terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tá na hora de variar



Jorginho: virtual campeão na Série B
(Foto: Lance!Net)
Há muito tempo no futebol brasileiro vemos a repetição de um fenômeno. A repetição de uma repetição, por assim dizer. Os times trocam de técnico a todo momento, mas os técnicos são sempre os mesmos.

Cuca, Celso Roth, Muricy, Vágner Mancini, Joel Santana, Dorival Júnior, Leão, Adilson Batista, Renato Gaúcho, Luxemburgo... o rodízio de nomes é sempre o mesmo. Será que não há mais técnicos no Brasil?

O técnico Arturzinho, do Joinville, que inclusive levou o time ao acesso para a Série B 2012, chegou a criticar a postura dos dirigentes dos grandes clubes, que buscam sempre os mesmos nomes, sem arriscar a contratação de ‘revelações’.

Mirem-se, por exemplo, nos casos dos Jorginhos: campanhas impecáveis à frente de Portuguesa e Figueirense. Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta, tem em seu currículo grandes passagens por diferentes clubes, porém nenhum desses figura entre os chamados ‘grandes’.

Da mesma forma, Marcelo Oliveira, com bons trabalhos recentes no Paraná e no Coritiba, também poderia ser uma aposta válida.

O grande problema é que a cultura de nosso futebol faz com que contratemos treinadores com prazo de validade bem estabelecido. Quando um técnico novo chega a um clube no início da temporada, todos sabem que a sua chance de terminar o ano à frente da mesma equipe é remotíssima.

Talvez a não-variedade nos nomes que comandam as equipes de futebol se justifique pelo fato de, ao contratar um treinador, os dirigentes já se preparam, de certa forma, para a queda do mesmo. Evitam correr riscos e apostar em técnicos que estejam despontando no cenário nacional. Isso para evitar críticas da torcida e como forma de tentar se isentar de sua parcela de culpa, caso o trabalho do treinador não dê certo.

Mas a fórmula não tem dado certo. O que se vê são quase sempre os mesmos treinadores circulando entre os mesmos times. Ao São Paulo, que buscava um técnico até pouco tempo atrás, não valeria a aposta em Jorginho, virtual campeão da Série B?

Já está mais que na hora de variar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário