegou a ser motivo de sua saída - Chicão tem 1,81m. 

Após perder a posição de titular, Chicão preferiu não ficar no banco de reservas contra o São Paulo, dizendo estar sem preparo psicológico para entrar em campo, depois de ser cortado do esquema de Tite. 

Não contesto aqui a atitude de Tite ao tirar Chicão do time, mesmo sendo difícil concordar com isso. Na entrevista, o Xerife esclarece: "Tite me chamou na sala e disse que me tiraria. Falei tudo bem e não perguntei o porquê. Tenho de respeitar (...) não teve outra justificativa a não ser o critério técnico." Não venero também a posição do jogador em recusar a reserva. Mas, pelo o que se sabe dos referidos acontecimentos, é possível tentar entender  o lado do jogador: " Na véspera de um clássico o treinador chega e diz que eu não ia jogar. Foi difícil.", explica Chicão, sobre sua saída da concentração.

(Foto: globoesporte.com)
Com 183 jogos pelo Timão, 182 como titular, 2 cartões vermelhos, 3 gols contra e 36 gols marcados, o Xerife tem história com a Fiel. Começou no Mogi Mirim, passou pela Portuguesa Santista, América, Juventude, Figueirense de 2006 a 2007, campeão catarinense e destaque como capitão e cobrador de faltas. Contratado pelo Timão para o Paulista e Série B de 2008, foi vice campeão da Copa do Brasil do mesmo ano, campeão da Série B, do Paulista em 2009, assim como da Copa do Brasil. Pela raça e liderança, conquistou a braçadeira de capitão e seu lugar absoluto na zaga alvinegra. Desde que chegou, em 2008, tornou-se o segundo zagueiro que mais marcou gols pelo Corinthians. O primeiro zagueiro artilheiro é Pedro Grané - entre as décadas de 1920 e 1930.

Voltar a ser titular não será fácil para Chicão. Talvez seja o preço que irá pagar pelo seu "ato de desonra". Julgamentos à parte, fato é que o Xerife só voltará a compor o banco de reservas em caso de suspensão ou lesão de outrem. É agora a quarta opção para a defesa corintiana, e fora destes 11 jogos restantes, irá lutar por alguma atenção do professor Tite, com a garra que, dentro e fora do campo, quase nunca deixou de mostrar.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário