quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os 23 melhores (ou quase)

O primeiro e o segundo estão aí.... 
            Na última terça-feira, a FIFA anunciou a lista dos 23 melhores jogadores do mundo de 2011 que concorrerão à bola de ouro em dezembro. Alguns nomes da lista foram muito contestados, enquanto que outros são unanimidades. Se destaca nesta lista, entre outras peculiaridades, o fato de oito atletas do Barcelona terem sido relacionados. Também chama atenção o número de espanhóis: sete (vários do próprio Barça).

            Comecemos, portanto, por este grupo de atletas. Iker Casillas, Daniel Alves, Cesc Fábregas, Andrés Iniesta, Lionel Messi, Xabi Alonso, Xavi Hernandez, Éric Abidal, Gerard Piqué, David Villa são os nomes.

Abidal pensando algo como "Mas por que
diabos eu fui indicado???"
Entre estes jogadores, temos várias unanimidades. Acho que ninguém discorda que Xavi, Iniesta e o favorito ao prêmio, Messi, são três dos maiores nomes do futebol mundial. Fábregas, Casillas e Daniel Alves também me parecem merecedores da indicação visto que os três têm jogado em altíssimo nível. David Villa é um nome de discussão. Não sei se o futebol apresentado pelo atacante é realmente merecedor desta indicação ou se a seleção e o clube espanhóis impulsionaram o jogador para esta posição. No entanto, não se pode dizer que o atacante seja uma indicação absurda, ao contrário dos outros dois. Piqué e Abidal. Cá entre nós, apenas com jogadores que atuam no Brasil podemos encontrar de 5 a 10 nomes melhores do que Piqué para a zaga. Dois casos claros de “indicados por serem do barça” (Piqué ainda tem ajuda da seleção).

Outra equipe que fez sucesso foi o Real Madrid. Além dos já citados Xabi Alonso e Casillas, os merengues tiveram também os atacantes Benzema e Cristiano Ronaldo e o meia Ozil indicados. Acredito que Cristiano Ronaldo seja hoje o jogador mais completo do mundo, sendo superior, na soma de qualidades, a qualquer um. Entendam o que quis dizer: Messi é, na minha forma de ver, o melhor jogador em atividade, melhor do que Cristiano, mas o fato é que o argentino não possui tanta qualidade em alguns aspectos que sobram no português, como força física, altura, cabeceio e cobrança de faltas.  A indicação de Ronaldo é óbvia e unânime. 


O atacante Benzema também não me surpreende. Depois de um período meio conturbado, o francês conseguiu se firmar no Real, e com certeza deveria estar na lista. Ozil é um nome menos consensual. O alemão tem tido desempenho sensacional em sua seleção, mas a verdade é que ele ainda não conseguiu conquistar de vez os madrilenhos. Talvez outros nomes pudessem ser mais importantes do que o desta jovem estrela.

Falando em jogadores que atuam bem na seleção, podemos dizer que duas pátrias foram bem representadas na lista. A Alemanha levou, além de Ozil, Tomas Muller e Shweinsteiger para a disputa do prêmio. Ambos os nomes merecem avaliações semelhantes à do meia do Real Madrid. Muller e Shweinsteiger são peças fundamentais para a seleção, e até desempenham um futebol bom em seus clubes (melhor que o de Ozil), mas não sei se o suficiente para estarem entre os melhores do mundo. 

Por outro lado, Diego Forlán não desperta minha desconfiança. As atuações do uruguaio por seu país me parecem em nível tão alto que chega a ser desnecessário analisar suas atuações pelo clube, se bem que ele também teve boas partidas tanto na Inter (atualmente), quanto no Atlético de Madrid (antes da transferência). Outros uruguaios foram sensacionais no ano. Inclusive acho estranha a não presença do centroavante Edinson Cavani, vice artilheiro do campeonato italiano passado, que tem sido fundamental também no Napoli. Mas o nome uruguaio que mais brilhou na temporada foi sem dúvidas Luis Suárez. O atacante é atualmente o melhor jogador do Liverpool, fez uma temporada sensacional na Premier League e foi eleito o melhor jogador da Copa América 2011. Sua presença é absolutamente justa e o atleta briga para estar entre os cinco.

