domingo, 21 de agosto de 2011

Mercado da Bola - Portugal e Alemanha



por Léo Zacarin



Continuando a série sobre as contratações de jogadores no mercado europeu, hoje é dia de saber o que de melhor aconteceu na movimentação do mercado na Terrinha e na Alemanha!





O venezuelano naturalizado espanhol Jeffrén Suárez, ex Barcelona, chegou ao Sporting para a disputa da próxima temporada.

O jogador de 23 anos tem passagens por todas as seleções de base da Espanha, a partir da sub-16, mas não tinha muitas chances no estrelado elenco do Barcelona.

Jeffrén estava no Barça desde 2006, mas só jogou 3 temporadas na equipe principal; até 2008, defendia o Barcelona B.




Outro avançado que chega aos Leões é Valeri Bojinov. O atacante estava desde 2009 no Parma, da Itália.

Revelado no Lecce, o Búlgaro de 25 anos teve passagens por Fiorentina, Juventus e Manchester City antes de chegar à equipe parmesã.

Disputou a Euro 2004 pela Bulgária. No total, participou de 33 partidas e marcou 5 gols com a camisa da seleção.




O meia-atacante Diego Capel fecha a lista das principais contratações do Sporting.

Revelado no Sevilla, o jogador de 23 anos foi companheiro de Jeffrén nas seleções de base da Espanha e já foi convocado duas vezes para a seleção principal.


Pelo Sevilla, conquistou duas Copas da Uefa e duas Copas do Rei.

Capel é o novo dono da camisa 11 dos Leões.






O outro grande de Lisboa contratou o lateral-esquerdo da seleção Espanhola numa transferência livre.

Joan Capdevila, de 33 anos, foi revelado no Espanyol e passou pelo Atlético de Madrid antes de chegar ao Deportivo La Coruña, onde se destacou e conseguiu convocações para a seleção.

O lateral passou as últimas 4 temporadas no Villarreal e chega ao Benfica com as medalhas de ouro da Euro 2008 e da Copa do Mundo de 2010.




O argentino Enzo Pérez foi contratado pela equipe lisboeta por 5 milhões e 500 mil Euros.

O meia de 25 anos é estreante no velho continente; só havia jogado na própria Argentina, sendo revelado pelo Godoy Cruz e depois negociado com o Estudiantes.

Pérez foi campeão da Libertadores com a equipe de La Plata em 2009, vencendo o Cruzeiro na final. O jogador já foi convocado 4 vezes para a seleção principal da Argentina.



Sem muitas chances no Real Madrid, o também argentino Ezequiel Garay trocou a equipe merengue pelo Benfica.

O defensor de 24 anos foi revelado pelo Newell's Old Boys, e foi negociado com o Racing Santander em 2005. Chegou ao Real Madrid em 2008 e participou de apenas duas partidas.

Garay foi campeão olímpico com a seleção argentina em 2008 e foi reserva da equipe que disputou a Copa América nesse ano.





O Porto gastou 22 milhões e 600 mil Euros para tirar dois jovens laterais do Santos. O canhotinho Alex Sandro custou 9,6 milhões aos cofres portugueses.

Revelado no Atlético Paranaense, o jogador de 20 anos chegou ao Santos na temporada passada e ganhou 4 títulos em dois anos: dois paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores.

Alex ainda foi campeão do sul-americano Sub-20 desse ano com a seleção brasileira.




O outro ex-santista que chega ao atual campeão português é Danilo. Mas é uma transação diferente: o Porto pagou 13 milhões pelo lateral, mas Danilo fica na Vila Belmiro até o fim de 2011.

O jogador revelado no América Mineiro tem trajetória parecida com a de Alex Sandro: chegou ao Santos em 2010 e disputou o sul-americano Sub-20 desse ano.

Danilo ainda foi campeão Mundial da categoria com a seleção brasileira, que bateu Portugal na final no último sábado.





Adentrando um pouco o continente europeu, chegamos à Alemanha.

A principal contratação do Wolfsburg, campeão da Bundesliga 2008-2009, é o meia Christian Träsch, ex-Stuttgart.

O jogador de 23 anos, revelado no Münich 1860, chegou ao Stuttgart em 2007 e defendeu a equipe em mais de 80 jogos, marcando cinco gols.

O Wolfsburg pagou 9 milhões de Euros pelo meia com passagens pela seleção principal da Alemanha.





O Bayern de Munique reforçou sua zaga contratando Jerome Boateng, ex-Manchester City.

O zagueiro-lateral de 22 anos foi revelado no Hertha Berlin e passou pelo Hamburgo antes de chegar à equipe inglesa.

O acordo entre City e Bayern pelo atleta foi de 13 milhões e 500 mil Euros.

Boateng defendeu a seleção alemã na Copa de 2010 e no europeu Sub-21 de 2009, quando os germânicos conquistaram o título.




O outro reforço para o setor defensivo do Bayern é o brasileiro Rafinha, que já disputou a Bundesliga entre 2005 e 2010 defendendo as cores do Schalke 04.

O lateral chegou aos Azuis Reais depois de ser revelado pelo Coritiba. Após deixar o Schalke, Rafinha jogou a última temporada pelo Gênoa e chega ao Bayern após uma transação de 5 milhões e 300 mil Euros.

Rafinha disputou o Sub-20 de 2005 e as Olimpíadas de Pequim pela seleção brasileira.





O principal reforço do Werder Bremen chegou por empréstimo: vindo do Gênoa, o grego Sokratis Papastathopoulos chega para fortalecer o setor defensivo da equipe.

Revelado no AEK de Atenas, Sokratis chegou ao Gênoa em 2008 e jogou a última temporada pelo Milan.

O jogador de 23 anos fez parte do elenco da seleção da Grécia que disputou a Copa de 2010. Além da equipe principal do país, o zagueiro-lateral também atuou por equipes de base da seleção grega.



@leo_zacarin com colaboração de @ViniciusZacarin





Nenhum comentário:

Postar um comentário