domingo, 13 de novembro de 2011

Deputado artilheiro


Foto: Wander Roberto/Gazeta Press
Se dentro da área era um gênio, fora dos campos Romário foi um grande colecionador de polêmicas. Durante sua carreira como jogador de futebol, nunca teve “rabo preso” com ninguém, o que lhe rendeu inúmeros desafetos. Hoje, como deputado federal (PSB-RJ), o Baixinho leva para a Câmara toda sua audácia para tocar nas feridas da Fifa e da CBF, principalmente no que diz respeito à Copa do Mundo de 2014 a ser realizada no Brasil.

Na última terça-feira (8), em uma audiência especial que discutiu a Lei Geral da Copa, Romário aproveitou para questionar o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, Ricardo Teixeira, sobre denúncias de corrupção. O ex-jogador fez duras acusações e foi incisivo em suas perguntas.

Foto: Agência Estado
Valcke e Teixeira se esquivaram e demonstraram clara irritação com as contestações do deputado. O silêncio deles pode significar muita coisa. Romário já prometeu ir até a Suíça em busca de documentos que provem as acusações ao presidente da CBF, se necessário. O cenário que se desenha parece ser um pouco mais incômodo para políticos e dirigentes que pensam em se aproveitar, de alguma maneira, da Copa do Mundo no Brasil.

Ao contrário de outros ex-atletas que ingressam na política e se calam diante de questões ligadas ao Mundial, Romário tem militado por transparência e honestidade na organização do evento. Suas perguntas na audiência da Câmara foram de extrema relevância e encurralaram Ricardo Teixeira e Jérôme Valcke. É essa a atitude que esperamos de nossos parlamentares.

Romário nunca teve medo de fazer inimigos e parece estar mesmo disposto a ser a pedra no sapato da Fifa e da CBF. Longe dos gramados, se mostra agora empenhado em defender os reais interesses do país quanto à Copa do Mundo – principalmente em relação à criação de um legado. Postura que deve ser levada adiante e fortalecida com o apoio do brasileiro enquanto cidadão e torcedor. O Baixinho continua prestando um grande serviço ao futebol nacional. Golaço!

@felipevaitsman

*Texto publicado em 13/11/2011 no Jornal Mantiqueira

Um comentário: