terça-feira, 13 de setembro de 2011

Emoção dos pontos corridos

Fonte: Torcida.com

Certa vez, discutia com um norte-americano sobre as variações do futebol aqui e lá, quando ele indagou: “Não entendo como alguém pode gostar de um esporte cujo jogo pode acabar sem gols”. De fato, o grande número de pontos do touchdown tem sua emoção, mas nada comparado com os pontos corridos do futebol brasileiro. Sobretudo nesse ano.

O primeiro turno do Brasileirão 2011 já mostrou que esse campeonato deve terminar como um dos mais disputados dos últimos tempos. Há cerca de quatro rodadas os quatro primeiros times da tabela (Corinthians, Vasco, São Paulo e Botafogo) brigam entre si pela liderança. Atualmente, qualquer um desses clubes pode fechar a próxima rodada em primeiro lugar, uma vez que a variação de pontos entre eles é de apenas três pontos.

Brasileirão concorrido
Há bons motivos para se pensar em grande competitividade nesse certame. Isso fica evidente se compararmos os números atuais desse campeonato com o de 2009, considerado também um dos mais disputados.

Há dois anos, na última rodada, havia a possibilidade de quatro times serem campeões (Flamengo, São Paulo, Internacional e Cruzeiro). Se o Brasileirão desse ano terminasse hoje, o espectador veria disputa semelhante.

Ainda, o campeonato de 2011 é mais competitivo que o término do certame do ano passado. São quatro times disputando o título contra três em 2010. Claro que ainda faltam muitas rodadas para se conhecer quem levanta o caneco, mas os números estão favoráveis a um bom embate.

Volta dos craques
Outro ponto que chamou a atenção – e continua chamando - é a volta do exterior de grandes estrelas do futebol brasileiro. Isso faz com que não apenas haja melhora em quantidade de gol quanto em qualidade. Ronaldinho, Liédson, entre outros (veja uma pequena lista deles aqui) são artilheiros em seus respectivos times com gols muitas vezes de tirar o fôlego.

 No quesito gols, contudo, o brasileirão 2011 se aproxima do de 2010. Com uma média de 2,6 gols por jogo, o certame desse ano tem um índice pouco acima do ano passado (2,5 gols/partida) e abaixo do de 2009 (2,8 gols/partida).  
Emoção é aqui
Embora o norte-americano possa achar que o futebol brasileiro seja pouco emocionante, o Campeonato Brasileiro é um dos torneios  – senão o torneio – mais disputados do mundo. Basta olhar a frequência com que os grandes times europeus vencem os campeonatos nacionais.

Na Espanha, por exemplo, o troféu de La Liga raramente sai das mãos de Real ou Barça (Saiba mais em post de Felipe Vaitsman). Na Inglaterra, há cenário semelhante. As últimas 10 edições da Premier League foram vencidas por apenas três times diferentes (Manchester United, Arsenal e Chelsea). Em solo brasileiro, no mesmo período, seis times diferentes levantaram o caneco.   

Momento atual
Para apimentar ainda mais a competição desse ano, os times brasileiros parecem não querer disparar na liderança do campeonato. Na última rodada, todos os quatro primeiros derraparam e somente o Vasco pontuou em empate. Situação semelhante aconteceu há duas rodadas quando Corinthians, São Paulo e Vasco perderam, sem movimentação no topo da tabela.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário