quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cinco rodadas em dez cobranças

Uma cobrança de pênalti pode custar o título brasileiro, assim
como custou ao Vasco o Mundial de 2000. (Foto: Divulgação)
Separados pelo círculo central, o alvinegro paulista e o Gigante da Colina faziam suas preces, davam os primeiros passos para dentro do gramado com seus pés direitos e preparavam-se para o início da partida. Com o pensamento na taça e motivados pelos talentos de Edilson, Luizão, Romário e Edmundo, os mesmos clubes que hoje se embrenham na tensão do Campeonato Brasileiro disputavam a conquista da principal competição intercontinental do mundo. Estava em jogo o primeiro troféu do Mundial de Clubes da Fifa.

Na atual conjuntura, empatados em número de pontos, Corinthians e Vasco enfrentarão as quatro últimas rodadas do Brasileirão como finais de campeonato. Cada gol marcado, cada defesa, cada ponto conquistado pode levá-los ao título.

Depois de 33 rodadas entre vitórias e tropeços  sem diferenças no marcador ao fim do tempo normal –, a competição chega aos últimos jogos, enquanto, no Mundial, a decisão ia para os pênaltis. Sem confrontos diretos, as duas equipes vivem a apreensão de vencer e esperar que o outro desperdice pontos, tal qual a disputa ocorrida há 11 anos.

As penalidades tiveram início no último domingo. O Corinthians recebeu o Atlético-PR no Pacaembu e o Vasco enfrentou o Botafogo no Engenhão. O objetivo de estufar as redes, alcançado por Rincón e Romário ao darem os dois primeiros chutes, entrelaça-se à conquista dos três pontos que podem levar uma das equipes à liderança ao fim da 38ª rodada.

A cada chute e a cada rodada, a busca por gols e pela vitória faz palpitar de ansiedade o coração dos torcedores – os que acompanharão as partidas nas próximas semanas, assim como os que estiveram presentes no Maracanã em 14 de janeiro de 2000. O Presidente Vargas e o Pacaembu serão palcos das duas próximas cobranças. O Ceará recebe o Corinthians e o Vasco vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras. Se os líderes se espelharem nos gols marcados por Fernando Baiano e Alex no Mundial, certamente lutarão para saírem vitoriosos dos embates.

Na mente dos vascaínos, vive a esperança de que Palmeiras, Avaí, Fluminense ou Flamengo – os próximos adversários do clube – não ajam como Dida ao defender a cobrança de Gilberto, tampouco que alguma falha imperdoável ocorra como a de Edmundo, que, ao perder o pênalti, entregou ao Corinthians o título de campeão mundial.

Enquanto isso, os corintianos, que esperam primordialmente um desempenho satisfatório do time, contam com os triunfos diante de Ceará, Atlético-MG, Figueirense e Palmeiras. E torcem para que, se algum vacilo como o de Marcelinho Carioca acontecer, o Vasco resvale na trave em algum dos confrontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário