segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pequenos e grandes


Por Wagner Alves

Há o consenso de que o futebol brasileiro é o melhor do mundo. Observando títulos da Seleção e internacionais de muitos dos times que aqui atuam, fica evidente a força da qualidade do futebol brasileiro. Contudo, embora haja muita polêmica sobre o assunto – inclusive no Gol de Letra -, os times brasileiros ainda são times pequenos em escala mundial.


Muita gente acredita que a torcida do Corinthians é enorme, com seus 25 milhões de torcedores segundo estimativas do Ibope. Contudo, a influência de times europeus – inclusive de países com uma menor tradição no esporte que o Brasil – é muito maior que a do Corinthians ou qualquer outro time brasileiro.
Uma prova disso, sem fundamento científico, mas muito verdadeira é a predileção do brasileiro por camisas de times do exterior bem como a grande repercussão dos jogos aqui no Brasil, fato sem reciprocidade lá fora.

Contudo, mais importante que esses dados são os números de torcidas. Se a maior do Brasil possui 25 milhões de pessoas, há uma estimativa de que o Manchester United tenha 333 milhões. Mesmo em comparação com o time turco Fenerbahçe – observe de qual país estamos falando -, a torcida dos brasileiros fica bem abaixo. Para o time de Istambul, a estimativa é de que chegue a 50 milhões de torcedores.

Isso se dá por uma política pública para o esporte ou a falta dela, no Brasil. Soma-se a isso, o monopólio da globo sobre a transmissão dos principais campeonatos nacionais, não estimulando o crescimento da transmissão do esporte. O mundo só vira os olhos para os times brasileiros quando nas finais de mundial ou libertadores. Fora isso, somos considerados apenas times pequenos. Como provar o contrário?



Tabela segundo pesquisa do Lance/Ibope de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário