sábado, 21 de janeiro de 2012

Estaduais - O Gauchão


O ano já começou há um bom tempo, mas apenas agora o futebol brasileiro profissional volta de verdade à ativa. Os campeonatos estaduais por todo o país despertam as rivalidades regionais e dão aos clubes do interior uma chance de demonstrarem qualidade. É claro que os clubes grandes levam uma vantagem imensa em relação aos menores no que diz respeito ao aspecto financeiro, no entanto, outros fatores podem ser definitivos para que esses azarões façam boas campanhas. Um estadual que deixa isso muito evidente é o Gauchão.

"Dagol" veio do São Paulo para formar dupla com Damião.
O campeonato do Rio Grande do Sul começou na quarta-feira, dia 18, com a partida entre Internacional e Novo Hamburgo que terminou em 1 a 0 para o time de Porto Alegre, com gol de Oscar. Esta partida mostrou um Inter com boas opções, como Bolatti e Jô, que passaram por maus momentos na temporada passada, mas que podem se encontrar este ano. Jovens como Oscar e Damião prometem ser grandes destaques na temporada e o recém-contratado Dagoberto é outra aposta do elenco. O grande medo dos colorados é perder o meia D’alessandro, considerado cérebro do time.

A perda de D’alessandro não seria tão trágica quanto os torcedores estão imaginando. Oscar pode desempenhar tranquilamente o papel de armador, o ataque com Damião e Dagoberto é muito forte e o sistema de marcação do Inter não pode se dar ao luxo de atacar com tantos jogadores. É claro que o argentino faria alguma falta no meio, mas ele não é uma peça insubstituível, portanto, com ou sem D’ale, o Inter é um dos grandes clubes do início de temporada.

O outro grande candidato ao título Gaúcho ainda não estreou, mas promete vir com muita força. O Grêmio fez ótimas contratações para a temporada, dentre elas destacam-se os atacantes Kléber e Marcelo Moreno e o volante Léo Gago, que está sendo muito elogiado pela comissão técnica tricolor. Ainda existe também a esperança pelo anúncio do meio-campista Giuliano. Com todas estas contratações o Grêmio vai se firmando como favorito ao título regional, e também como um dos principais candidatos à Copa do Brasil.

O "Gladiador" tentará retomar sua boa
 fase no Grêmio


O nome de Carlos Eduardo também rondou o Olímpico, no entanto acabou não sendo contratado. É claro que ele representaria um grande reforço, porém, talvez fosse dinheiro mal gasto pelos gaúchos. Douglas é um grande meia, além do que, Marquinhos e Marco Antônio (ex-portuguesa), podem dar conta do recado quando necessário. Talvez compensasse investir esse valor destinado a Carlos Eduardo (ou até menos) no setor de defesa, onde nomes como Naldo e Saimon não parecem suficientes.

Além dos dois grandes, o campeonato gaúcho deve ter Caxias, Novo Hamburgo e Juventude como forças do interior. Enquanto o alvi-verde serrano vem com o crédito de campeão do interior, o Caxias e o Novo Hamburgo correm por fora com boas equipes montadas para o estadual. Os dois times de Caxias sempre representaram problema para os grandes, principalmente quando jogm em seus domínios. Enquanto isso, o Novo Hamburgo é uma força mais recente. Outros pequenos times podem complicar partidas isoladas, o Pelotas, com seu estádio no estilo caldeirão, é um bom exemplo disso.

O fato é que, no final das contas, o Campeonato Gaúcho continua sendo uma competição entre Grêmio e Inter, com pequenos clubes se aventurando na busca de uma boa colocação. Nessa briga quem ganha é o futebol, que encontra todo ano algumas boas revelações nos clubes pequenos e vê um duelo interessantíssimo entre os clubes de Porto Alegre. Um campeonato repleto de clássicos e rivalidade, que promete mais um duelo interessantíssimo entre azuis e colorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário