terça-feira, 22 de novembro de 2011

Esqueceram de nós*

*vale lembrar que o correto gramaticalmente seria 'Esqueceram-se de nós'. Pela alusão ao filme 'Esqueceram de mim', deixei dessa forma.

por Léo Zacarin

Todo mundo vive comentando sobre os campeonatos inglês, espanhol, alemão e italiano. Porém, outras três competições que têm destaque na Europa não são tão colocadas em pauta aqui no Brasil: as ligas nacionais da França, da Holanda e de Portugal. E é por isso que eu, que acompanho tudo quanto é campeonato, resolvi trazer um balanço da história dessas ligas e do que está acontecendo nesses países aqui pro GdL.


A primeira divisão do Campeonato Francês é disputada por 20 equipes, assim como a grande maioria das competições nacionais na Europa. A primeira edição foi disputada na temporada 1932/1933. Desde o surgimento do campeonato, apenas Paris Saint Germain e Auxerre nunca foram rebaixados para a Ligue 2, segunda divisão francesa. Os estreantes Dijon e Evian, é claro, também nunca foram relegados. Em relação à classificação para as competições europeias, o campeão e o vice garantem vaga direta na fase de grupos da UEFA Champions League da temporada seguinte. O terceiro colocado joga os playoffs da UCL. Quarto e quinto colocados vão direto para a fase de grupos da Europa League e o sexto joga um round classificatório para a fase de grupos.

Maior campeão: Saint Étienne (10 títulos)
Atual campeão: Lille (3 títulos)
Favoritos: Lyon, Olympique Marseille, Lille, Paris Saint-Germain
Possíveis surpresas: Montpellier, Sochaux, Bordeaux
Número de rebaixados: 3

Hazard foi eleito o melhor jogador do
Campeonato Francês na temporada passada
(Foto: torcidachelseabrasil.blogspot.com)
A maior atração da temporada 2011/2012 talvez seja o PSG, recém comprado por um rico investidor que trouxe estrelas como Diego Lugano, Javier Pastore e Kevin Gameiro. O Lyon, que chegou a ser heptacampeão francês (2001/2002 a 2007/2008), já não tem o brilho da época de Juninho Pernambucano, mas conta com jogadores como Lisandro López e Gourcuff para tentar se reerguer. O atual campeão Lille aposta suas fichas no jovem belga Eden Hazard, melhor jogador da temporada passada, para tentar o bi. Já o Olympique, maior time francês, joga com o peso da camisa e com peças competentes como Lucho González e Valbuena e com o garoto ganês André Ayew.

A Ligue 1 dessa temporada já teve 14 rodadas disputadas. O líder é o bilionário PSG, com 30 pontos ganhos. O segundo lugar é do surpreendente Montpellier, com a mesma pontuação dos parisienses. Lille e Rennes, terceiro e quarto colocados, somam 25 pontos. O Lyon é o quinto com 23 e o Olympique amarga uma modesta décima colocação, somando apenas 18 pontos em 14 jogos.


O Campeonato Português conta com 16 times na primeira divisão. O tripé Sporting-Porto-Benfica toma conta do cenário futebolístico na terrinha desde o começo da competição, na temporada 1934/1935. Para se ter uma ideia, apenas duas temporadas não terminaram em título para algum desses três times: o de 1945/1946, vencido pelo Belenenses, e o de 2000/2001, conquistado pelo Boavista. Apenas o campeão português consegue vaga direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O segundo colocado disputa os playoffs. Para a fase de grupos da Europa League, vão o terceiro e o quarto colocados, diretamente. O quinto e o sexto disputam rounds que antecedem o acesso aos grupos.

Maior campeão: Benfica (32 títulos)
Atual campeão: Porto (25 títulos)
Favoritos: Porto, Benfica, Sporting
Possíveis surpresas: Braga
Número de rebaixados: 2
Hulk foi o artilheiro do Campeonato Português
na temporada passada (Foto: placar.abril.com.br)
A supremacia do Porto no futebol português é indiscutível. Os Dragões de Hulk e João Moutinho conquistaram cinco dos últimos seis campeonatos disputados e dão mostras de que vão com tudo para conseguir mais um caneco. O Benfica de Aimar e Saviola continua correndo atrás do rival, mas a equipe que mais se reforçou para essa temporada foi, sem sombra de dúvidas, o Sporting. Os Leões troxeram Diego Capel e Jeffrén, duas promessas do futebol espanhol, além do brasileiro Elias e do goleador holandês van Wolfswinkel.

Nessa temporada, o Porto vem mantendo o favoritismo e está na ponta da tabela de classificação, com 24 pontos em dez jogos. Empatado com os Dragões aparece o Benfica, que é o segundo colocado por ter dois gols a menos de saldo. O Sporting está colado nos líderes e é o terceiro, com 23 pontos. O Braga ainda não engrenou e ocupa a quinta posição, com 19.



O Campeonato Holandês começou a ser disputado em 1888/1889, mas a Eredivisie que conhecemos hoje só surgiu na temporada 1956/1957. A liga holandesa é composta por 18 equipes e, a exemplo dos campeonatos Português e Francês, é disputada no sistema de pontos corridos, com turno e returno. Assim como na terra lusitana, existe um tripé monopolizador na Holanda: Ajax, PSV e Feyenoord somam, juntos, 65 conquistas da liga holandesa unificada, ou seja, contando os campeonatos pré-Eredivisie.

O modo de distribuição das vagas nas competições europeias é um pouco diferente - e complicado. O campeão vai diretamente para a fase de grupos da UEFA Champions League e o segundo colocado disputa um round classificatório para tentar alcançá-la. Já a definição para a Europa League é muito complicada. Preste bastante atenção, se não vai ficar confuso! São quatro vagas para rounds classificatórios da Liga Europa. O terceiro e o quarto colocados atingem esses rounds diretamente, mas em fases diferentes (para chegar à fase de grupos, o terceiro precisa vencer um adversário; o quarto, dois); as outras duas vagas são disputadas entre o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo colocados. O quinto enfrenta o oitavo e o sexto pega o sétimo. Os vencedores desses confrontos garantem vagas para brigar por lugares na fase de grupos da Liga Europa. Ufa! 

Maior campeão: Ajax (30 títulos)
Atual campeão: Ajax
Favoritos: Ajax, PSV
Possíveis surpresas: Twente, AZ Alkmaar, Feyenoord
Número de rebaixados: 2

O uruguaio Nicolas Lodeiro
é um dos destaques do
atual campeão Ajax
(Foto: wikinoticia.com)
O Ajax é o dono da Holanda. A equipe da capital Amsterdã, além de ser a maior vencedora de todos os tempos, tem o elenco mais forte da competição. Regido por Sulejmani e Lodeiro, o Ajax é franco favorito para a conquista do que seria seu trigésimo primeiro título. O PSV, que chegou a ganhar quatro títulos consecutivos (2004/2005 a 2007/2008), é a segunda força holandesa. Conta com Toivonen e com a promessa eslovena Tim Matavz para voltar à boa fase. O Feyenoord, apesar de ser o terceiro maior campeão da história do futebol holandês, não ganha a liga nacional desde 1998/1999 e tem um plantel muito mais fraco que o das duas maiores potências. Para se ter uma ideia, a equipe de Rotterdam tomou nada mais nada menos que 10x0 do PSV na temporada passada.

O campeonato atual vem apresentando uma surpresa agradável. O líder é o AZ Alkmaar, que somou 31 pontos em 12 jogos e está três a frente do PSV, vice-líder e que tem um jogo a mais (a partida entre AZ e Excelsior foi suspensa). Na terceira colocação aparece o forte Twente, com 26. Cinco equipes vêm em seguida com 21 pontos, na seguinte ordem: Feyenoord, Groningen, Vitesse, Ajax e Heerenveen.


Esses três campeonatos podem não ter o dinheiro de uma Premier League ou o glamour de uma Serie A, mas são boas válvulas de escape para os momentos em que não há muitos jogos sendo transmitidos. E, vale lembrar, o futebol desses países revela inúmeras estrelas que, mais tarde, vêm a brilhar nos gramados das competições mais famosas. Por experiência, eu digo: não deixem os franceses, os holandeses e os portugueses de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário