sábado, 13 de agosto de 2011

Mercado da Bola - França


por Léo Zacarin

Continuando a série sobre as principais transferências no futebol europeu, o GdL te mostra agora o mercado da bola na França. O PSG, que foi recentemente comprado por um rico investidor, é o destaque. Confira!

Recém rebaixado no Campeonato Francês, o gigante Monaco repatriou o veterano Ludovic Giuly para tentar voltar à Ligue 1.
Giuly atuou pela equipe do principado entre 1998 e 2004, marcando 47 gols. O atacante, que foi revelado no Lyon, atuou também por Barcelona, Roma e PSG.
Pela seleção francesa, o jogador de 35 anos atuou 17 vezes e marcou três gols. Foi também campeão da Copa das Confederações de 2003.

O volante Alou Diarra, destaque do Bordeaux nas últimas temporadas, foi contratado pelo Olympique de Marselha, maior clube da França.
Diarra foi revelado no pequeno Louhans-Cuiseaux, que atualmente disputa a National, espécie de terceira divisão francesa.
Com passagens por Bayern de Munique, Liverpool e Lyon, o volante disputou as Copas de 2006 e 2010 pela seleção francesa.

O PSG foi a equipe francesa que mais trouxe jogadores. O argentino Javier Pastore foi a contratação mais cara da história do futebol nacional: 45 milhões de Euros.
Revelado no Talleres e com passagem pelo Huracán, Pastore estava no Palermo, da Itália.
O meia foi convocado para a Copa de 2010 e para a Copa América desse ano pela seleção argentina.

Blaise Matuidi, destaque do Saint Étienne, também chegou ao PSG nessa temporada.
O jogador de 24 anos, revelado no Troyes, tem passagens por seleções de base da França e 3 partidas pela seleção principal.
A transferência do volante, que usará a camisa 14 no PSG, foi avaliada em 10 milhões de Euros.




Outro volante contratado pela equipe da capital é o malinês Mohamed Sissoko, que, apesar da nacionalidade, é nascido na França.
Revelado no Auxerre, o jogador ainda jogou no Valência, no Liverpool e na Juventus antes de chegar ao PSG.
Sissoko, de 26 anos, jogou as Olimpíadas de 2004 pela seleção de Mali e rendeu 7 milhões de Euros aos cofres da Juventus.

Para completar as contratações do PSG, dois atacantes franceses. O primeiro é Kevin Gameiro, ex-Lorient.
O jogador de 24 anos foi vice-artilheiro do último campeonato francês, com 22 gols. Revelado no Strasbourg, assinou contrato de 4 anos com a equipe parisiense.
Com passagens por seleções de base da França, Gameiro atuou 5 vezes pela seleção principal e já marcou um gol.


Já o outro reforço para o ataque é Jeremy Ménez, que estava na Roma.
Ménez começou no Sochaux e passou pelo Monaco antes de chegar à Roma, em 2008. Jogou nas seleções de base da França desde a sub-16 e também já participou de 5 partidas pela seleção principal.
O PSG pagou 8 milhões de Euros pelo jogador de 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário