segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Eu sei o que você fez no Brasileirão passado


(Foto: AE/ Montagem do autor)
A torcida corintiana está preocupada. Parece reconhecer no presente trechos de um filme visto no ano passado. Um filme de terror, com um final nada feliz para a nação alvinegra, parece estar acontecendo novamente. Um remake, por assim dizer, com doses mais intensas de terror para o Timão.

Como foi ano passado

Em 2010, o Corinthians vinha em alta e era tido como um dos grandes favoritos ao título, na companhia do Fluminense. O time, então treinado por Adilson Batista, tinha uma carta na manga: após dois jogos difíceis, fora de casa, contra Santos e Internacional, o Timão encararia uma sequência teoricamente mais fácil. Teoricamente, pois não há jogos fáceis no Brasileirão.

Após conseguir uma vitória sensacional na Vila Belmiro, na 24ª rodada, de virada, o então líder Corinthians visitou o Internacional no Beira-Rio, e perdia por 2 a 1 até os 45 minutos do segundo tempo, quando Bruno César fez o gol que valeria um precioso ponto para o Alvinegro. Valeria, mas não valeu: aos 48 minutos, Andrezinho cobrou falta no ângulo e tirou o ponto e a liderança das mãos corintianas.

Esse jogo, talvez pelo fator psicológico de perder a primeira colocação no último lance da partida, abalou o elenco corintiano. Na sequência dos jogos ‘mais fáceis’, tropeços contra Ceará, Atlético Goianiense (este custou o cargo de Aldilson Batista) e Guarani, entre outros, afastaram o Timão do título.

Depois de bater o Santos na Vila, o Corinthians sofreu um gol no último minuto contra
o Internacional. Após essa derrota, foram mais cinco jogos sem vencer, na sequência
que destacavam como a da arrancada rumo ao título.
Após seis jogos sem vencer, o Corinthians voltou a reagir, e bateu o Palmeiras, na 31ª rodada, já sob o comando de Tite. Na 35ª, venceu o Cruzeiro e retomou a liderança do Campeonato, assim como nos clássicos filmes de terror, onde é concedida uma última esperança aos mocinhos antes de sucumbir.

Mas, nos últimos três jogos, empates diante dos rebaixados Vitória e Goiás fizeram o Alvinegro cair para a terceira posição. Indo mais além, com essa colocação, o Corinthians perdeu a vaga direta à Libertadores, e teve de enfrentar o Tolima, da Colômbia, na chamada ‘Pré-Libertadores’. Uma espécie de ‘extras’ para o terror corintiano, que culminou na precoce eliminação da equipe.

Em 2011

O Corinthians começou o Campeonato Brasileiro deste ano de forma arrasadora: após golear o São Paulo na 6ª rodada, assumiu a liderança na sétima partida e manteve-se na ponta até ontem, quando perdeu para o Santos no Pacaembu.

Foram 17 rodadas na ponta da tabela, mas o time não vem bem há algum tempo. Depois de perder a invencibilidade para o Cruzeiro, em casa, na 11ª partida, o Timão somou alguns tropeços e se manteve à frente graças à larga vantagem que possuía, além de 'escorregadas' também de seus concorrentes.

Contudo, a derrota para o Santos por 3 a 1 e a perda da liderança para o Vasco acenderam o sinal de alerta no Parque São Jorge. Além disso, começam um clima de crise que pode prejudicar o desempenho do Corinthians no restante do Campeonato, principalmente em uma semana onde um clássico decisivo, contra o São Paulo, pode levar o clube ao céu ou ao inferno.

O time não vem rendendo e Tite está balançando no cargo. Embora a diretoria garanta a permanência do treinador, mudanças na postura dos cartolas ocorrem rapidamente no futebol brasileiro, como já estamos acostumados a ver. E uma mudança no comando corintiano nesse momento do campeonato pode alterar bruscamente os resultados do time em campo, tanto para melhor como para pior.

A torcida, outrora confiante com a campanha, agora está com um pé atrás em relação ao time. Afinal, ela, mais que ninguém, sabe bem o que o Corinthians fez no Brasileirão passado.

Um comentário:

  1. Ae Felipe, o Corinthians esta andando como estava anteriormente o que aconteceu na verdade é que os demais acabaram com seus campeonatos paralelos e agora se dedicam a apenas a Brasileiro. Saudações do Campeão da Copa do Brasil.

    ResponderExcluir