segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aos desavisados

(Foto: globoesporte.com)
O Corinthians é líder!

Não sei se sabem, meus caros, mas o Timão venceu o Atlético Goianiense por 3 a 0 e, com a derrota do Vasco, assumiu a ponta do Campeonato Brasileiro novamente. A dez rodadas do fim.

Ah, sim, "o Imperador voltou"! Mas em que planeta a sua estreia é mais importante que a retomada da liderança? Adriano não marcou nenhum gol e não deu nenhuma assistência. Só esteve em campo durante 12 minutos neste Brasileirão e, mesmo assim, o Corinthians é líder.

O camisa dez é um grande reforço, não há dúvidas. Mas está fora de forma, sem ritmo de jogo e dificilmente será um fator decisivo na reta final do campeonato. E mesmo que seja, por alguma dessas loucuras do futebol, não se pode desconsiderar o trabalho realizado ao longo de uma temporada.

A exibição alvinegra no jogo de ontem foi impecável. Três gols em quarenta minutos. Jogo liquidado. Exibição de time campeão. E sem Adriano em campo. Quando entrou, estava tudo definido e o Corinthians, invariavelmente, líder.

Nas capas dos jornais, nos programas esportivos e nos portais da internet, porém, a grande notícia era "a estreia do Imperador". É a péssima mania da imprensa de glorificar jogadores, colocando-os acima dos clubes e tratando-os, muitas vezes, como salvadores de pátrias que nem sempre precisam ser salvas.

O caso de Luís Fabiano é um bom exemplo. Tão esperado o retorno do Fabuloso ao Morumbi. Muito “oba-oba”. Apenas um "pequeno" detalhe: o São Paulo se mantém entre os cinco primeiros colocados desde a rodada inicial do campeonato. Sem o camisa nove. E a ironia: o Tricolor somou apenas um ponto em seis disputados com Luís Fabiano em campo. Lembrando ainda – com requintes de crueldade por parte deste colunista – que o atacante perdeu um pênalti contra o Cruzeiro. Onde está seu Deus agora?

É curioso pensar como um trabalho de meses pode ser esquecido repentinamente graças a uma única figura endeusada pela imprensa. Adriano pode se arrastar nos próximos nove jogos, mas marcar um possível “gol do título” em cima do Palmeiras, na última rodada, e ser lembrado para sempre como herói pela torcida corintiana.

Por outro lado, o Corinthians pode simplesmente perder o título. Não por causa de um ou outro jogador, mas para si mesmo, como acontece normalmente em disputas de pontos corridos. E, caso o Imperador não tenha grandes exibições nos últimos jogos do campeonato, o revés pode ser atribuído unicamente à sua presença na equipe.

O que vai acontecer, ninguém sabe. Mas há de se entender que jogadores não são maiores que clubes e não ganham nem perdem títulos sozinhos. 

Por isso, aviso aos mais desatentos: o Corinthians é líder! E chegou ao topo sem Adriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário