sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Luzes para a Sul-Americana!






Sul-Americana ganha espaço na mídia e nos clubes



A Copa Sulamericana é uma competição continental que existe desde 2002. Das nove edições, apenas uma foi vencida por um time brasileiro: em 2008, o Internacional levou a taça para Porto Alegre.

Porém, um título em oito disputados (os times brasileiros não participaram da primeira Sul-Americana por problemas de calendário) é muito pouco para um país que conta com equipes de gigantesca tradição no futebol. Isso acontece porque os times brasileiros não davam importância para essa competição, uma vez que ela não proporcionava nenhum atrativo e os holofotes estavam todos voltados para a Libertadores. Assim, a maioria dos clubes entravam em campo com o time reserva, poupando jogadores para o Brasileirão.

Essa situação mudou no ano passado. A partir da edição de 2010, a CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) passou a dar ao campeão do torneio uma vaga para a Copa Libertadores do ano seguinte. Essa decisão deu uma cara nova para a competição e também mudou totalmente o modo como os clubes brasileiros começaram a enxergar o torneio.


A Copa Sul-Americana agora é o caminho mais curto para a Libertadores (há quem diga que o mais fácil também). Em apenas 10 partidas, uma equipe pode ser campeã e ganhar vaga para o maior campeonato continental da América. É pensando nisso que Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Ceará, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco – representantes brasileiros da Sul-Americana de 2011 – entram em campo.



A edição de 2011


A Sul-Americana deste ano teve início esta semana. É esperada uma boa atuação das equipes nacionais, pois 5 dos 6 primeiros colocados do Campeonato Brasileiro estão na disputa e vem com força máxima. Nesta primeira fase, os oito representantes brasileiros se enfrentam em dois jogos em busca de uma vaga nas oitavas-de-final.

Os jogos de ida já aconteceram: o Botafogo foi a Ipatinga enfrentar o Altético-MG, partida que marcava a estreia do técnico Cuca pelo Galo. O Fogão conseguiu a vitória por 2x1 e leva boa vantagem para o segundo jogo, já que o gol fora de casa é critério de desempate nessa fase da competição e, assim, o Botafogo pode até perder por 1x0 que estará classificado.

Na quarta-feira, Ceará e São Paulo se enfrentaram em Fortaleza e o time da casa se deu melhor e venceu também por 2x1. Apesar da ótima atuação de Rogério Ceni, fechando o gol tricolor, o Ceará chegou ao gol da vitória nos últimos minutos da partida. As equipes voltam a se enfrentar no dia 24, no Morumbi.

O Flamengo venceu o Atlético-PR por 1x0 no Engenhão e pela primeira vez conseguiu uma vitória na competição. O time carioca foi o único dos brasileiros que entrou em campo com um time misto. Mas no segundo tempo, Ronaldinho saiu da reserva e decidiu o jogo: deu ótimo passe para Jael, que sofreu pênalti. Ronaldinho bateu e marcou o gol da vitória do Fla.

O último jogo entre as equipes brasileiras aconteceu nesta quinta-feira em São Januário. O Vasco aproveitou as chances que teve para vencer o Palmeiras por 2x0. O resultado não reflete o que foi a partida, já que os dois times fizeram um confronto bastante disputado, com boas chances para os dois lados. Mas o Verdão não conseguiu balançar as redes e sofreu dois gols em jogadas aéreas. Agora, a equipe alviverde precisa ganhar por 3 gols de diferença no jogo de volta para se classificar no tempo normal. A tarefa parece ser bem difícil, mas vale lembrar que no ano passado, nessa mesma fase da Sul-Americana, o Palmeiras também perdeu o primeiro jogo por 2x0 (naquela ocasião para o Vitória) e conseguiu reverter a situação.

Assim, ninguém está garantido para a próxima fase do torneio e devemos ter fortes emoções nos jogos de volta, não deixem de conferir e torcer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário