sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Brilho e história na Champions



Os amantes da Astronomia voltaram seus telescópios para dentro dos campos na tarde e de terça e quarta.  As constelações dos times europeus mostraram o brilho de suas estrelas na quarta rodada da Liga dos Campeões da UEFA. Como na Astronomia, as estrelas do hemisfério norte são diferentes das que aqui brilham. Há mais técnica e, talvez, mais qualidade.

Contudo, o ideal desse post não é comparar os que jogam em solo brasileiro e lá no Velho Mundo, mas  apresentar a quarta rodada, umas das melhores dessa edição. Destaque para os times espanhóis que brilharam, alguns em jogos históricos. 

Aguero fechou a goleada do City 
(Foto: Footballnewsflash.)
Grupo A – City impossível
O Manchester City está impossível nessa temporada. Depois dos 6 no Manchester United e 5 no Wolverhampton, o time inglês não teve dificuldades em vencer o Villareal por 3 a 0, na casa dos espanhóis. Destaque para Yaya Touré que pediu licença para Aguero e meteu dois no jogo de ontem. O City segue na segunda posição com sete pontos.

Já o Bayern de Munique conseguiu manter a liderança em noite inspirada de Mário Gomés. O chamado  “Super Mário” pode até pedir música no Fantástico depois do hat trick, no estádio Allianz Arena. Incrível como a Fifa deixou o jogador de fora da sua lista de melhores, como bem questiona João Jacetti em seu último post. Mas, o Bayern ainda viu uma preocupante recuperação do Napoli, que marcou duas vezes. No fim, 3 a 2 para os alemães.

Milito comemora seu gol 
(Foto: Bigpondnews)
Grupo B – Vovôs em campo
Ontem, no San Siro. Inter de Milão bateu o Lille por 2 a 1. Diego Milito foi o destaque do jogo, que,  depois de perder muitas chances, finalmente deixou o seu. Uma curiosidade: com dois desfalques brasileiros – Júlio César e Maicon – a Inter entrou em campo com o time mais velho da história da Liga. A média era de 31 anos e 317 dias, maior que média do Milan de 2007 - de 31 anos e 215 dias – até então o mais velho da história.

A outra partida do grupo, entre CSKA Moscou e Trabzonspor, ficou em um xoxo zero a zero sem muitas emoções. O que aumentou a vantagem do líder italiano.

Grupo C – Embolado
Depois de dois empates, o Manchester United entrou e conseguiu uma importante vitória que coloca o time no primeiro lugar do grupo C. Com gols de Valência e Rooney, os Red Devils bateram, em casa, o Otelul Galati por 2 a 0. Os romenos até agora não ganharam nenhuma partida e fizeram apenas um gol. Na partida ainda, o atacante Owen que voltava a apresentar um bom futebol se machucou e é preocupação de Alex Ferguson.

Segundo gol de CR7 
(Foto: Skysports)
Grupo D – Galáticos e invictos
Cristiano Rolando mostrou que não é o cabelo arrumadinho e a firula que o colocaram entre os melhores do mundo. Ontem, em plena casa dos franceses, mandou um “senta lá Lyon” e marcou ambos os gols da vitória do Real por 2 a 0.  De quebra, bateu a marca de 100 gols com a camisa merengue e retirou o tabu de nunca ter vencido o Lyon na casa do adversário. Os galáticos permanecem invictos na Champions.

Do outro lado do campo, os franceses se complicaram na competição. Isso porque o Ajax venceu o Dínamo de Zagreb por 2 a 0, em casa, e manteve a segunda colocação do grupo. Grande chance para o time holandês de seguir na competição.

Jonas: gol mais rápido da Champions
(Foto: s.glbimg.com)
Grupo E – Gol relâmpago
Trovão balança o grupo da morte (em minha opinião, esse é o grupo da morte). Uma respirada: gol. O Bayern Leverkusen nem bem ouviu o apito de início da partida e já viu suas redes balançadas por Jonas. O atacante do Valência marcou logo ao 10,6 segundos de jogo, após uma falha do goleiro do time alemão. O Bayern ainda reagiu com Kiessling ainda no primeiro tempo, mas, logo no início da segunda etapa, Soldado mandou uma bola linda de calcanhar para fazer o segundo gol espanhol. O Valência ainda fez mais um com Rami e fechou os 3 x 1 em casa. Apesar da vitória, os espanhóis ainda estão na terceira colocação atrás do Bayern.

Já o Chelsea derrapou diante do Genk da Bélgica, jogando fora de casa. Depois de vencer os belgos de 5 no jogo de ida, os ingleses fizeram feio e só conseguiram um empate magrinho em 1 a 1. Destaque para a defesa bem armada do Genk. O Chelsea bem que teve boas chances desperdiçadas, como o pênalti não convertido por David Luiz. Com o resultado, o Genk ainda sobrevive na competição.

Grupo F – Na trave
Em forte grupo, o líder Arsenal perdeu a chance de se garantir na próxima fase da competição. Com muitas chances desperdiçadas, os ingleses apenas empataram com o Olympique de Marseille. Sem Van Persie – que fizera três na vitoria por 5 a 3 em cima do Chelsea pelo Campeonato Inglês -, o Arsenal não conseguiu sair do zero a zero. Contudo segue líder no grupo.

Já o Borussia Dortmund conseguiu arrancar sua primeira vitória, jogando em casa contra o Olimpiacos. Logo aos sete minutos, o jogo já estava definido em um belo chute do consonantal Grosskreuntz. Com o 1 a 0, os alemães passaram para a terceira colocação, à frente apenas dos gregos.

Grupo G – Zebra em campo
No grupo dos mais fracos, a zebra entrou em campo. Mais cotado à classificação, o Porto perdeu para o Apoel por 2 a 1, fora de casa. Os portugueses mantêm a terceira colocação. Invicto no campeonato, o Apoel é o líder do grupo.

No outro jogo, o Zenit venceu o Shaktar Donetsk por 1 a 0 e segue na segunda posição do grupo.

Messi ultrapassa 200 gol no Barça 
(Foto: Euronews)
Grupo H – História
Outro que pode pedir música no Fantástico é Messi. O baixinho, cotado a melhor do mundo, fez três na vitória de 4 a 0 do Barcelona em cima do Viktoria Plzen, jogando na República Tcheca. Com isso, o argentino passou a marca de 200 gols com a camisa do time espanhol. Outro que bateu recorde foi Victor Valdés. O goleiro permaneceu 877 minutos sem tomar gol - 53 a mais que o antigo recorde de Miguel Reina – e é o jogador que ficou mais tempo invicto em uma temporada. De quebra, esse jogo marcou a 200ª partida de Josep Guardiola no comando do Barça. O time catalão já está classificado para a próxima fase.

A rodada que foi boa para os espanhóis, foi ruim para os italianos. O Milan pegou o BATE Borisov, na Bielorússia, e ficou só no empate por 1 a 1. Ibrahimovic até mostrou seu talento em campo marcando para o time de Milão. No entanto, um brasileiro, Renan Bressan, deu o ar de sua graça, marcou o seu de pênalti e tirou dois pontinhos dos italianos. Com isso, perdeu a primeira colocação e a chance de já se classificar antecipadamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário