domingo, 11 de dezembro de 2011

Mais do mesmo. Ótimo!


O Barcelona é o atual campeão da Uefa Champions League
(Foto: Divulgação)

A Uefa Champions League, mais conhecida no Brasil como Liga dos Campeões da Europa, é considerada o melhor e maior campeonato entre clubes do mundo. A competição é marcada tanto pela participação dos milionários e tradicionais clubes, como Real Madrid, Barcelona, Milan e Manchester United, como pelas constantes ‘zebras’ que passeiam nos gramados europeus.

A temporada atual da Champions já chegou ao fim da fase de grupos, e tem feito jus à sua fama. Real Madrid e Barcelona, por exemplo, se classificaram invictos - na primeira posição - em seus grupos e são favoritíssimos na disputa pela taça. As zebras, porém, não deixaram de aparecer. O modesto Basel, da Suíça, eliminou o poderoso Manchester United. O Apoel, do Chipre, terminou na liderança do grupo G, que ainda tinha Porto, Zenit e Shakhtar Donetsk. Surpreendente.

Os brasileiros Gustavo Manduca (dir.) e Aílton são os destaques da surpresa cipriota
(Foto: Divulgção)

Como não poderia deixar de ser, essa edição da Liga dos Campeões já entrou para a história: é a Liga com mais países representados nas oitavas de final. São nove no total. A nação com mais representantes é a tradicional Itália, com Milan, Internazionale e Napoli garantidos no mata-mata. Entretanto, quem diria que a Rússia teria o mesmo número de representantes da Espanha e da Inglaterra? Enquanto Real e Barça levam a bandeira espanhola e Chelsea e Arsenal jogam pelos ingleses, Zenit e CSKA surpreenderam e colocaram os russos em peso nas oitavas. E mais: quem arriscaria afirmar que uma equipe cipriota seria capaz de passar para a próxima fase? A classificação do Apoel também foi um marco histórico da UCL 2011/2012.

Se esta temporada da Champions ainda está na metade – das 32 equipes, 16 permanecem na disputa – e já entrou para a história, o que esperar das fases finais? Emoção, com certeza. E surpresas, com quase certeza. Quem viu o Tottenham eliminar o Milan e o Schalke 04 eliminar a Internazionale, ambos na temporada passada, sabe que a chance do inesperado acontecer é grande. E é esse ascender do inesperado que dá o charme e o glamour da Liga dos Campeões.

Nota: o sorteio para a definição dos confrontos das oitavas de final acontece na próxima sexta, dia 16.


*Texto publicado no dia 11/12/2011 no Jornal Mantiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário