quarta-feira, 11 de julho de 2012

2012 e o futebol brasileiro em Londres


As Olimpíadas de Londres começam oficialmente dia 27 de julho, mas o dia 25 já contará com partidas do torneio de futebol feminino. O torneio masculino também começa antes da abertura oficial: a primeira partida é no dia 26.

Depois da conquista do Chelsea na Liga dos Campeões e do triunfo corintiano na Libertadores, o próximo milagre esperado pelo mundo do futebol é a medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas. O problema é que agora o milagre tem que ser duplo: o Brasil nunca foi campeão do torneio masculino e nem do feminino.

O torneio masculino

O futebol masculino foi incluído nos Jogos Olímpicos logo na segunda edição do evento, em 1900. Naquele ano e em 1904, porém, apenas três times participaram da competição - e quando eu digo "times", leia "times" mesmo. Em  1900, um clube britânico, um francês e um belga disputaram o campeonato, e em 1904 foram duas equipes estadunidenses e uma canadense. Só a partir de 1908 o torneio de futebol masculino começou a ser jogado por seleções nacionais. Coincidentemente, aquela Olimpíada foi realizada em Londres, assim como a que está para começar.

Contando todas as 25 edições do torneio masculino de futebol nos Jogos Olímpicos (o futebol não fez parte dos Jogos em 1932), a Hungria é a maior vencedora da competição, ao lado da Grã-Bretanha - cada uma tem três títulos. Os nossos rivais argentinos, a antiga União Soviética e o Uruguai têm dois títulos cada um. Com uma conquista, aparecem nada menos que 12 seleções. Respire fundo. Lá vai: Iugoslávia, Polônia, Espanha, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, França, Nigéria, Itália, Suécia, Bélgica, Camarões e Canadá.
Di María, Agüero e Messi levaram a Argentina ao segundo título em 2008.
Os hermanos eliminaram o Brasil na semi-final por 3x0
(Foto: espn.com.br)


Vendo a extensa lista acima, podemos perceber uma coisa que coloca ainda mais pressão sobre os meninos do Brasil: todas as seleções que já ganharam a Copa do Mundo também possuem pelo menos um título olímpico (se considerarmos a unificação dos títulos alemães e a Inglaterra como representante maior do Reino Unido).

Outro fator desfavorável ao Brasil é a grande capacidade que temos em perder para zebras. Em suas campanhas vitoriosas, Nigéria (1996) e Camarões (2000) eliminaram a equipe canarinha na semi-final e nas quartas, respectivamente. Veja a dramática derrota brasileira para os nigerianos em 1996 no vídeo abaixo:




O Brasil tem quatro medalhas olímpicas no futebol masculino: duas de prata (1984 e 1988) e duas de bronze (1996 e 2008). Para tentar quebrar o tabu e levar o ouro inédito, a seleção canarinho terá pela frente, na primeira fase dos jogos de Londres, as representações de Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia. A partida contra os egípcios acontece no próximo dia 26, em Cardiff - que, por sinal, fica no País de Gales. O confronto com os bielorrussos é no dia 29, no Old Trafford, estádio do Manchester United. Já o jogo final da fase de grupos, contra os neozelandeses, acontece dia primeiro de agosto, no Saint James Park, estádio do Newcastle.

O torneio feminino

A inclusão do futebol feminino nos Jogos Olímpicos só se deu em 1996, em Atlanta. De lá pra cá, aconteceram só quatro edições das Olimpíadas - e os Estados Unidos foram campeões do torneio de futebol feminino três vezes.

A supremacia das estadunidenses começou logo no primeiro torneio. Jogando em casa, a equipe norte-americana foi campeã ao derrotar a China por 2x1. O torneio de Sydney, em 2000, foi o único que não terminou com medalha de ouro pra terra do tio Sam. A campeã foi a Noruega, que derrotou a própria seleção dos Estados Unidos na final, por 3x2.

Nas duas primeiras edições, o Brasil ficou com a quarta posição. Já em 2004, em Atenas, as meninas tupiniquins conseguiram chegar à decisão. Infelizmente, foram derrotadas pelos Estados Unidos por 2x1, sofrendo o gol de derrota na prorrogação.

A história de 2008 foi praticamente igual à de 2004. Pequim se tornou Atenas, e, de novo, o Brasil perdeu para as norte-americanas na final. E de novo na prorrogação - desta vez por 1x0.

A prata de 2008 desapontou as meninas brasileiras, que já vinham de um
vice-campeonato em 2004 (Foto: Divulgação)

As duas medalhas de prata vieram com gosto amargo. O bi-vice para os Estados Unidos faz as brasileiras quererem esse ouro mais do que nunca. Mas, para poder enfrentar as estadunidenses mais uma vez e tentar dar o troco, o Brasil precisa, antes de tudo, passar da primeira fase.

Os adversários das brasileiras na primeira fase serão Nova Zelândia, Camarões e as donas da casa, as britânicas. O duelo com as camaronesas acontece dia 25, em Cardiff. A segunda partida é contra a Nova Zelândia, dia 28, também em Cardiff. Já o confronto com  a seleção do Reino Unido será dia 31, no estádio Wembley, em Londres.


Superstição ou não, o ano de 2012, que foi - e por muitos ainda é - considerado o ano do fim do mundo, já trouxe dois "milagres" ao mundo do futebol. Torçamos para que ele continue assim e traga mais dois - e de uma só vez.

@leo_zacarin

Nenhum comentário:

Postar um comentário