sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A volta para casa: Neymar "aplaude", Fred brilha



(Foto: globoesporte.com)

A vitória de  2 a 1 do Atlético-MG sobre o Santos, nesta quinta-feira em Sete Lagoas, foi ofuscada pelos aplausos do craque. Aos 39 minutos do segundo tempo, irritado pelo número de faltas sofridas, Neymar levou amarelo ao reclamar com Wilton Pereira Sampaio, árbitro do jogo. O menino da Vila perdeu o controle e bateu palmas para o juiz, que sacou do bolso o vermelho. Enquanto saia de campo, o jogador continuou a aplaudi-lo "parabenizando-o" pela expulsão. Foi repreendido por Muricy pela atitude infantil ao passar pelo banco de reservas, e seguiu para o vestiário sem falar com a imprensa. 




Segundo o comandante santista, Neymar  chegou a chorar nos vestiários e a pedir desculpas para os companheiros de equipe: "Ele chorou, reconheceu e pediu desculpas, mas tem que se acostumar. Tem que aprender, ter essa paciência. É um jogador ainda em formação (...) ". O técnico também explicou: "Ele apanhou bastante, tem a forma dele de jogar, às vezes vai ser caçado e o juiz tem vergonha de apitar tanta falta. (...) ele é um craque e tem que se acostumar".

Em 15 jogos, só no Brasileiro, Neymar recebeu 99 entradas consideradas faltosas pela arbitragem, o que lhe dá a média de uma falta cometida para cada 3,8 sofridas. Ontem, contra o Atlético-MG, foi o jogo em que atacante recebeu mais faltas em todo o campeonato, ao lado do duelo contra o Coritiba. Em ambos o craque foi parado 11 vezes. Foram 35 faltas do Atlético no jogo, mais que o dobro da média do time na competição, que é de 17 por partida.

Pelo jogador que é hoje, com todo seu talento e importância, é  fundamental que Neymar tenha o bom senso de saber que aplauso resulta em cartão amarelo. Além disso, precisa ter consciência de que, como peça chave, vai ser marcado e receber faltas mais do que o normal. Daí cabe ao árbitro, independente da fama de cai-cai e das teorias de perseguição, marcar o que de fato foi falta e punir de forma sensata.    

A falta de experiência e maturidade pesam nessas horas. Mesmo no "calor" da partida e irritado com a arbitragem, um jogador com um pouco mais de bagagem nas costas provavelmente - ou supostamente - pensaria duas vezes antes de tomar uma atitude como esta. Culpa do desgaste da viagem? Já que o time santista fretou um avião para que Neymar pudesse voltar a tempo do México - onde jogou com a seleção brasileira na terça - para entrar em campo pelo Santos.

Alguns diriam que sim, mas Fred pareceu não concordar com isto. Ontem, os aplausos foram para ele no Engenhão. Os três gols foram do artilheiro, na vitória de 3 a 1 do Fluminense em cima do Coritiba. Em seu primeiro gol, Fred matou no peito e emendou uma espécie de bicicleta no canto direito do goleiro Vanderlei. Mesmo perdendo pênalti, ele foi o nome do jogo. Como Neymar, jogou pela seleção na terça, e chegou em voo fretado depois de uma viagem de 26 horas com imprevistos. Mesmo com o atraso do voo aliado ao cansaço, o Fluminense e o esforço de Fred  foram recompensados: "Valeu o sacrificio, principalmente do clube, que deu um jeito que trazer a tempo. Fico feliz de ter ajudado a equipe".  

(Foto: espn.com.br)
Também na lista dos jogadores que conseguiram atuar pelos seus times depois de retornarem do México está o zagueiro Réver. Decisivo, o jogador marcou o primeiro gol da vitória em Sete Lagoas e sofreu o pênalti que garantiu o ótimo resultado para o time mineiro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário