terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Circo do cartola em chamas


Abalável? (Foto: Divulgação)
Eis que, depois de incansáveis esforços, especulam-se possíveis tremores nas mãos do ‘inabalável’ Ricardo Teixeira. O presidencialismo às avessas exercido há 25 anos pelo cartola atingiu momento crucial: testas se franzem quando espectadores e até outros dirigentes com tetos de vidro trincados analisam o senhor de cabelos grisalhos e bochechas avantajadas.

O burburinho que tomou as discussões futebolísticas nas últimas semanas diz respeito a um possível pedido de demissão de Teixeira. O dirigente estaria disposto a deixar a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. A aposta de renúncia do decadente cartola foi defendida, entre outros, pelos jornalistas Ricardo Perrone e Juca Kfouri.

Com os braços estendidos para agarrar a presidência da Fifa em 2015, as poucas aparições públicas de Teixeira são medida para não enterrar de vez sua imagem. A substituição de suas expressões carrancudas pelos sorrisos carismáticos de Ronaldo é só mais uma tentativa de blindagem. Para engrossar ainda mais o caldo, o ex-presidente do Corinthians e diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez, não se cansa de tirar as mãos do fogo e desfilar despreocupado em cima do muro. Com isso, não perde apoio e tampouco atrela-se às falcatruas de Teixeira.

Pelé, em contrapartida, que há muito mantinha-se distante das polêmicas, prontificou-se acerca do assunto. Segundo relato do jornalista inglês Keir Radnedge, o embaixador da Copa teria se aproximado de Joseph Blatter, presidente da Fifa, para mostrar-se a favor da saída do atual mandatário da CBF. Sob interesses duvidosos, é claro. O governo federal já se posicionou com certa antipatia em relação ao dirigente e não espanta que Dilma queira livrar seu mandato de escândalos de corrupção.

Keir Radnedge também apontou suposta união de Romário e Blatter com a intenção de afastar Teixeira do cargo. Temerosos devido à má fama de Teixeira, os mandatários da Fifa parecem querer desvinculá-lo da organização de seu maior evento. Em todo caso, o Baixinho precisa ter cuidado ao aliar-se à cartolagem suja para, paradoxalmente, atacá-la. 
Fica a dúvida sobre que interesses esse aperto de mãos esconde
(Foto: Divulgação/Fifa)
Depois de fechado o cerco, o presidente estaria preocupado com o desenrolar das investigações que o envolvem e apelaria para cansaço físico e problemas de saúde. É o que algum outro cartola teria declarado a Perrone. Dadas as incertezas, passa-se ao que se desdobraria se o país fosse agraciado com a renúncia.

O substituto de Ricardo Teixeira seria o vice-presidente José Maria Marín, recentemente envolvido em escândalo transmitido ao país inteiro. Enquanto a equipe do Corinthians era premiada pela vitória da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no dia 25 de janeiro, Marín enfiou no bolso a medalha que seria entregue a Mateus. A euforia de que a CBF livraria-se de um imperador logo se esvai quando se vê que o substituto comporta índole tão ‘admirável’. Descartadas as esperanças, nota-se ainda que, muito provavelmente, o vice serviria a Teixeira como simples marionete.


Fato que ajuda a comprovar a hipótese do cartola fora dos cargos atuais é a demissão de seu tio, Marco Antônio Teixeira. Partida do dirigente, a decisão de eliminar alguém cujos interesses vão de encontro aos seus seria medida paliativa caso deixe a CBF.

Há de se desconfiar, porém, de tamanho cuidado de Ricardo Teixeira quando o Congresso Nacional exprime, em meio a uma teia de interesses, notável descaso na investigação das irregularidades no futebol.

Como no mundo da cartolagem ninguém larga o osso facilmente, saindo ou não, os anseios do dirigente continuarão sendo atendidos por qualquer nome que responda pela presidência da CBF. A renúncia seria apenas mais uma cartada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário