sábado, 31 de dezembro de 2011

O que esperar para 2012?


O ano de 2011 acaba hoje. Eu sei que isso não é novidade pra ninguém, mas precisava disso pra começar o post. Dá licença? Obrigado. Enfim, a reta final do ano deixa o futebol dentro de campo um pouco de lado e só fala de planejamento, estrutura, negociações e objetivos das equipes para o ano seguinte. Por falar em objetivos, o que será que os times paulistas esperam conseguir no ano que começa amanhã?


O Corinthians disputará, na próxima temporada, o Paulistão, o Campeonato Brasileiro e a Libertadores da América. É arriscado demais dizer que o Timão tem chances de disputar o Mundial - não porque a Libertadores conta com 32 equipes fortes, mas porque é do Corinthians que estamos falando. Aliás, essa é a última chance que o Alvinegro tem de honrar a força de seu nome e ganhar a Libertadores antes que o mundo acabe.

O maior reforço do Corinhians para a temporada
2012 é não ter que disputar a Pré-Libertadores
Além de tentar alcançar o sonho da torcida, o Timão ainda vai defender o título do Brasileirão e tentar aumentar a hegemonia no Paulista. Como o estádio ainda vai demorar um pouco pra sair, os rivais vão ter muito o que zoar em 2012, principalmente se a lógica prevalecer na Libertadores e o Corinthians passar vergonha mais uma vez.




O único outro paulista que ganhou alguma coisa em 2011 também sonha alto para a temporada que está por vir. O Santos, campeão do Paulistão e da Libertadores, busca manter os craques Neymar e Ganso para tentar repetir os feitos deste ano, mas, se depender da torcida, a coisa vai ser difícil para o Peixe. É mais fácil a equipe praiana ser campeã do Mundial em cima do Barcelona do que ver a sua torcida lotar o estádio - e olha que a Vila Belmiro é pequena! Com uma média ridícula de público, a torcida parece não representar a força da equipe santista.


Torcida do Santos comemorando o
título da Libertadores 2011

Particularmente, acho descabido o fato de as outras torcidas das equipes brasileiras tirarem sarro do Santos por ter perdido para o Barcelona na final no Mundial de Clubes da Fifa. Sim, foi vergonhoso, mas qual equipe não gostaria de estar lá? Não como saco de pancadas, é claro, mas por poder ostentar o título da Libertadores e por poder chegar perto do Xavi e do Iniesta - se bem que os santistas sequer viram os meias do Barça na partida.




O São Paulo vem caindo feio do cavalo nos últimos anos. Depois de ganhar um Mundial e três brasileiros consecutivos, parece que a "soberania" de que a torcida tricolor tanto se orgulhava virou passado. O time do Morumbi não ganha nada desde 2008 e os adeptos têm vivido de zombar dos rivais ultimamente, porque depender dos triunfos da equipe tá difícil.

Rogério Ceni virou especialista em imitar os
goleiros do SuperStar Soccer
O São Paulo espera, portanto, voltar aos seus dias de glórias e conquistas. Assim como o Corinthians, o Tricolor tem a chance de conquistar um título inédito: o da Copa do Brasil, que dá vaga para a Libertadores de que os são-paulinos tanto sentem falta. Uma boa colocação no Brasileiro também é imprescindível para reviver a confiança do ausente e condicional torcedor, e um título da Sul-Americana também não seria mal recebido.


Com o perdão do trocadilho, o Porco tá na lama. De 2000 pra cá, tudo o que o Palmeiras conseguiu foi um título paulista, em 2008, e a impaciente torcida está furiosa com as últimas temporadas do Verdão. Sinceramente, parece que 2012 não será muito diferente. Mesmo assim, o Palmeiras precisa lutar para estar de volta nos trilhos.

Maikon Leite tenta parir um 2012 melhor
para o Palmeiras
A equipe palestrina também está de fora da Libertadores. Assim, restam Brasileiro, Paulista, Copa do Brasil e Sul-Americana para o Palmeiras tentar ganhar alguma coisa. Porém, se o elenco alviverde não se reforçar e as campanhas continuarem fracas, a torcida terá que se conformar, de novo, em tentar tirar o título dos rivais.

Estes são os desejos dos gigantes paulistas para a próxima temporada. E você, leitor/torcedor/sofredor? O que espera para 2012?

Nenhum comentário:

Postar um comentário