O futebol inglês, no entanto, não fez muito sucesso com a Fifa este ano. Além de Suárez, apenas Nani, Sergio Agüero e Wayne Rooney entraram na lista (lembrando que Fábregas começou a temporada no Arsenal, mas hoje está no Barcelona). Agüero e Rooney são dois nomes espetaculares. Ambos mereceram a indicação e com certeza concorrem para estar ao menos entre os cinco. Já o português causa estranhamento a alguns. Tenho minhas dúvidas quanto à presença de Nani. É verdade que este foi provavelmente o melhor ano do atacante com a camisa do Manchester, mas é difícil acreditar em sua presença quando notamos alguns nomes que ficaram de fora.

Outro nome que talvez pudesse ser trocado é o do meia Wesley Sneijder. Sou fã do futebol do holandês, acredito que ele seja um dos melhores meias armadores em atividade. No entanto, seu ano na Inter de Milão não foi dos melhores. Mais um que não fez grande campanha na Inter foi o camaronês Samuel Eto’o. O atacante, que hoje está no Anzhi, da Rússia, não me parece realmente merecer este posto na lista.

E para quem pensa que a Rússia é o lugar mais distante que a Fifa consegue enxergar, um nome causa nossa satisfação. O brasileiro Neymar não poderia merecer mais esta indicação. O garoto está em fase sensacional pelo Santos, e pode, sem dúvidas, aparecer entre os cinco melhores do planeta.

Aqui o pensamento de Bale deve ser "O Abidal vai e eu não???" 
Com os 23 nomes analisados, passamos a nos perguntar sobre os que ficaram de fora. O goleiro Manuel Neuer, os zagueiros Thiago Silva e Terry, os meias Gareth Bale, Samir Nasri, Di Maria, David Silva, Cassano, Luka Modric, Javier Pastore e Eden Hazard e os atacantes Hulk, Robin van Persie, Zlatan Ibrahimovic, Carlos Tevez, Edinson Cavani, Mario Gómez, Alexandre Pato e Didier Drogba são os nomes que mais chamam a atenção entre os não indicados.

De fato, todos estes jogadores apresentaram um futebol de alto nível no ano e poderiam de fato ser estudados para ocupar alguma vaga na lista. O fato é que, discordâncias à parte, muitos craques estão nessa relação e, apesar de Messi ser o grande favorito, a eleição está recheada de boas opções.

Lista da Fifa
Lista do João Jacetti


Éric Abidal (Barcelona)
Sergio Agüero (Manchester City)
Karim Benzema (Real Madrid)
Iker Casillas (Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Samuel Eto'o (Anzhi)
Cesc Fàbregas (Barcelona)
Diego Forlán (Internazionale)
Andrés Iniesta (Barcelona)
Lionel Messi (Barcelona)
Thomas Müller (Bayern de Munique)
Nani (Manchester United)
Neymar (Santos)
Mesut Özil (Real Madrid)
Gerard Piqué (Barcelona)
Wayne Rooney (Manchester United)
Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique)
Wesley Sneijder (Internazionale)
Luis Suárez (Liverpool)
David Villa (Barcelona)
Xabi Alonso (Real Madrid) 
Xavi (Barcelona)
5 + (em ordem)

Lionel Messi (Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Neymar (Santos)
Luis Suárez (Liverpool)
Xavi Hernandez (Barcelona)

Resto da lista (fora de ordem)

Sergio Aguero (Manchester City)
Karim Benzema (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Cesc Fábregas (Barcelona)
Diego Forlán (Inter de Milão)
Andrés Iniesta (Barcelona)
Wayne Rooney (Manchester United)
David Villa (Barcelona)
Gareth Bale (Tottenham)
Samir Nasri (Manchester City)
David Silva (Manchester City)
Zlatan Ibrahimovic (Milan)
Tiago Silva (Milan)
Luka Modric (Tottenham)
Edinson Cavani (Napoli)
Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Di Maria ( Real Madrid)
Hulk (Porto)


Lista de Zagueiros melhores que Piqué

Terry (Chelsea)
David Luiz (Chelsea)
Ivanovic (Chelsea)
Vidic (Manchester United)
Lúcio (Inter de Milão)
Tiago Silva (Milan)
Chiellini (Juventus)
Ricardo Carvalho (Real Madrid)
Miranda (Atlético de Madrid)
Réver (Atlético Mineiro)
Lugano (Paris Saint-Germain)
Godin (Atlético de Madrid)
Alex Silva (Flamengo)
Dedé (Vasco)
Rhodolfo (São Paulo)
Victorino (Cruzeiro)
Mário Fernandes (Grêmio)
Paulo Miranda (Bahia)
Eu (Ainda sem clube)




Um comentário:

  1. realmente, o piqué nao deveria estar na lista, tiago silva, terry, davis luiz, vidic etc sao bem melhores que ele

    ResponderExcluir