sábado, 21 de janeiro de 2012

Estaduais - o Paulistão


Atual campeão nacional, Timão é mais um atrativo do Paulistão (Foto: globo.com)
O melhor estadual do país está de volta. E esse ano promete ainda mais. Reunindo as equipes mais fortes do interior do Brasil, os atuais campeões nacionais das Séries A e B, o atual campeão da América, o sempre poderoso São Paulo e o tradicional Palmeiras, o Paulistão de 2012 tem tudo para ser um grande campeonato.

Das 20 equipes participantes, seis disputarão a Série A do Brasileiro em 2012. Além dos quatro gigantes, a Portuguesa tem um ótimo time, um padrão de jogo bem estabelecido e repôs bem as peças que perdeu. A Ponte Preta promete fazer jogo duro para as grandes equipes. No interior, equipes tradicionais como Guarani, XV de Piracicaba e Comercial estão de volta, com destaque para o time de Ribeirão Preto, que conta com jogadores como Fabão e Romerito para fazer bonito.

Além desses, estão o sempre "chato" São Caetano, o Bragantino e o Guaratinguetá, sendo que os dois últimos tiveram boas campanhas na Série B passada. O endinheirado Grêmio Catanduvense também quer arrancar pontos dos grandes. Oeste, Mirassol, Linense, Mogi Mirim, Paulista e Ituano completam o grupo de equipes que fazem do Paulistão o mais forte dos estaduais.

Por mais que muitos questionem o verdadeiro valor dos estaduais, colocando-os em segundo plano e, por vezes, desmerecendo os campeões, é essencial ressaltar que o Campeonato Paulista pode não conseguir levar um time ao céu, mas certamente tem o poder de levá-lo ao inferno. Uma boa campanha pode não ser reconhecida, mas uma campanha ruim ou abaixo do esperado pode custar o emprego de treinadores e jogadores, como Muricy Ramalho no Palmeiras em 2010.

Tricolor investiu pesado e trouxe Jadson
(Foto: Diário SP)
Esse risco é grande, por exemplo, no São Paulo e no Palmeiras. Atrás em relação aos rivais alvinegros, Tricolor e Verdão buscam a afirmação de suas equipes para obter a confiança necessária para o restante da temporada. O São Paulo apostou na reformulação do elenco, não apenas nas peças que o compunham, como no estilo e no perfil dos atletas.

Um megatime, no papel, está sendo montado pelos lados do Morumbi. Rogério Ceni, Rhodolfo, Bruno Cortês, Casemiro, Lucas, Jadson e Luis Fabiano são todos jogadores de seleção. Rogério e Luis Fabiano, embora ausentes nas convocações atuais, já disputaram Copas do Mundo e são ídolos da torcida sãopaulina. Além desses, Iván Píris é presença constante na seleção paraguaia. E pode vir Nilmar...

Além desses, o clube trouxe revelações do campeonato brasileiro, como Maicon, Edson Silva e Paulo Miranda, além do experiente Fabricio. Devido a todo o investimento, a expectativa é grande pelos lados do Morumbi. Um fracasso ou um desapontamento muito grande pode custar a cabeça de Emerson Leão.

Em situação mais complicada encontra-se o vizinho de CT, o Palmeiras. Em crise há meses, com um elenco limitado e poucas caras novas, o trabalho e a conduta de Felipão são cada vez mais questionados. A aposentadoria do ídolo Marcos também pode ser sentida pelo Verdão, ainda que este já não jogasse tantos jogos. O risco de cabeças rolarem no Palestra é grande já no Estadual.

Em bom momento e mais distantes desse risco, Santos e Corinthians dividirão as atenções com a Libertadores da América. Mas se alguém acha que o Timão terá vida fácil, engana-se. Mesmo com um time misto, na derrota para Portuguesa no amistoso de quarta-feira, a conduta de Adriano deixou impaciente a Fiel Torcida. O Paulistão pode ser a chance da redenção do Imperador com a camisa corintiana, além da grande oportunidade para os reforços trazidos pelo Alvinegro. Por outro lado, mais uma decepção no Parque São Jorge pode esgotar de vez a pacicência dos corintianos.

O Paulista é um campeonato muito forte e há bastantes coisas em jogo. Embora os quatro grandes pareçam muito à frente dos 'pequenos', estes sempre tentam, várias vezes com sucesso, complicar a vida de Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário