sábado, 10 de setembro de 2011

Quem tira o menino da Vila?

  Por Maria Tebet

O menino de Mogi das Cruzes aos 6 anos é descoberto para o mundo da bola. Aos 7, começa a treinar profissionalmente e aos 10 já desponta no futsal. É levado para as categorias de base de um time profissional brasileiro aos 12 e assina contrato com um empresário bem sucedido. Aos 13 anos de idade é convidado para jogar num time espanhol, que lhe oferece casa, carro e 10 000 euros mensais. Pagando o mesmo para segurar o jovem jogador, o clube brasileiro passou, a partir daí, a cuidar de sua imagem. Um garoto de 17 anos que antes mesmo de estrear pelo futebol profissional era apontado como maior revelação da base de seu time. Aos 18 anos recebe proposta milionária de clube inglês. O time do garoto oferece-lhe então total assessoria profissional, gestão de investimentos e um plano de marketing para transformá-lo no "maior ídolo do esporte brasileiro", agora já ganhando 150 000 reais por mês. Hoje, aos 19 anos, é craque do time e estrela do futebol mundial. 

(Foto: santosfc.com.br) 
O nome dele? Bem, acredito que podemos pular esta parte. Para muitos o melhor jogador da América, titular da seleção, cobiçado pelos principais times do mundo e ganhando mais de 1 milhão de reais por mês, ele virou um fenômeno. Mas não foi só jogando muita bola, driblando o mundo e fazendo gol atrás de gol. Para conquistar o status que tem hoje, o jogador, além de seu potencial técnico inato, contou com auxílio de profissionais que investiram em sua imagem e na promoção de sua carreira. Esta é a essência do mercado mundial no qual o futebol se transformou. Dono de um enorme senso de marketing e de estilo, com seus cortes de cabelo, munhequeiras ora branca, ora preta, encaixa-se perfeitamente como "futepop-bolista" do momento (termo usado por Washington Olivetto, publicitário, em reportagem à Revista Veja, 29 de junho). É um investimento ambulante, de retorno garantido. 

Capa Revista VEJA, 29/06/11
Vai até estampar a capa da próxima edição do game Pro Evolution Soccer 2012, vestindo a camisa do Santos ao lado de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Estariam os dois perto de atuarem juntos? A reportagem feita pela Revista Veja em junho expõe o posicionamento de Wagner Ribeiro, empresário do jogador - aquele, o bem sucedido - e Neymar pai: "embora não admitam publicamente, a tendência é que o astro feche um acordo agora com o Real Madrid e se mude para a Espanha em meados de 2012". Será? Não, não... o astro quer ser o melhor do mundo jogando pelo Santos, quer quebrar o tabu e ser o primeiro jogador brasileiro melhor do mundo vestindo a camisa de um time nacional. "O título da Libertadores e a possibilidade de desbancar o Barcelona de Messi no Mundial (...) devem ter feito o Santos poder contar com seu ídolo por mais um ano." Sim, o ano do Centenário santista. 

Não é à toa que Neymar tornou-se o maior alvo da temporada de compras dos clubes europeus, isso é certo. Jovem, talentoso, e de brinde, com uma vantajosa bagagem publicitária, seria ilusão pura acreditar que ele jogaria nos gramados brasileiros por muito tempo. E para complementar o quadro, os dois times que hoje brigam pelo jogador são dois gigantes rivais do futebol mundial, Real Madrid e Barcelona. Os clubes vivem um momento de tensão, e a briga vai muito além das quatro linhas. Parece que a contratação de Neymar tornou-se questão de honra para o clube merengue. Com a falta de resultados em campo e as seguidas derrotas para o Barça, o Real não quer se dar ao luxo de ver a estrela brasileira esnobar o clube e optar pelo rival. Até o técnico José Mourinho, que teria recebido garantias da diretoria de um acordo com o jogador, estaria irritado com algumas de suas declarações, nada favoráveis ao clube merengue. 

Pois é, as historinhas não param por aí. 

É no dia 4 de setembro que o site do Estadão divulga nota sobre a venda do jogador Neymar para o time Catalão. O Santos teria chegado a um acordo com o clube, que se comprometeria a realizar um jogo amistoso no Brasil contra o Santos no ano que vem, além de esperar até janeiro de 2013 para dar boas-vindas ao atacante. 60 milhões de euros mais o salário de 11,6 milhões - competindo com os 1,3 milhão que ele ganha no Santos. E todo aquele papo de Neymar até 2015? Luis Alvaro Ribeiro, presidente do Peixe, chegou a afirmar não muito tempo atrás, no site oficial do Santos, que Neymar é inegociável para o Santos FC. Não é o que parece. 


Ensaio fotográfico para o Santos FC (Foto:neymaroficial.com)

Mais uma "guerra" declarada. "Guerra" porque, diferente de confrontos armados, que causam morte e destruição, a luta aqui é só para ver quem sai com o bolso mais cheio ao final do dia. A revelação da venda do atacante provocou um alvoroço em Madrid. O presidente Florentino Perez fica furioso, diz que não desistirá e confia em anunciar a contratação em dezembro. Corre até a informação de um pré-acordo fechado pelo agente de Neymar, garantindo a ida do jogador para o Real. Mas a validade de tal acordo é colocado em dúvida, sendo que, teoricamente, Neymar teria contrato até 2015 impedindo-o, por lei, de assinar pré-contratos com outro clube. 

Ah, que bom, são apenas boatos. No dia seguinte Luis Alvaro nega ter assinado documento negociando Neymar com o Barça. Diz-se "chocado com o rebuliço causado com a publicação de uma mentira", e reafirma a intenção de contar com o jogador por muito tempo. 

Pois bem. No dia 7 o presidente admite pela primeira vez que Neymar está mais perto do Barcelona do que do Real Madrid. A preferência do jogador seria pelo time Catalão, e mesmo não tendo nada assinado, Luis Alvaro estaria conversando com o presidente do Barça, Sandro Rosell. Em nota do site Estadão, a palavra de ordem é que " o acordo entre Santos e Barcelona está fechado, e a única chance de Neymar não ir para lá é dizer que mudou de ideia e prefere o Real." 



Oficializado o negócio? Não ainda. O Real manda nova proposta ao Santos, cobrindo a oferta do rival e aceitando também a permanência de Neymar na Vila até janeiro de 2013. Aumenta a oferta salarial para 14 milhões de reais por ano, oferecendo 60 milhões de euros além de 10% de comissão ao pai de Neymar, que embolsaria na transação cerca de 13 milhões de reais. 

Travada a negociação ou iniciado o leilão? O Barcelona mantém o acordo e não vai aumentar a oferta que ofereceu ao jogador e ao clube, confiante da vontade de Neymar em vestir sua camisa. 

Ontem, o pai de Neymar confirma ao Estado de São Paulo que teria um encontro com dirigentes santistas para decidir o futuro do filho. Ele cobra da diretoria um posicionamento oficial e aguarda uma resposta até segunda-feira(12). O detalhe é que ele deve ter esquecido de avisar a diretoria do Santos sobre a reunião. Na noite de ontem, Luis Alvaro nega as informações dadas por ele, dizendo que não havia nenhuma reunião agendada para ontem e que não existe data marcada para se decidir o futuro do jogador: "Se o pai do Neymar quer falar comigo é só me procurar, não precisa ficar mandando recado pela imprensa." 

Fim de papo. Podem por gentileza fechar as cortinas. É tudo um tal de fala e não fala, nega e desnega. Ao que tudo indica, na próxima semana o destino do craque Neymar será de fato decidido. Até lá, muitas águas vão rolar. Verdadeira atração que o futebol proporciona hoje em dia, esta aí. Novela do horário nobre, que tem não só o melhor jogador brasileiro da atualidade como também os melhores clubes do mundo como protagonistas. E que emocionante acompanhá-la...



Nenhum comentário:

Postar um comentário