segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Eliminatórias da Copa - América do Sul


por Felipe Altarugio
4º lugar na Copa e campeão da América, Celeste vive o melhor momento entre os Sulamericanos
Chegamos ao final da série de especiais sobre as Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil. Para encerrar, faremos uma análise de cada equipe que irá disputar as Eliminatórias Sulamericanas. Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile despontam como favoritos a estarem no Brasil em 2014. Mas têm que tomar cuidado com a ascendente Venezuela e com bem arrumado Peru, além da tradicional Colômbia. 

América do Sul
Participantes: 9
Vagas: 4,5
Títulos de Copa do Mundo: 9 – Brasil (5), Uruguai (2) e Argentina (2)

Argentina
Participações em Copas do Mundo: 15
Melhor desempenho: Campeã (1978 e 1986)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 10º


A Argentina conta com o melhor jogador do mundo em seu plantel. Lionel Messi, o craque do Barcelona, não conseguiu, porém, engrenar e atingir o nível de futebol que apresenta no Barça. Além disso, o futebol argentino vive um momento conturbado. Com campanhas decepcionantes nas categorias de base, onde inclusive não se classificou para os jogos olímpicos de Londres, em 2012, freqüentes trocas de técnicos e crises internas no Campeonato Argentino e na própria AFA, fica claro que o maior rival da Argentina nas Eliminatórias será a própria Argentina.  Com a ausência brasileira e a ‘liberação’ de uma vaga que deveria ser ocupada pelo Brasil, contudo, é pouco provável que os hermanos fiquem de fora do mundial de 2014. O grande objetivo argentino terá de ser organização e a estruturação do time para realizar uma boa campanha na Copa do Mundo.

 
Bolívia
Participações em Copas do Mundo: 3
Melhor desempenho: 1ª fase (1930, 1950 e 1994)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 80º


A Bolívia inicia as Eliminatórias como a equipe menos cotada. Apesar do empate com a Argentina na Copa América, a Bolívia decepcionou ao perder para o time da Costa Rica (que, aliás, não disputou a Copa América com sua equipe principal) e para a Colômbia. A Bolívia deve contar com Marcelo Moreno e, principalmente, com a altitude de La Paz para tentar somar os pontos. Muito pouco para uma equipe que pretenda disputar uma Copa do Mundo.

Chile
Participações em Copas do Mundo: 7
Melhor desempenho: 3º lugar (1962)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 11º


O Chile foi a grande sensação no início da Copa América. Com um futebol com toques de bola e boas descidas ao ataque, os chilenos foram considerados o time com o melhor futebol da primeira fase no torneio continental. Pararam, porém, na surpreendente Venezuela. Assim como na Copa de 2010, o Chile perdeu forças na fase decisiva. O técnico Claudio Borghi terá as Eliminatórias como oportunidade de amadurecer a equipe, candidata forte a uma das vagas.

Colômbia
Participações em Copas do Mundo: 4
Melhor desempenho: Oitavas-de-final (1990)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 35º


A Colômbia sofre, há tempos com a irregularidade. Irregularidade essa que põe em xeque a posição dos colombianos como favoritos à vaga que o Brasil deixou desocupada por ser o país sede.  Hoje, a quem coloque Peru e Venezuela, outrora meros azarões, como seleções mais qualificadas que a Colômbia. Hernán Gomez, o treinador, terá trabalho para tentar levar os colombianos, pela quinta vez, a uma Copa do Mundo.

Equador
Participações em Copas do Mundo: 2
Melhor desempenho: Oitavas-de-final (2006)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 67º


O Equador teve, no início da década, a melhor geração de sua história. Conseguiu a inédita classificação para a Copa em 2002, repetiu o feito em 2006, e, no Mundial da Alemanha, chegou às oitavas-de-final, quando foi derrotado pela Inglaterra. Desde então, decepção. Com campanha fraca nas últimas Eliminatórias e participação pífia na Copa América, o Equador dá mostras de que não conseguiu renovar sua geração de craques, e fica atrás de Colômbia, Peru e Venezuela na corrida pela ‘última vaga’, já que Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai devem estar no Mundial de 2014.

Paraguai
Participações em Copas do Mundo: 8
Melhor desempenho: Quartas-de-final (2010)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 26º


O Paraguai vive um dos melhores momentos de sua história. Chegou à decisão da Copa América, 
embora muitos questionem a campanha (empatou todas as suas partidas até a final, quando perdeu para o Uruguai) e o futebol defensivo, os resultados começam a aparecer: vice-campeão da América e a melhor campanha da história na última Copa do Mundo. Porém, o time perdeu o seu treinador, que se demitiu após a Copa América, e o ex-lateral direito Arce assume a seleção paraguaia para tentar dar continuidade ao trabalho de Gerardo Martino e levar o Paraguai a, quem sabe, vôos mais altos.

Peru
Participações em Copas do Mundo: 4
Melhor desempenho: Quartas-de-final (1970)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 25º


A seleção peruana conseguiu um ótimo resultado na última edição da Copa América. Mesmo sem muitos de seus craques, o Peru chegou bem na competição e pôde reviver os dias de glória da década de 1970, quando tinha Cubillas e Oblitas. Grande mérito se deve ao treinador Sérgio Markarián, que ajeitou o time e deu esperanças à torcida peruana de conseguir uma vaga no Mundial de 2014. Além de Markarián, os peruanos apostam no sistema defensivo, antigo ponto frágil da equipe e na referência e nos gols de Guerrero para fazer bonito nas Eliminatórias.

Uruguai
Participações em Copas do Mundo: 11
Melhor desempenho: Campeão (1930 e 1950)
Ranking FIFA (Julho – 2011): 5º


A tão tradicional camisa celeste parece ter recuperado o encanto. O time do treinador Óscar Tabárez surpreendeu na Copa da África e chegou ao quarto lugar e conseguiu o título da Copa América, o 15º de sua história. Com uma grande equipe, que além da tradicional raça uruguaia também conta com a técnica de Forlán e com o poder de decisão de Suárez, o Uruguai deve brigar pela primeira posição nas Eliminatórias e quer fazer bonito em 2014. Afinal, o palco, o Brasil, foi onde os uruguaios conquistaram o último título da Copa, em 1950.

Venezuela
Participações em Copas do Mundo: 0
Melhor desempenho: -
Ranking FIFA (Julho – 2011): 40º


A Venezuela é o único país associado à Conmebol que nunca disputou uma Copa do Mundo. Por 
outro lado, os venezuelanos nunca estiveram tão bem cotados como atualmente: conseguiram um inédito 4º lugar na última Copa América. A evolução é incontestável, principalmente depois da Copa América de 2007, quando a Venezuela sediou o evento e adquiriu estrutura para melhorar no cenário esportivo sulamericano. Hoje a seleção vinho-tinto é uma grande ameaça a Colômbia e Peru, principalmente, na briga pela última vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário