quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como assim “time pequeno de São Paulo”?

Por Gabriel Hirabahasi

Segunda-feira, dia 18 de julho. Um certo blog hospedado pela CNN publicou uma nota em que cita o Corinithians como sendo apenas “um clube pequeno de São Paulo”. Um erro grotesco, diga-se de passagem, para uma marca do tamanho da CNN. Se analisarmos os números, veremos o quão incoerente é essa afirmação do blog. Para isso, farei uma comparação entre Corinthians e Chelsea, um clube grande da Europa, que apesar de sua “aparição no cenário mundial” ser recente – ganhou reconhecimento após o russo Roman Abramovich comprar o clube e investir pesado na contratação de reforços – sempre é visto com bons olhos pelos comentaristas de futebol.

Este “pequeno time” citado pelo blog conta com uma torcida de, aproximadamente, 25 milhões de torcedores espalhados por todo o Brasil. Estima-se que o Chelsea possua 22 milhões de torcedores. Portanto, é uma contradição afirmar que o Corinthians possui uma pequena torcida – basta lembrar que a torcida corinthiana é a segunda maior do país, ficando atrás apenas do Flamengo.

No quesito títulos, o Corinthians sempre foi cobrado por nunca ter sido campeão da Copa Libertadores da América, principal competição continental sul-americana, e que dá vaga para a disputa do Mundial de Clubes no final do ano. No entanto, o Chelsea também não venceu a Champions League, principal torneio europeu interclubes. Por isso, todos os anos há nos dois clubes uma intensa pressão para que o time seja campeão continental. Ou seja, afirmar que o Corinthians é pequeno pela falta de títulos é outra bobagem.

Outro motivo pelo qual o Corinthians é zombado pelas outras torcidas é a falta de um estádio. Já faz algum tempo que o Corinthians manda seus jogos no Pacaembu, estádio municipal com capacidade para, aproximadamente, 40200 pessoas. No entanto, o clube paulista já conta com um projeto para a construção do novo estádio, que será, inclusive, a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. O estádio terá capacidade para 65000 pessoas, e o orçamento gira em torno de 820 milhões de reais. Já o Chelsea possui seu próprio estádio, que possui por volta de 45 mil lugares para os torcedores.

Estes três pontos são os principais motivos pelos quais as principais torcidas tiram sarro do Corinthians. No entanto, o Chelsea, que também não cumpre os tais quesitos, é considerado um dos grandes clubes do futebol mundial, preferido por muitos nos jogos de vídeo game. Além disso, basta lembrar outros fatos que mostram a grandeza do Timão: o clube possui um patrocínio considerável para os padrões brasileiros, que gira em torno de 40 milhões de reais por ano; as ações de marketing do clube a partir da chegada de Ronaldo são vistas como exemplares para os outros clubes – afinal, o clube lucrou muito com vendas de camisas de jogo, bonecos, camisas comemorativas e artigos do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário