terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mano faz nova convocação: desta vez só com jogadores que atuam no Brasil

por Gabriel Hirabahasi

Nesta segunda-feira, logo após a vitória no amistoso contra Gana, como mostrou o texto de João Victor de Oliveira, o técnico Mano Menezes divulgou a lista dos convocados para a primeira partida contra a Argentina. Desta vez, só jogadores que atuam no Brasil foram chamados, e, justamente por isso, alguns nomes são estranhos àqueles que não acompanham a fundo o futebol brasileiro. Segue abaixo a lista dos 24 escolhidos por Mano:

Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Rafael (Santos)
Jefferson (Botafogo)

Laterais
Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)

Zagueiros
Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Henrique (Palmeiras)

Volantes
Casemiro (São Paulo)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)

Meias
Cícero (São Paulo)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Renato Abreu (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)

Atacantes
Fred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Análise do autor:
No gol, o antes titular Victor, do Grêmio, perde sua vaga já que passa por má fase. Jeferson deve ficar com a camisa 1, Fábio deve ser o segundo goleiro, e Rafael, jovem que é novidade nessa lista, deve ser a terceira opção.

Nas laterais, Danilo, que foi inclusive convocado para o amistoso contra Gana, e Mário Fernandes, outra novidade, são os escolhidos para o lado direito. Para a lateral esquerda, Kléber, que apesar de não atravessar ótima fase ainda merece a vaga pela falta de competição, e Cortês estão na lista.

Neymar e R10 foram mantidos na convocação
Na zaga, Henrique, que acabou de chegar ao Palmeiras, está na lista. O zagueiro, no entanto, ainda não conseguiu fazer boas partida pelo clube, apesar de já ter mostrado, em sua primeira passagem no Palestra Itália, ser bom defensor. Além dele, Dedé, que é unanimidade no Vasco, Rhodolfo, que vem fazendo boas partidas pelo São Paulo, e Réver foram os escolhidos.

Para a posição de volante, os escolhidos foram Ralf, Paulinho, Casemiro e Rômulo. Os dois primeiros vêm se destacando com a camisa do Corinthians. Ralf já foi convocado duas vezes por Mano, e é um dos melhores marcadores que jogam no Brasil. Paulinho é novidade nesta lista: apesar de não ser um jogador de técnica muito apurada, o volante vem se destacando por se apresentar bem no ataque (ele é o artilheiro do Corinthians no campeonato ao lado de Liédson, com 6 gols). Casemiro é uma das revelações brasileiras, fez boas atuações na seleção sub-20 e realmente merece uma chance de ser testado na seleção principal. Arouca, que merecia uma vaga nesse time, foi deixado de lado por estar contundido. Por isso, Rômulo foi chamado em seu lugar por ter idade olímpica.

Para a meia, Cícero, Oscar, Renato Abreu, Lucas e Thiago Neves. As convocações de Oscar e Lucas, justificáveis por possuírem idade olímpica, além de terem jogado muito bem em suas passagens pela sub-20 e virem mostrando serem promessas para 2014. Thiago Neves fez um primeiro semestre brilhante e, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, editou bela parceria, e também merece uma vaga. No entanto, as convocações de Renato Abreu e Cícero são menos justificáveis. O primeiro foi embalado pelo time do Flamengo naquele primeiro semestre avassalador. No entanto, não tem idade olímpica, e não vem apresentando um futebol brilhante e que justifique sua convocação. Já a situação de Cícero é um pouco mais compreensível: o meia chegou ao São Paulo e fez algumas boas partidas neste primeiro turno. Um jogador que merecia a vaga de Renato Abreu é Elkeson, que vem fazendo boas partidas pelo Botafogo desde o início do campeonato. Vale lembrar que nomes como Ganso e Elano ficaram de fora também por motivos de contusão.

Ronaldinho em ação pela seleção
Para atacantes, uma boa convocação: Leandro Damião é o artilheiro da temporada, e vem fazendo muitos gols. Além disso, é novo ainda, e tem um grande futuro pela frente. Outros dois chamados são Neymar e Ronaldinho Gaúcho, que dispensam comentários. Quem completa a lista é Fred. No entanto, pode-se ver logo de cara um erro. Damião, Neymar e Ronaldinho Gaúcho merecem vaga de titular, e é improvável que Mano coloque um deles na reserva. Com isso, a única opção de reserva fica sendo Fred. Outro erro é chamar o próprio Fred: apesar de ele ter entrado bem em partidas na Copa América, não vem sendo aquele jogador decisivo pelo Fluminense. O próprio Borges, artilheiro do Brasileirão com 14 gols, poderia ter sido chamado para vaga, já que vive ótimo momento. Outro atacante que merecia vaga (em minha opinião, no lugar ou de Cícero ou de Renato Abreu, é Dagoberto, que já há algum tempo vem jogando bem pelo São Paulo).


Apesar disso, a convocação de Mano foi boa no geral: ele retirou o melhor que pôde do mercado nacional. Talvez um nome ou outro seja discutível, mas no geral, não há muito do que reclamar. Um fator que deve ser lembrado antes de se criticar a convocação, é que Mano deu prioridade àqueles jogadores que possuem idade olímpica. Ele afirmou que isso se deve à manutenção de uma linha de trabalho que foi estipulado no começo do projeto "Seleção-2014".

Um comentário:

  1. Ótimo teste. Os jogadores que atuam no Brasil terão a oportunidade de mostrar seu potencial.

    ResponderExcluir