sábado, 19 de maio de 2012

Palpitômetro: Brasileirão 2012


Corinthians, São Paulo, Fluminense e Santos são os favoritos dos
colunistas do Gol de Letra para levantar o caneco


Dizem que de técnico de futebol todo mundo tem um pouco. O que esquecem de falar é que todos têm um quê de “Mãe Diná”. E a equipe do Gol de Letra Esporte Clube não é exceção: depois de dar os pitacos sobre a Final da Champions League, chegou a vez do Brasileirão 2012.

O Campeonato Brasileiro é equilibradíssimo - e longo. Por isso, quaisquer previsões feitas agora podem parecer loucura. Mas não somos todos loucos, ao menos, por futebol?

Partindo desse princípio, os colunistas do blog não tiveram medo e arriscaram: palpites sobre quem vai ser o campeão, quem se classifica para a próxima Libertadores e para a próxima Sulamericana, e os quatro rebaixados. O pacote completo.

Abaixo, a análise dos nossos colunistas. Bom Brasileirão a todos!

O Campeão


Quatro times foram apontados, ao todo, como candidatos ao título brasileiro: Santos, Corinthians, Fluminense e São Paulo.

O Peixe recebeu seis votos, no total, levando em consideração os palpites dos colunistas que ficaram divididos entre uma e duas equipes. Dessa mesma forma, o Timão e o Flu obtiveram três indicações, e o Tricolor Paulista, duas.

“Talento individual não vence qualquer disputa a longo prazo, apenas as batalhas pontuais: as partidas. E por que, então, apostar no Santos como campeão do Brasileirão? Ora, simples. Primeiramente porque é regido por Muricy Ramalho, um mestre da visão corporativa e administração. Nunca foi bom em partidas eliminatórias, mas demonstra ser um nobre comandante, muitas vezes sanguinário, em empreitadas longas.”, opina Gabriel Oliveira, colunista do Gol de Letra. 

Contudo, o time da Vila não é unanimidade entre os colunistas. João de Oliveira é um dos que não acreditam no título santista:

“É verdade que o Santos tem em seu elenco alguns jogadores de muito talento, como Paulo Henrique Ganso, Elano ou aquele que deve se tornar o melhor do mundo em breve: Neymar. No entanto, o campeonato brasileiro não é uma competição que se ganha com uma atuação sensacional avulsa ou em uma jogada incrível, mas com regularidade. O São Paulo tem seu elenco muito mais qualificado (principalmente do meio para trás), além de ser muito menos dependente de nomes específicos, o que dá maior consistência para o time em um campeonato de pontos corridos.”. 

Classificados para a Libertadores



Outro palpite dado pelos colunistas foi sobre quais times serão os classificados para a Libertadores de 2013, além da equipe que foi indicada como campeã nacional. O nome do Corinthians aparece nove vezes na lista, seguido pelos tricolores paulista e carioca, com sete indicações cada. O Internacional de Porto Alegre teve cinco votos.

O Santos seguiu bem cotado: apenas o colunista Lucas Leite acredita que o Peixe não ficará entre os quatro primeiros colocados. Os outros todos apontaram o alvinegro como campeão ou classificado à Libertadores.

O Vasco, atual vice-campeão, obteve dois votos, e o Palmeiras, um. Desacreditado pela maioria, o Verdão foi indicado por Felipe Altarugio: “o Palmeiras é um time com potencial de crescimento ao longo da temporada. Pode não ser um primor técnico, mas vencer o time de Felipão, principalmente com o alviverde como mandante, não é tarefa fácil para ninguém. Se Santos ou Corinthians levarem a Libertadores, ou ainda o São Paulo conquistar a Copa do Brasil, o time do Palestra pode surgir como uma surpresa na quinta vaga. Também não descarto a possibilidade de o Palmeiras ser campeão da Copa do Brasil.”

Zona da Sulamericana



Todos os anos, as oito equipes colocadas após a zona de classificação para a Libertadores ganham vaga para a Copa Sulamericana do ano seguinte. Ousados, os escritores do Gol de Letra opinaram sobre quem seriam esses oito em 2012.

Aqui, tivemos a única unanimidade: o Grêmio. Todos os dez colunistas acreditam que o Tricolor Gaúcho não tem um time para brigar pela Libertadores, mas bom o suficiente para garantir a Sulamericana. Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Coritiba, Vasco e Atlético Mineiro também aparecem bem cotados, com aparições em mais da metade das listas. Entre as supresas, o Bahia recebeu dois votos, e Ponte Preta, Sport e Atlético Goianiense tiveram uma indicação cada.

Apenas dois clubes não apareceram na lista da Sulamericana: Portuguesa e Náutico. Lucas Leite, único dos colunistas a tirar o Santos das quatro primeiras posições, cravou que o Peixe não conseguirá nada além da Sulamericana: “Campeão paulista e forte candidato ao título da Libertadores, o Santos nem sempre mostra a mesma força nos pontos corridos. Se campeão da competição continental, pode dar a famosa 'relaxada', caso não a vença, pode vir a desmotivação. Espero estar errado quanto ao pessimismo. Só as 38 longas rodadas dirão.”.

Rebaixamento


Como não poderia deixar de acontecer, os goldeletrenses também deram os pitacos sobre quais serão os quatro times rebaixados para a Série B. Náutico (9 votos), Ponte Preta (8), Figueirense (6), Portuguesa, Bahia, Atlético Goianiense (4), Sport (3) e Flamengo (2) são os times indicados para ocupar as quatro primeiras posições.

O Náutico lidera com folga a lista dos favoritos ao rebaixamento. O único a “salvar” o Timbu da degola foi Renan Fantinato: “Não acredito que o Náutico fará uma campanha brilhante, mas acho que os jogos dentro dos Aflitos farão a diferença para salvar a equipe do rebaixamento, visto que é muito difícil ganhar lá dentro. Isso vai funcionando como um diferencial em relação às outras equipes. Acho que, por isso, o Náutico deve ficar à frente de Portuguesa, Ponte Preta, Bahia e Atlético Goianiense”.

Uma surpresa apareceu duas vezes na lista: o gigante Flamengo foi indicado duas vezes como candidato ao rebaixamento. Felipe Vaitsman acredita que os dias do Urubu na Série A estão contados:

“A diretoria rubronegra é muito nebulosa. É claro que isso reflete no futebol. Acho que o Joel vai ser demitido logo no primeiro deslize e o time vai desandar. A falta de planejamento e transparência são problemas do Flamengo há algum tempo, e isso não vai passar impune sempre. Para mim, o Mengão não sobrevive a esse Brasileiro”.

Além de Felipe, João de Oliveira também acredita no rebaixamento do Mengão.

Veja abaixo os palpites de cada colunista 

Colunista: Amanda Melo
Campeão: Santos
Libertadores: Corinthians, Fluminense e São Paulo
Sulamericana: Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Coritiba e Atlético-MG
Rebaixamento: Náutico, Ponte Preta, Atlético-GO e Sport

Colunista: Felipe Altarugio
Campeão: Corinthians ou São Paulo
Libertadores: São Paulo ou Corinthians, Internacional, Santos e Palmeiras (com quinta vaga)
Sulamericana: Coritiba, Vasco, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG e Atlético-GO
Rebaixamento: Portuguesa, Ponte Preta, Figueirense e Náutico

Colunista: Felipe Vaitsman
Campeão: Santos
Libertadores: Corinthians, Internacional e Vasco
Sulamericana: São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba
Rebaixamento: Flamengo, Náutico, Bahia e Ponte Preta 

Colunista: Gabriel Hirabahasi
Campeão: Corinthians, Fluminense ou Santos (dependendo do resultado da Libertadores) 
Libertadores: Corinthians, Santos, São Paulo e Fluminense
Sulamericana: Palmeiras, Vasco, Flamengo, Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Botafogo e Figueirense
Rebaixamento: Portugesa, Sport, Náutico e Atlético-GO

Colunista: Gabriel Oliveira
Campeão: Santos
Libertadores: Corinthians, Fluminense e Internacional
Sulamericana: Vasco, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Coritiba, Bahia, Flamengo e Atlético-MG
Rebaixamento: Ponte Preta, Náutico, Portuguesa e Figueirense

Colunista: João de Oliveira
Campeão: São Paulo
Libertadores: Corinthians ou Santos (um pela Libertadores), Fluminense e Internacional
Sulamericana: Grêmio, Vasco, Botafogo, Bahia, Palmeiras, Sport, Ponte Preta e Atlético-MG
Rebaixamento: Nautico, Atlético-GO, Flamengo e Figueirense

Colunista: Leo Zacarin
Campeão: Santos
Libertadores: Corinthians, Fluminense e São Paulo
Sulamericana: Flamengo, Vasco, Internacional, Cruzeiro, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG e Grêmio
Rebaixamento: Náutico, Ponte Preta, Figueirense e Sport

Colunista: Lucas Leite
Campeão: Fluminense
Libertadores: Vasco, São Paulo e Internacional
Sulamericana: Palmeiras, Coritiba, Corinthians, Figueirense, Botafogo, Grêmio, Flamengo e Santos
Rebaixamento: Ponte Preta, Náutico, Bahia e Sport

Colunista: Maria Tebet
Campeão: Corinthians ou Fluminense
Libertadores: Corinthians ou Fluminense, São Paulo e Santos
Sulamericana: Grêmio, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Vasco, Internacional e Coritiba
Rebaixamento: Ponte Preta, Náutico, Bahia e Figueirense

Colunista: Renan Fantinato
Campeão: Santos
Libertadores: Corinthians, Fluminense e São Paulo
Sulamericana: Inter, Grêmio, Palmeiras, Coritiba, Botafogo, Flamengo, Cruzeiro e Vasco
Rebaixamento: Ponte Preta, Portuguesa, Bahia e Atlético-GO

2 comentários:

  1. Pra quem ficou curioso, o comentário na íntegra de Gabriel Oliveira:

    "O Santos. Ah, Santos! Muitos falam da descontração e irreverência dos meninos da vila. Mas digo a vocês: irreverência não ganha campeonato. Talento individual não vence qualquer disputa a longo prazo, apenas as batalhas pontuais: as partidas. E por que, então, apostar no Santos como campeão do Brasileirão? Ora, simples. Primeiramente porque é regido por Muricy Ramalho, um mestre da visão corporativa e administração. Nunca foi bom em partidas eliminatórias, mas demonstra ser um nobre comandante, muitas vezes sanguinário, em empreitadas longas. O general Ramalho ainda conta com atiradores de elite e apoiadores fenomenais, que fazem do Santos tão conhecido e venerado pelos brasileiros. Mas compartilho com vocês, leitores, dois segredos: o Santos precisa de ajustes no elenco (ter um time bom não significa um elenco bom) e confesso que, com receio, aposto na equipe que, entre as melhores do campeonato, não demonstra tanta força como todos costumam apontar. Aposto que muitos de vocês, descrentes da minha pequena articulação textual, já cogitam não lê-la mais. Mas esperem, justifico-me: Quando afirmo que o Santos não tem tanta força como muitos demonstram quero fazer referência às equipes atropeladas pelo time praiano. Não vejo nenhum time grande e fortíssimo. Apenas Guarani, Bolívar e diversos outros que, sem muita expressão, devido às estruturas econômicas, realmente são inferiores. Contra times muito fortes, o Santos sofre. Então, caros, o Santos é um dos melhores, quiçá o melhor time do Brasil. Mas não vamos sonhar alto! Aposto no time de Muricy, Neymar, Ganso e Cia, mas vamos com calma. Não pensem que a equipe tem que golear todos os jogos, que Neymar tem que dar show em todas as apresentações e que Ganso tem que demonstrar, todo o jogo, porque herdou a posição de armador da Seleção brasileira. São humanos! O Corinthians venceu os oponentes, no ano passado, com placares magros. E isso não tira o brilho de um campeão. Afirmo tudo o que foi estabelecido acima se o Santos não for campeão da Libertadores. Caso a equipe leve a taça das Américas para casa, aí é outra história."

    Gabriel Oliveira
    colunista do Gol de Letra E.C.

    ResponderExcluir
  2. Campeão: Internacional
    Libertadores: Corinthians, Fluminense e Coritiba
    Sul-Americana: Atlético MG, Vasco, Ponte Preta, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Figueirense e Botafogo.
    Santos campeão da Libertadores novamente.
    Grêmio campeão da Copa do Brasil
    Rebaixamento: Portuguesa, Cruzeiro, Atlético GO e Naútico.

    ResponderExcluir