domingo, 24 de julho de 2011

Mercado da Bola - Itália




por Léo Zacarin


Enquanto a bola está parada nos principais campeonatos europeus, as diretorias dos clubes se movimentam para reforçarem suas equipes. Confira as principais transferências dessa janela de meio de ano na Itália:



Depois de atuar por Inter de Milão e jogar 10 temporadas no Milan, o meia Andrea Pirlo vai vestir a camisa da Juventus.
Com 32 anos, o grande batedor de faltas foi revelado no Brescia e teve passagem pelo Reggina, além dos dois gigantes de Milão.
Pirlo foi campeão da Copa de 2006 com a seleção italiana e venceu duas Ligas dos Campeões com o Milan: 2002-2003 e 2006-2007.


O chileno Arturo Vidal, revelado
no Colo Colo e que estava desde 2007 no Bayer Leverkusen, acertou sua transferência da equipe alemã para a Vecchia Signora por 10,5 milhões de Euros.
Vidal se destacou na equipe Sub-20 do Chile que chegou às semi-finais do Mundial da categoria em 2007, disputado no Canadá. Logo depois, foi convocado para a seleção principal e atualmente é titular no time do técnico Cláudio Borghi.







Outro que está chegando a Turim é o lateral suíço Stephan Lichtsteiner. O apoiador de 27 anos estava na Lazio desde 2008 e a transação foi avaliada em 10 milhões de Euros.
Revelado no Grasshopper e com marcante passagem pelo Lille, da França, Lichtsteiner é o titular da lateral direita da seleção suíça e disputou as duas últimas Copas do Mundo.
O jogador usará a camisa 26 na equipe italiana.




Famoso pelo épico pisão em Robben na derrota brasileira para a Holanda na Copa de 2010, Felipe Melo foi emprestado pela Juventus aos turcos do Galatasaray.
Com um temperamento explosivo, o carioca iniciou sua carreira no Flamengo e passou por Cruzeiro e Grêmio antes de ir jogar na Europa. Depois de 4 temporadas no futebol espanhol, foi negociado com a Fiorentina, onde se destacou e ganhou vaga na seleção brasileira, então comandada por Dunga.
Em 2009, o volante foi vendido para a Juve, onde jogou duas temporadas medianas e para onde voltará quando expirar o tempo do empréstimo com a equipe da Turquia.




O goleirão uruguaio Fernando Muslera é outro reforço do Galatasaray.
Titular absoluto da seleção celeste, Muslera, de 25 anos, foi vendido por 6,75 milhões de Euros.
O atleta foi revelado pelo pequeno Montevideo Wanderers, do Uruguai, e teve rápida passagem pelo Nacional antes de chegar à Itália. No país da bota, jogou 4 temporadas na equipe romana e ganhou dois títulos: a Coppa Italia da temporada 2008-2009 e a Supercoppa Italiana de 2009.





O estiloso atacante francês Djibril Cissé é reforço da Lazio para a próxima temporada.
O jogador de 29 anos, revelado no Auxerre e com passagens por Liverpool e Olympique de Marselha, estava atuando no Panathinaikos da Grécia.
Cissé jogou a Copa de 2002, mas foi o Mundial de 2006 que marcou a carreira do jogador, que foi convocado para a disputa mas quebrou a perna num amistoso preparatório contra a China.
O maior título da carreira do atacante foi a Liga dos Campeões da temporada 2004-2005, com a histórica vitória sobre o Milan na final.




O veterano atacante Miroslav Klose, segundo maior artilheiro da história das Copas do Mundo, deixou o Bayern de Munique também para reforçar a Lazio.
Polonês naturalizado alemão, o matador de 33 anos começou no Hamburgo, mas se destacou no Kaiserslautern e ficou realmente famoso atuando pelo Werder Bremen, onde jogou de 2004 a 2007.
Klose foi o artilheiro da Copa de 2006 e melhor jogador alemão do mesmo ano. Foi também o artilheiro da Bundesliga na temporada 2005-2006, com 25 gols.




O lateral argentino Gabriel Heinze, que estava no Olympique de Marselha e já jogou no Manchester United e no Real Madrid, é reforço da Roma para a próxima temporada.
O jogador de 33 anos atua pela seleção argentina desde 2003, e tem duas copas no currículo. Foi revelado pelo Newell's Old Boys e ainda jogou no Valladolid, no Sporting de Portugal e no Paris Saint Germain.



Bojan Krkic, eterna promessa do Barcelona, também chega para reforçar a equipe da capital. A transação foi concretizada por 12 milhões de Euros.
Junto a Heinze e ao outro reforço, o goleiro camaronês Kameni, Bojan chega para tentar tirar a Roma da fila. A equipe não ganha nada desde a temporada 2007-2008.





O norueguês John Arne Riise deixou a equipe romana para jogar no Fulham com seu irmão Bjorn Helge Riise.
O jogador se destacou jogando no Liverpool, onde foi campeão da Champions League da temporada 2004-2005. Na Roma, o lateral participou de 99 partidas e marcou 7 gols.



O meia suíço Gokhan Inler é o novo reforço do Napoli para a disputa da tão sonhada Champions League.
Inler estava na Udinese, que também vai disputar a competição. A transação rendeu 17,5 milhões à equipe de Udine.
O jogador de 27 anos foi revelado no Basel e jogou as Copas de 2006 e 2010 com a seleção da Suíça.


O zagueirão francês Philippe Mexès deixou a Roma para jogar no atual campeão italiano.
O jogador de 29 anos foi formado nas categorias de base do Toulouse e tornou-se profissional no Auxerre. Depois de 6 temporadas na equipe da capital italiana, Mexès chega para assumir a camisa 5 do Milan.
Pela seleção da França, o zagueiro ganhou a Copa das Confederações de 2003.






Tem lateral chegando no Milan também! Trata-se do nigeriano Taye Taiwo (sim, um nome bem divertido).
O africano de 26 anos atuava no Olympique de Marselha desde 2005. Na equipe francesa, ganhou 4 títulos, entre eles a Ligue 1 da temporada 2009-2010.
Já pela seleção, Taiwo jogou a Copa de 2010 na África do Sul. No total, atuou 48 vezes com a camisa da Nigéria e marcou 5 gols.

Um comentário:

  1. Post muito fera!
    Recomendado a galera que acompanha futebol e até aos não fanáticos.
    Muito bom!

    ResponderExcluir