segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Adaptação a que?

Agüero começa a temporada com 3 grandes jogos e hat trick pelo City.
(Foto: pop.com.br)

A temporada de futebol na Europa já começou e, como sempre, muitos jogadores trocaram de time e começam agora a escrever uma história com as novas camisas. Nesta temporada, várias foram as transferências de impacto. Sanchez foi para o Barcelona, Forlán para a Inter, Ashley Young para o Manchester, enfim, os grandes nomes movimentaram o mercado. Todas essas transferências, no entanto, estão passando por processos de adaptação. Uns menos, como Young, e outros mais, como Sanchez, mas todos sofrem uma certa dificuldade, exceção feita a um homem.


Kun Agüero está brilhando. O argentino foi contratado pelo Manchester City nesta janela pelo valor de 45 milhões, e não demorou nada para começar a dar resultados. O futebol de habilidade, muita velocidade e boa finalização do atacante está fazendo a diferença para que os azuis de Manchester continuem com 100% de aproveitamento no começo do campeonato. Com este aproveitamento, o time que conta ainda com outros craques como o também argentino Carlitos Tevez e o espanhol David Silva divide a liderança com o rival de sua cidade, o Manchester United.


 Agüero está encantando os ingleses de tal maneira que seu futebol chegou a ser comparado ao do ex-jogador Romário, que é visto como um dos melhores atacantes de todos os tempos. O jogador de apenas 25 anos rejeitou as comparações, como era de se esperar, e de fato seu estilo não é o mesmo de nosso baixinho. Agüero joga mais pelos lados, flutua mais ao redor da área e tem menos presença de área que Romário. Seja como for, a verdade é que, com 6 gols em 4 jogos na temporada, o argentino já provou finalizar muito bem, e vem sendo a peça mais importante do time de Mancini.


No City, Agüero atua como segundo atacante, com liberdade para fazer a ligação entre o meio campo e o centroavante Dzeko, mas também chegando muito na área. A entrada do atacante deu ao time uma qualidade que faltava, a da velocidade. É claro que Tevez, Silva, Balotelli e Milner são jogadores velozes, mas todos eles têm um estilo mais preso de jogo. Carlitos e Balotelli são dois atacantes rápidos, mas que jogam mais próximos à área, e Silva e Milner jogam muito com o toque de bola. A nova contratação tem sido uma espécie de válvula de escape do time, mas tem sido decisivo ao mesmo tempo. O jogador funciona como um velocista que desafoga a equipe em momentos de pressão do adversário, mas com a bola no pé também é ele a melhor opção de criação de jogada.
O artilheiro Dzeko é símbolo da melhora do time.
(Foto: lancenet.com.br)
 A melhora no time é tão clara que outros nomes, contratados já em outras temporadas, também começaram a aparecer com mais qualidade. É este o caso do meia David Silva e do centroavante Dzeko, por exemplo. Com a presença Kun jogando pelos lados, Silva encontrou espaço pelo meio, e vem conseguindo armar muito bem a equipe. Enquanto isso, o homem de área do City cresceu muito à medida que cresceu a armação do time e vem fazendo muitos gols, além disso, o próprio Agüero vem servindo bem a seu companheiro.


Agüero é um bom exemplo de que é possível, sim, jogar um bom futebol desde o início em uma equipe, a adaptação é importante de fato, mas a qualidade técnica pode superar este problema se o jogador realmente tiver a personalidade necessária para se provar alguém em quem se pode confiar.


@João_Jacetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário