quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bipolaridade



Ontem, dois times distintos enfrentaram o Coritiba no Couto Pereira. O primeiro venceu por 4 a 0, com um futebol bonito e eficiente. O segundo, com um jogador a mais, foi derrotado pelo Coxa por 3 a 0. Na verdade, o jogo e o adversário foram um só, e o São Paulo bateu o Coritiba por 4 a 3.

No começo, nem o mais otimista tricolor acreditava no que via. O São Paulo envolveu o Coritiba, que tinha a posse de bola e, salvo uma bola na trave a um minuto de partida, pouco conseguia ameaçar. O São Paulo, com menor posse de bola, precisou de quatro ataques para marcar três gols. Golaços.

Com uma disposição tática perfeita, gols de todas as variedades foram marcados. Um chute de fora da área do eficiente Carlinhos Paraíba, um golaço de Juan após lançamento longo de Rhodolfo, e uma pintura de Dagoberto após belíssima troca de passes. O Coritiba parecia nocauteado.

Carlinhos Paraíba: destaque na vitória tricolor contra seu ex-time
(Foto: Agência Estado)
No segundo tempo, o Coxa tentou no início, mas Lucas, a jóia tricolor, aproveitou erro da defesa e encobriu, com precisão, o goleiro Edson Bastos. Nesse gol, o Tricolor já tinha um jogador a mais: Davi foi expulso ainda no primeiro tempo. Com quatro gols e um homem de vantagem, tudo parecia tranqüilo para o São Paulo. Mas o Coxa foi valente, e reagiu. Rafinha e Bill, duas vezes, criaram um clima de tensão que nem o mais pessimista tricolor imaginou. Quando Denilson foi expulso, o jogo passou de calmo a nervoso. De tranqüilidade a desespero. 

O bipolar São Paulo, dessa vez, conseguiu a vitória. Em outras vezes, porém não foi assim. Contra o Corinthians, um segundo tempo irreconhecível e goleada. Contra o Flamengo, momentos bons no ataque e sufoco na defesa também se alternaram. No último sábado, um time iluminado no ataque e atrapalhado na defesa impediram a vitória sobre o Atlético Goianiense. Talvez sejam apenas sequelas pós-Carpeginani. E o torcedor Tricolor espera que passem logo.

Fé recuperada

Recentemente, o também colunista do Gol de Letra Gabriel Oliveira escreveu um texto exaltando os craques do futebol. Apesar disso, muitos estavam começando a se desencantar pelo esporte que se tornou tão pragmático e perdeu sua ‘brasileiridade’.

Sustos e bipolaridades à parte, a noite foi uma exaltação ao futebol. O jogão em Curitiba e o show de Ronaldinho e Neymar na Vila Belmiro serviram para afastar a crise de fé no futebol. Crise essa que se agravara, principalmente, após a Copa América.

Com 16 gols nesses dois jogos, fica comprovado que, sim, a noite é mais escura antes do amanhecer. Enfrentávamos uma espécie de “noite” no futebol, com direito a eclipse lunar nas últimas semanas com a Seleção Brasileira. Quem sabe o show que Flamengo, Santos, São Paulo e Coritiba deram sejam o princípio do raiar de um novo dia no país do futebol.

Vale lembrar também
A torcida do Coritiba deu um espetáculo. Desde a execução do Hino Nacional, onde podia-se ouvir grande parte do público cantando junto, até o apoio incondicional â equipe, que chegou a estar perdendo por 4 a 0. Mais um show da noite de quarta-feira. Parabéns pela festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário