segunda-feira, 23 de julho de 2012

Janela de transferências


A janela que dará início à temporada 2012-13 do futebol europeu está agitada. Apesar da crise no continente, os clubes parecem por em jogo cifras cada vez maiores. Além das esperadas investidas às revelações brasileiras, como Lucas, vários atletas trocaram de clubes dentro do Velho Continente.

A ida para o PSG tornou Ibrahimovic o jogador que movimentou mais dinheiro em transações na história. Somadas
todas as quantias de transferências, o sueco já custou mais de 180 milhões de Euros (Foto: Reuters) 
Foi o caso, por exemplo, de Thiago Silva. Depois de três temporadas vestindo a camisa do Milan, o zagueiro agora usará as cores do Paris Saint-Germain. Para contar com o jogador, o clube francês teve de desembolsar 42 milhões de Euros, além de 9 milhões de salário por ano. E o PSG não parou por aí. Recentemente comprado pelo Qatar Investment Authority, o clube trouxe o também ex-Milan Ibrahimovic. O sueco deixou o time rossonero depois de duas temporadas pela quantia próxima a 24 milhões de Euros, e deverá ganhar cerca de 14 milhões anualmente (incluindo bônus).

Outro atacante que deve movimentar o mercado europeu é Robin van Persie. O holandês já afirmou que não renovará seu contrato com o Arsenal, que acaba em 2013. Para não perder o jogador de graça, o clube inglês estuda então a possibilidade de vender o atleta nesta janela. O provável destino do centroavante é a Juventus, que busca reforços para a disputa da Champions League. Depois de ser campeã italiana invicta, a equipe de Turim já anunciou o zagueiro Lúcio (ex-Inter), além da dupla Asamoah e Isla, ambos vindos da Udinese. Para trazer van Persie, no entanto, a Juve deverá gastar uma quantia “razoável”. Como o holandês é peça chave do Arsenal, o técnico Arsene Wenger já afirmou que o clube não irá se desfazer de van Persie, e que o atacante só deve deixar os Gunners caso alguma equipe pague 30 milhões de libras. Não bastasse isso, o jornal inglês “The Sun” divulgou que o holandês teria pedido 13 milhões de euros por temporada para deixar o Arsenal agora. Além da Velha Senhora, Manchester City e United também tentam a contratação do centroavante.

Oscar: "Se eu for para o Chelsea, será um sonho, um grande clube da Europa. Tenho certeza que vou fazer uma grande Olimpíada e, se for para o Chelsea, fazer um grande trabalho por lá" (Foto: Ricardo Stuckert/CBF)
Se van Persie deve deixar a terra da Rainha, o meia Oscar deve pintar por lá. O apoiador de 20 anos assinará contrato com o Chelsea na próxima sexta-feira. Depois da vitória sobre a Grã-Bretanha na na semana passada, o atleta afirmou que entregou documentos para os médicos ingleses, e disse em entrevista: “Tenho confiança em fazer um bom trabalho para chegar bem no Chelsea... Se eu for mesmo para lá. Mas o pensamento é a Olimpíada, e depois quero ir pro Chelsea ou voltar para o Inter para fazer meu trabalho”. Para contar com o camisa 10 da seleção olímpica, os Blues pagarão cerca de 80 milhões de reais ao Internacional.

Outro atleta que participará das Olimpíadas vestindo a amarelinha e que pode sair nessa janela é Lucas. O meia do São Paulo já teve propostas oficiais, mas o clube as recusou. Nesta segunda-feira, porém, o técnico Alex Ferguson, do Manchester United, revelou que a equipe inglesa fará uma nova proposta para ter o jogador. Os Red Devils já ofereceram 38 milhões de euros anteriormente, mas o presidente Juvenal Juvêncio recusou a proposta, o que levou diversos membros da oposição e até conselheiros a criticarem o cartola. Agora, caso receba outra proposta nos próximos dias, o Tricolor paulista deve aceitar.

As sucessivas tentativas de renovação somadas a uma série de lesões e
partidas medianas aumentaram o atrito entre Ganso e a torcida
(Foto: Jorge Araújo/Associated Press)
Mas caso perca mesmo Lucas e Oscar, o futebol brasileiro já conta com novos reforços. Diego Forlán, melhor jogador da Copa de 2010, e Seedorf já desembarcaram em terras brasileiras e reforçam Inter e Botafogo, respectivamente. Além desses dois, um jogador bem menos badalado que chegou foi Guerrero. O atacante peruano que atuava pelo Hamburgo-ALE se juntou ao elenco corintiano para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Restam mais alguns dias até o fim da janela. Até lá, inúmeras especulações aparecerão na imprensa mundial. Um nome que pode pintar como reforço é o de Paulo Henrique Ganso. Brigado com a diretoria santista, o meia, que já despertou o interesse de grandes clubes, pode deixar o Brasil. Isso sem contar os atletas que partem rumo ao futebol árabe, como é o caso de Alex (que já saiu do Corinthians) e Andrezinho, que pode deixar o Botafogo nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário