quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tempestade


Lágrimas vão cair domingo. A experiência antecipada de América Mineiro e Avaí com o choro será compartilhada com mais duas equipes na última rodada do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro, Ceará e Atlético Paranaense terão que deixar de lado as campanhas pífias que fizeram até aqui e se superar na rodada dos clássicos. É o único jeito para que a lágrima não exista e se torne apenas um soluço de susto.

Quem está na pior situação? Impossível dizer. O Cruzeiro, o mais tradicional dos três, é o único do grupo que começará a última rodada do campeonato fora da zona da degola. Porém, a Raposa enfrentará o seu maior rival: o Atlético Mineiro. Como agiria qualquer outro time na sua situação, o Galo fará de tudo pra afundar seu arquirrival e derrubá-lo para a Série B. O maior problema do Cruzeiro é o Bahia. A equipe soteropolitana não tem grandes ambições para a rodada derradeira do Brasileirão, mas deu um jeitinho de se tornar protagonista. No último sábado, o Bahia lançou uma nota em seu site oficial em que dizia torcer pela permanência do Ceará na primeira divisão. Para piorar a situação, as duas equipes nordestinas se enfrentam no domingo, e a Raposa, é claro, está com o rabo entre as pernas com o pensamento de que o Bahia vai entregar o jogo.

E aí? O Bahia vai entregar ou não? (Foto: reprodução do site oficial do Bahia)

A situação do Ceará é mais fácil, então? Impossível dizer. Na décima sétima posição, com 39 pontos, o Vovô é o porteiro da zona de rebaixamento. Apesar dos temores do Cruzeiro, o Bahia lançou o discurso clichê de que a equipe é formada por profissionais que são pagos para vencer e não é do feitio deles entregar uma partida. Além disso, uma vitória e uma combinação de resultados podem dar ao Bahia uma vaga na Copa Sul-Americana, o que se torna um atrativo a mais para a equipe de Joel Santana.

E o Atlético Paranaense, como fica? Impossível dizer. O Furacão recebe o Coritiba na Arena da Baixada no que vem sendo considerado o "Atletiba do século". A vitória significa, para o Coxa, vaga na pré-Libertadores. Para o Atlético, inicialmente, não significa nada; o rubro-negro paranaense precisa vencer e torcer por tropeços de Ceará e Cruzeiro. Talvez seja a situação mais complicada.

A matemática é complicada e o Brasileirão já provou que ela não ajuda ninguém. Porém, é sempre bom saber o que pode acontecer. Obviamente, se as três equipes obtiverem o mesmo resultado, cairão Ceará e Atlético-PR. O Cruzeiro precisa de uma vitória para se manter na Série A. O Ceará tem que vencer e torcer para que os mineiros empatem ou percam. Já o Furacão precisa de uma combinação bem improvável: além de derrotar o Coritiba, tem que torcer por um tropeço do Ceará e por uma derrota do Cruzeiro, porque um simples empate no clássico mineiro rebaixa o Furacão.

Torcidas de Ceará, Cruzeiro e Atlético-PR: só uma delas vai fazer festa na Sèrie A do ano que vem
(Foto: Divulgação / Montagem do autor)

Contas. Sofrimento. Lágrimas. Nada disso impedirá que duas dessas três equipes se afundem e disputem a Série B do ano que vem. Depois disso, o melhor a se fazer é se espelhar em Corinthians e Vasco, que foram campeões da segundona em 2008 e 2009, respectivamente, e agora disputam o título do Brasileirão. Depois do rebaixamento, o pensamento tem que ser no famoso ditado: "Depois da tempestade, vem a bonança". Mas é claro que nenhuma dessas três torcidas querem ver essa tempestade arrastando seu time para o abismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário