segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estaduais - O Carioca


Nesse sábado começou o campeonato estadual mais desequilibrado do Brasil. Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense e doze sacos de pancada compõem o Campeonato Carioca, torneio cuja única utilidade é proporcionar uma grande quantidade de clássicos entre os quatro grandes clubes, reforçando anualmente a rivalidade entre eles.

Pode parecer exagero chamar os outros clubes cariocas de sacos de pancada, mas o fato é que desde 1966, quando o Bangu foi campeão, o título não escapa de um dos gigantes do estado. De vez em quando, um dos figurantes até aparece nas finais da Taça Rio ou da Taça Guanabara, mas sem reais pretensões de título. Lembrando que o estadual do Rio se divide em dois torneios, ambos com uma fase de dois grupos, com oito times em cada, e então as semifinais e finais. Os campeões dos torneios se enfrentam em uma final geral. Caso o mesmo time vença ambas as taças, ele se torna automaticamente campeão estadual.

Dentre os sempre favoritos, o que menos parece ter força por enquanto é o Flamengo. A equipe já vem há muito tempo com problemas no setor defensivo e a perda de Alex Silva, único zagueiro realmente confiável do time, deve ampliar o problema. Atletas como Gustavo, David e Wellington não têm a menor condição de serem titulares do rubro-negro, mas, ainda assim, um deles deve formar a dupla de zaga ao lado do recém contratado Marcos González, ex-Universidad de Chile. O defensor de 31 anos foi eleito o décimo melhor jogador da América em 2011, sendo o primeiro zagueiro da lista, apenas um voto à frente de Dedé. Apesar de todo o crédito que essa premiação dá ao defensor, ele não deve ser capaz de resolver os problemas do Fla.

O Flamengo precisará muito
de R10 em 2012.
Outro problema que o time da gávea enfrenta é o ataque. Deivid já mostrou que não é o mesmo das épocas de Corinthians ao protagonizar inúmeros lances dignos de Inacreditável Futebol Clube no último brasileirão. As outras opções são Negueba, Diego Maurício, Itamar e Jael, que, apesar de serem nomes interessantes (principalmente os dois primeiros), não podem ser vistos como salvadores de pátria. O nome que pode ajudar a resolver esse problema é o de Vágner Love, que vem sendo especulado como reforço. A perda de Thiago Neves é mais uma coisa que deve enfraquecer muito o elenco, principalmente devido à imensa falta de regularidade apresentada por Ronaldinho Gaúcho. O que pode ajudar o Flamengo nesse começo de ano é a presença de vários jovens talentos. Apesar de não terem ido bem na Copa São Paulo, o meio campista Muralha, o meia atacante Thomás e principalmente o armador Adryan são excelentes apostas.

Thiago Neves promete fortalecer muito
o tricolor carioca.
Enquanto uns começam com problemas, outros começam cheios de expectativas. É o caso do Fluminense. O tricolor das laranjeiras fez uma boa campanha em 2011, principalmente no final do ano, e para essa temporada, as contratações são de qualidade. A saída de Mariano foi compensada pela chegada do lateral Bruno, ex-Figueirense, que fez um excelente Brasileirão. Para reforçar o time, os meias Wagner e Thiago Neves e o volante/lateral Jean foram contratados, além de alguns jogadores de menor expressão. Somados a grandes nomes como Deco, Fred, Rafael Moura e Rafael Sóbis, estes jogadores ajudam a formar o que deve ser o melhor elenco do Rio de Janeiro. Os pontos fracos da equipe continuam sendo a dupla de zaga, composta por Gum e Leandro Euzébio, e o goleiro Diego Cavalieri. Os três jogadores não são de todo mal, mas também não são os ideais para a titularidade de um clube que pretende conquistar a Libertadores em 2012. Libertadores esta que provavelmente será prioridade absoluta do Flu, atrapalhando um pouco as chances do time no estadual.

O melhor carioca de 2011 deve passar pelo mesmo problema no estadual. Muito modesto nas contratações, o Vasco não possui um elenco tão forte quanto o torcedor gostaria. Se na função de meia armador, sobram jogadores de talento (Felipe, Diego Souza, Juninho Pernambucano e Bernardo), em todas as outras o time tem problemas com os substitutos, e em algumas, até mesmo com os titulares. A dupla de zaga, se formada por Dedé e Rodolfo (ex-Grêmio), deve ser forte, considerando, é claro, que Rodolfo consiga retomar o bom futebol que já apresentou. No entanto, faltam substitutos de bom nível. O mesmo pode ser dito da lateral direita, onde Fágner é extremamente superior aos seus reservas. O ataque do time também sofre. Éder Luís e Alecsandro são bons jogadores, mas não impressionam e substitutos para a posição praticamente inexistem. Tudo indica um Vasco que contará novamente com Diego Souza mais avançado. Um time com um elenco tão limitado já teria problemas mesmo que disputasse um único campeonato, tendo que priorizar a Libertadores então, é muito provável que o Vasco corra por fora pelo título carioca.
Dedé e Loco Abreu: dois craques e dois ídolos que estarão nesse carioca
Tendo em vista todos os times e suas prioridades, o Botafogo surge como favorito no estadual, e não é só por não estar na competição continental. O Fogão pode dizer, esse ano, que não será um time de uma estrela solitária. Vários bons nomes compõem o grupo do alvinegro, principalmente no setor ofensivo. O lateral esquerdo Márcio Azevedo não é um grande marcador, mas se destaca por ser ótimo no apoio e deve conseguir substituir Cortês. No meio de campo, o volante Renato já mostrou que tem boa técnica para sair para o jogo, enquanto que os meias Maicossuel, Elkeson e o recém contratado Andrézinho, dão muita qualidade para a criação de jogadas do time. No ataque, Loco Abreu é absoluto e já provou que pode resolver. Enquanto isso, Herrera, Caio e Alex são ótimas opções e brigam para provar que podem beliscar uma vaga na equipe. Além disso, Jóbson aparece novamente no clube. É claro que o atacante já demonstrou várias vezes que seus problemas extra-campo podem prejudicá-lo, mas seu talento é indiscutível. 

O volante Marcelo Mattos, os zagueiros Fábio Ferreira e Antônio Carlos e o goleiro Jefferson representam a força defensiva do time. Os três primeiros são bons jogadores de contenção, claro que possuem suas falhas com a bola no pé, mas, no que diz respeito a destruir as jogadas, todos possuem muita capacidade.  O quarto nome é simplesmente o do melhor goleiro do país. Jefferson pode ser o diferencial em muitas partidas, como já foi em 2011. Podemos destacar como ponto fraco do Glorioso a falta de um lateral direito confiável, visto que Lucas não demonstrou ainda um futebol merecedor da titularidade. Além disso, o que pode pesar como contra é a presença do técnico Oswaldo de Oliveira, que, apesar de ser muito vitorioso, não figura mais como um dos grandes técnicos brasileiros.

Se os clubes pequenos do Rio de Janeiro não animam ninguém, ao menos os quatro grandes prometem provar que o futebol carioca atravessa realmente uma grande fase. Muitos clássicos sensacionais devem acontecer ao longo das Taças Rio e Guanabara. Agora é ficar ligado para ver qual gigante pode mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário